Logística

15 livros de logística que todo gestor deveria ler (+ 1 bônus)

Postado por Mandaê

Atualizado em março 21, 2022 por Talitha Adde

 

Em meio a correria que é gerir uma empresa, muitos acabam esquecendo da importância da leitura de bons livros para o crescimento profissional quando, na verdade, essa pequena ação pode ajudar em diversas situações do dia a dia, inclusive na gestão logística.

Diante da grande competitividade do e-commerce, é extremamente necessário estar bem preparado para os desafios constantes e, por isso, listamos cuidadosamente livros de logística que, com certeza, farão de você um profissional mais preparado para levar o seu negócio às alturas. Boa leitura!

Livros de logística que vão levar você e sua empresa a outro patamar

Essa lista que preparamos inclui livros focados em diversas vertentes da área como estoque, tecnologia e cadeia de suprimentos. Muitos deles estão presentes nas referências bibliográficas de renomados cursos de logística.

Confira a seguir uma lista com 15 livros e, no final, mais um bônus para você melhorar ainda mais a gestão e os processos da sua empresa.

1. A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon

Autor: Stone Brad
Editora: Intrínseca

Sua empresa não precisa ser referência de inovação logística e transporte mas, à exemplo Amazon, é possível compreender que um olhar mais atento a esse setor pode acarretar diversos benefícios para o seu negócio.

A loja de tudo é uma biografia bem completa sobre a startup que mudou para sempre a maneira de vender e comprar pela internet. Contém relatos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários da gigante varejista, revelando importantes detalhes da história da Amazon, bem como um olhar profundamente pessoal sobre o icônico Jeff Bezos e um mundo de competitividade sem limites.
2. 350 dicas para gerenciar seu armazém: almoxarifado, depósito, centro de distribuição

Autores: Ken Ackerman
Editora: IMAM

É um livro que traz diversos artigos resumidos e de fácil compreensão sobre Logística de Armazenagem. Traz experiências práticas transformadas em dicas para os gerentes de logística, líderes de equipe, supervisores e todos os profissionais envolvidos diretamente na área.

Aborda aspectos desde a contratação de funcionários até melhorias da operação, tecnologia da informação, layout, armazenagem terceirizada e listas de verificação para garantir que todos os processos da sua empresa funcionem devidamente.

3. Modelos de gestão estratégica: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer

Autores: Marcel Van Assen
Editora: Pearson

No mundo dos negócios, constantemente nos deparamos com problemas, e é preciso saber como resolvê-los. Nesse contexto de importantes tomadas de decisões, o livro de Van Assen fornece ao gestor o auxílio necessário para acertar nas suas escolhas.

Destrinchando os 60 modelos de gestão mais usados — entre eles a matriz BCG, o benchmarking e o balanced scorecard (BSC) —, a obra abrange tanto modelos tradicionais quanto modernos, sendo eles práticos, táticos ou operacionais. Cada um é apresentado de forma direta, com informações sobre quando e como usá-lo, além de uma análise final sobre a sua aplicação.

4. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: logística empresarial

Autores: Ronald H. Ballou
Editora: Bookman Companhia

Quando se trata de processos logísticos e cadeia de suprimentos, as empresas precisam deixar o receio de lado e buscar cada vez mais alternativas pouco exploradas no mercado. Por isso Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: logística empresarial é um livro essencial para os profissionais que atuam na área de operações.

Não basta melhorar os processos, mas sempre renovar o gerenciamento, produção, armazenagem, manuseio e entrega, garantindo assim a satisfação do cliente.

Também não basta só vender, é necessário garantir que os produtos descartados não agridam o meio ambiente ou que gerem o menor impacto possível, fortalecendo a sustentabilidade e garantindo aspectos positivos para a organização.

Essa obra apresenta a teoria e a prática da logística empresarial de forma equilibrada. Todos os capítulos são apresentados com grande quantidade de cases educativos, exemplos resolvidos e diversos exercícios para praticar.

O livro ainda traz um CD-ROM que acompanha o conteúdo e inclui o LOGWARE um software com diversas rotinas da pesquisa operacional e outras ferramentas destinadas a resolver os problemas propostos pelo livro.

5. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento

Autores: Paulo Roberto Bertaglia
Editora: Saraiva

Melhorias na qualidade e no tempo de entrega de qualquer produto em qualquer empresa, redução de custos, carga tributária ou giro de estoque são aspectos que aumentam a competitividade e a satisfação do cliente final.

Foi pensando nisso que o autor Paulo Bertaglia trouxe exemplos de como empresas no Brasil – Bic, Martins, Volkswagen, Avon, Nivea, Magazine Luiza, e outras – utilizam a logística e integram seus sistemas a fim de superarem seus objetivos.

Esse livro de logística é um dos mais completos em língua portuguesa capaz de abranger todos os conceitos, metodologias e a evolução da cadeia de abastecimento no País, com vários exemplos de casos reais em diferentes setores.

6. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços

Autores: Martin Christopher
Editora: Pioneira

A importância da gestão na cadeia de suprimentos é cada vez mais compreendida e deixa de ser apenas uma parte da gestão logística em si. A partir do momento que o ambiente de negócios se tornou mais e mais imprevisível, passou a exigir que a cadeia de suprimentos seja flexível e dinâmica.

Diante dessas premissas, essa obra traz reflexões atualizadas sobre a nova gestão das empresas com base em demanda, sustentabilidade na cadeia de suprimentos e cadeia de suprimentos do futuro, além de estudos de casos que garantirão a lucratividade nos negócios e a vantagem competitiva.

As reflexões contidas no livro discutem um novo ambiente de negócios e fazem dela referência para o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.

7. Organização e métodos: uma visão holística

Autor: Antonio Cury
Editora: Atlas

Esta obra retrata a função de Organização & Métodos (O&M) em uma nova dimensão. São analisadas as diferentes correntes da teoria administrativa, com capítulos sobre Liderança e Processo Decisório. Em seguida apresenta um estudo dos diferentes processos que compõem o “O” de O&M, como organização, níveis administrativos, departamentalização, estruturas organizacionais e temas relacionados.

Por fim, além de uma metodologia de análise administrativa, as técnicas relativas aos principais processos e métodos de trabalho, aborda o “M” de O&M, compreendendo fluxogramas, Análise de Distribuição do Trabalho (QDT), layout, comunicações administrativas e formulários.

8. Logística e Operações Globais: textos e casos

Autores: Philippe-Pierre Dornier e outros
Editora: Atlas

Tanto no Brasil como no restante do mundo, logística é o tema do momento em gestão de operações.

As lojas online foram ágeis para desenhar seus sites, encurtar o tempo e diminuir o esforço do consumidor para realizar suas compras, mas não têm demonstrado a mesma competência para desenvolver processos logísticos tanto de aquisição de matérias-primas, componentes e serviços quanto de distribuição física dos produtos acabados, acarretando deficiências nas entregas dos produtos e gerando custos logísticos excessivos.

Neste livro sobre logística, pesquisadores e profissionais franceses e americanos combinam suas experiências e analisam as questões mais relevantes da gestão estratégica e operacional da logística e suplly chain, de forma a torná-las simples e orientar sua aplicação a problemas reais.

9. Administração da produção e operações

Autores: Norman Gaither, Greg Frazier
Editora: Pioneira

O livro apresenta uma abrangente introdução aos conceitos e técnicas da Administração da Produção e Operações (APO) e é dividido em quatro partes:

  • Administração da Produção e Operações
  • Decisões Estratégicas
  • Decisões Operacionais
  • Decisões Quanto ao Controle

Ao final de cada capítulo, o leitor encontrará várias seções, como Tarefas na Internet e Instantâneos da Indústria.

10. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática

Autores: Leoman Dos Santos Guimarães e João Roberto Loureiro de Mattos
Editora: Saraiva

A inovação tecnológica é fundamental para o crescimento das organizações. A automação permite a definição precisa dos processos necessários à produção de bens ou serviços.

Gestão da tecnologia e inovação é um livro que destaca a importância de entender a tecnologia como parte da organização e como facilitadora do gerenciamento de toda uma cadeia. A obra também ajuda os profissionais, desde micros até grandes empresas, a sanar suas dificuldades em lidar com situações que se renovam constantemente.

11. Gestão de estoques na cadeia logística integrada: supply chain

Autor: Hong Yuh Ching
Editora: Atlas

Esse, dentre tantos livros de logística, trata especificamente de gestão da cadeia de suprimentos e engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em identificar fornecedores, comprar, fabricar e gerenciar as atividades logísticas. Inclui também a coordenação e a colaboração entre os parceiros do canal, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços e clientes.

Trata-se de uma ferramenta de administração orientada para a integração entre os principais processos de negócios que existem entre os elementos de uma cadeia logística, desde os consumidores finais até os fornecedores iniciais, em um modelo de negócio harmônico e de alto desempenho.

12. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação

Autor: Antonio Galvão Novaes
Editora: Elsevier

O livro analisa a estruturação moderna dos canais de distribuição e suas implicações na movimentação dos produtos. O conteúdo se inicia com uma revisão sobre o comércio e discute a evolução das práticas logísticas, com foco no moderno Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimento) e seus impactos.

Tudo isso com a inserção de cases de empresas como a Crocs, que atua no mercado calçadista, e uma análise voltada à logística reversa da indústria Whirlpool, de eletrodomésticos.

13. Administração de materiais: um enfoque prático

Autor: João José Viana
Editora: Atlas

Esse livro apresenta a gestão de materiais como uma das ferramentas auxiliares para o gerenciamento empresarial, expondo e analisando conceitos técnicos aliados às práticas rotineiras que envolvem a especialidade.

Nessa linha, aborda as etapas que compõem as atividades do gestor, as quais, funcionando devidamente, englobam o cadastramento de itens da empresa, gerenciamento do estoque, obtenção do material, armazenamento e distribuição e inventário.

Leitura relevante para profissionais envolvidos em gerenciamento de estoques.

14. Administração de operações e da cadeia de suprimentos

Autores: F. Robert Jacobs e Richard B. Chase
Editora: McGraw-Hill / Bookman

É um dos livros mais reconhecidos da área e apresenta os conceitos mais importantes em gestão de operações e cadeia de suprimentos, demonstrando um conjunto de habilidades e ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia.

Os postos que se destacam no livro são os capítulos que abordam análises de processos, filas de espera, consultoria e reengenharia, simulação, gestão das restrições, entre outros. Também apresenta vários problemas com resoluções reais.

15. Logística integrada: modelo de gestão

Autor: Osmar Coronado
Editora: Atlas

A obra é pioneira do ponto de vista do modelo de gestão contábil, que visa mostrar aos gestores como determinadas decisões na área logística podem gerar economias significativas para o negócio por meio das ações visando alcançar as metas estabelecidas na cadeia de suprimentos.

Além disso, apresenta diversos recursos que facilitam a rotina da operação, como o código de barras, a etiqueta RFID, ERC e EDI, além de abordar conceitos, como logística integrada e modelo Logisticon, e pontos sobre o desenvolvimento histórico dos setores atacadista e varejista, tendências, parcerias, automação, competitividade, reposição de mercadorias, formação de preço, entre outros.

[BÔNUS] A Meta: Um processo de melhoria contínua

Autores: Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox
Editora: Nobel

Este último não é exclusivamente um livro de logística. Ele aborda muito mais do que isso. Foi escolhido para fechar essa lista de indicações por tratar da Teoria das Restrições (TOC) aplicada ao funcionamento de uma indústria, questionando seu funcionamento e mostrando a solução de problemas como atrasos na produção e baixa receita.

É interessante porque essa teoria, desenvolvida por Goldratt, pode ser aplicada em diferentes segmentos de negócio.

É um livro completo sobre aprendizagem organizacional e traz uma visão diferente, ousada e desafiadora. É muito útil para mostrar aos gestores a importância em ter processos flexíveis e deixar antigas regras e suposições irreais para trás.

“É um livro sobre logística e sobre teoria das restrições. Sempre haverá um gargalo em qualquer empresa, departamento ou função dentro de um setor. O objetivo é identificar esse gargalo, criar iniciativas para otimizá-lo e, quando feito, identificar um novo gargalo. Isso gera um fluxo contínuo de melhoria e exploração dos processos deficientes da empresa para melhorá-los, e esse livro reforça essa capacidade no leitor.”

Felipe Galheigo, especialista de Operações da Mandaê.

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!