E-commerce

Como usar o Mercado Pago na sua loja online

Postado por Amanda Gobel

O Mercado Livre é uma empresa tradicional no Brasil. Mais do que um simples marketplace, esse site virou uma referência em ferramentas para comércio online. Mesmo para quem não usa o Mercado Livre para vender online, há ferramentas úteis. Uma delas é o Mercado Pago, um gateway de pagamentos criado pela marca.

O Mercado Pago funciona junto com o Mercado Livre, mas também pode ser usado fora dele. O seu cliente pode pagar na sua loja, usando os serviços do Mercado Pago – basta que você possua um cadastro no gateway.

Como muita gente possui conta no Mercado Livre, oferecendo mais este meio de pagamento, você pode ampliar as opções para o cliente. É possível simplesmente usar o próprio saldo no Mercado Pago para efetuar compras em outros lugares.

Então, agora que você já sabe o básico sobre esse meio de pagamento, vamos ver como você pode criar uma conta e incluir ele na sua loja digital.

Como criar uma conta no Mercado Pago

Se você está usando o Mercado Pago pela primeira vez e precisa criar uma conta, é mais fácil fazê-lo pelo aplicativo. Procure então pelo app no Google Play ou na Apple Store e instale no seu celular.

Feito isso, basta abrir a app e clicar no botão “Criar uma Conta”. Logo em seguida, a app irá pedir que você confirme os seus dados. Mande seguir. O que irá ocorrer é que você terá de tirar uma “selfie” de um documento seu – portanto pegue o documento e vá para um local bem iluminado.

Para fins de segurança, o Mercado Pago irá pedir que você valide uma série de dados:

  • Comece validando o e-mail. O sistema irá enviar um e-mail de confirmação. Bastará você digitar o código que irá receber e tudo estará validado.
  • Algo similar será feito com o seu número de telefone. Você receberá um código por SMS e terá de digitar para validar.
  • Para o documento, o app pedirá que você use a câmera do celular para escanear a CNH. Também pode ser feito com o RG, mas a validação da CNH é sempre mais rápida.
  • O app ainda pede que você fotografe seu rosto – isso ocorre para que o sistema validade a foto do seu documento.
  • Finalmente, você terá de digitar seu CPF e nome, e o sistema concluirá a validação dos seus dados.

Pronto, sua conta está aberta. Agora você apenas precisa completar seus dados se quiser efetuar transações pela plataforma. Não se preocupe, o suporte é bom e ensina direitinho como usar o Mercado Pago, mas vamos aos principais itens.

Como criar uma conta de vendedor no Mercado Pago

O Mercado Pago permite que você tenha uma conta pessoal ou de vendedor. A conta pessoal funciona como uma carteira digital. Você pode colocar crédito, abastecer o celular, fazer pagamentos com seus cartões associados em sites além do Mercado Livre e por aí vai.

A conta de vendedor é diferente: ela permite que você receba pelo Mercado Pago. Com essa conta, o Mercado Pago cobra 4,99% em cada transação feita, mas você pode receber online em e-mails, redes sociais, no seu próprio site, por aplicativos de celular. Entre as opções disponíveis está o recebimento via boleto bancário. Nesse caso, quando seus clientes pagam usando o Mercado Pago por boleto, é cobrada uma taxa de emissão de R$ 3,49 e o dinheiro fica disponível em 3 dias.

Dessa forma, todos os pagamentos que seus clientes fazem pelo Mercado Pago irão para o seu saldo. A qualquer momento, você pode solicitar a transferência desse valor para sua conta, pagando uma taxa fixa de R$ 3,00 por resgate.

Como receber pagamentos via PIX com o Mercado Pago

Segundo pesquisa recente, o Pix ´é o segundo meio de pagamento mais usado no Brasil, perdendo somente para os pagamentos em dinheiro.

De acordo com o levantamento realizado pela pesquisa, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são:

  1. Dinheiro (71%)
  2. PIX (70%)
  3. Cartão de débito (66%)
  4. Cartão de crédito (57%)

Portanto, vender através do Pix pode ser uma boa oportunidade para aumentar as taxas de conversão do seu carrinho de compras.

Como vender via Pix pelo Mercado Pago. Foto: mercadopago.com.br

Para adicionar essa opção de pagamento na sua loja virtual é muito simples: por meio do app do Mercado Pago, clique em “Cobrar com código QR ou Pix”. Em seguida, o aplicativo irá pedir alguns dados para cadastro, como um nome para aparecer nas faturas de cartão de crédito e o endereço da sua loja virtual. Por fim, será necessário cadastrar a sua chave Pix para receber na hora os pagamentos de contas bancárias ou digitais.

As vendas realizadas via Pix possuem um custo de 0,99% do valor da transação e o dinheiro cai na hora. Para o consumidor, não há custo para realizar a transferência.

Como usar o Mercado Pago – em detalhes

O Mercado Pago é um dos sistemas de mais fácil registro e utilização para pagamentos online da atualidade. Além das informações que compartilhamos aqui, a plataforma possui explicações objetivas para os mais diversos casos:

Conclusão

O Mercado Pago é uma excelente forma de concentrar todos os pagamentos de clientes numa única plataforma. Por meio do aplicativo, é possível gerenciar todas as transações realizadas.

Mas, é importante lembrar que, além de oferecer meios de pagamentos que facilitem a compra do consumidor na sua loja virtual, é importante olhar para a logística.

Como falamos acima, os tipos de pagamentos disponíveis no checkout podem influenciar na conversão das vendas. Outros fatores que são decisivos na venda são o custo de frete e o prazo de entrega. E é pensando nisso que a Mandaê oferece o melhor serviço logístico para a sua loja virtual por meio de custos de frete reduzidos, prazos de entrega mais rápidos e melhor qualidade de envio.

Quer saber como? Então entre em contato conosco e vamos mostrar como a nossa logística pode alavancar o seu negócio online.

Leia também:

+ 5 golpes na internet que ameaçam sua loja virtual (e como evitá-los)

+ 5 tendências do e-commerce para ficar de olho em 2022

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!