
Postado por Mandaê
E-commerce
Postado por Mandaê
Atualizado em dezembro 2, 2021 por
Sabemos que o “conteúdo é rei na internet” e o formato de vídeo está no topo dessa cadeia. Aliás, você já parou para pensar em usar o YouTube para e-commerce?
Os vídeos estão em todo o meio online, desde filmes de longa-metragem, publicidade até canais de pessoas amadoras em gravação de imagem. Em muitos casos é mais fácil mostrar como fazer algo do que escrever, além de ser mais atrativo também. Uma câmera na mão é a ferramenta perfeita para gerar conversões, já que o uso de som e imagem tem grande poder no meio virtual.
Vídeos podem acrescentar uma nova dimensão ao marketing do seu e-commerce. Você pode aproveitá-los para adicionar aspectos interessantes às características do seu produto e explicar como ele pode ser utilizado, enquanto um post somente com texto não conseguiria transmitir isso da mesma forma. É válido até mesmo para mostrar um pouco da sua empresa ou exibir um estilo de vida que reflita a identidade da sua marca. Veja neste post como usar YouTube para vender mais.
De acordo com a produtora de vídeo Multi Vision Digital:
Ano após ano, o YouTube apresenta estatísticas que mostram o crescimento impressionante de vídeos publicados e assistidos.
A descoberta mais inesperada é a de que o vídeo tem duração de, ao menos, quatro anos na internet. Isso é uma eternidade, considerando que a média de vida de um post no Facebook é de três horas e sete minutos, ou seja, um prazo de validade de quatro anos para um vídeo é surpreendente. Isso só aumenta as chances de conquistar clientes por meio do YouTube.
Aqui estão mais alguns dados relevantes de acordo com a produtora de vídeo:
Vídeos do YouTube com menos de dois minutos obtêm quase 50% de visualizações.
Você também pode promover seus vídeos por meio de publicidade paga.
Veja abaixo os tipos de anúncio do YouTube para e-commerce:
Pulável: nos anúncios de vídeo puláveis, os espectadores têm a opção de pular o anúncio depois dos cinco segundos iniciais. Mas a contagem de visualizações do YouTube aumenta só depois que a visualização do anúncio atinge a marca de 30 segundos ou quando ele é assistido completamente. Os anúncios em vídeo puláveis podem ter a duração máxima de 60 segundos.
Impossível pular: em um anúncio em vídeo impossível pular, os espectadores não têm a opção de pular o anúncio. Os anúncios desses vídeos não aumentam a contagem de visualizações.
Banner complementar opcional: os banners complementares são anúncios gráficos opcionais mostrados no canto superior direito da página de exibição durante a reprodução do vídeo. Quando um anúncio em vídeo termina (ou é pulado), o banner complementar permanece na página do YouTube e o usuário pode clicar nele a qualquer momento.
O anúncio complementar gerado automaticamente é vinculado ao canal da sua marca e inclui nome, ícone, link para o seu site e miniaturas de até três vídeos da lista de reprodução mais recentemente.
As pessoas normalmente estão com seus cursores pairando sobre o botão de pular assim que um anúncio é exibido, esperando o segundo exato que podem ignorá-lo. Por isso, rompa com os anúncios habituais, chame a atenção para a ação, isso quebra o formato do qual estão habituados, fazendo com que o espectador fique menos propenso a ignorar seu anúncio.
Esse é um ótimo exemplo de chamar a atenção para a possibilidade de ignorarem seu vídeo
A opção de anotações do YouTube permite colocar texto e links sobre seus vídeos. Pode ser usada de forma bem-humorada para acrescentar comentários, apelos para as pessoas se inscreverem no seu canal ou conter links externos. Esse recurso é um exemplo de como aumentar as vendas com YouTube, já que as anotações podem dar um impulso em subscrições e impressões por meio do vídeo.
É fácil adicionar isso aos seus vídeos. Basta ir até o Creator Studio, escolher o vídeo que deseja editar e usar a seta para baixo no botão edit para entrar no gerenciador de anotações.
Existem dois tipos gerais de anotações disponíveis. O primeiro é um pequeno balão de fala que aparece como interjeição ou comentário sobre o vídeo. Você pode ajustar a fonte e tamanho da caixa.
O segundo refere-se a links ativos, que são divididos em diferentes categorias. Você pode conectar-se a outro vídeo para uma lista de reprodução particular ou pode direcionar as pessoas para se inscreverem no canal do seu YouTube para e-commerce – os assinantes são notificados cada vez que você postar um vídeo novo.
Desde o início, quando estávamos em fase de consolidação da marca Mandaê, inserimos em nossa identidade a importância da proximidade com o cliente e a transparência.
Por isso, uma boa dica para produzir vídeos no YouTube para e-commerce é buscar algo mais humanizado, deixando que outras pessoas falem sobre sua marca. Isso chama mais atenção do que falar de si próprio.
Com mais de 3 bilhões de vídeos vistos todos os dias, o YouTube é um ótimo lugar para comerciantes online captarem clientes. No entanto, existem muitas maneiras diferentes de envolver os espectadores.
Existem utilizações inovadoras do YouTube para e-commerce. Alguns lojistas fornecem informações e dicas sobre o produto, enquanto outros oferecem entretenimento.
Um exemplo é Slikhaar TV, um canal de YouTube que dá dicas de penteados para homens usando seus produtos, é claro. Eles ainda incentivam os usuários a visitar o seu site para comprar qualquer um dos produtos do vídeo. É uma forma eficiente de como aumentar as vendas com YouTube.
Essa e outras marcas estão apostando no YouTube para e-commerce não apenas para promover os produtos, mas também para atrair seguidores à sua marca por meio da exibição do que norteia sua identidade.
Esse é outro tipo de interação que grandes marcas utilizam:
Já quando o assunto é de utilidade geral, o vídeo do McDonald’s é um bom exemplo. Ele foi feito para esclarecer porque o lanche servido nos restaurantes é diferente daquele que aparece nas imagens. É uma forma de conversar com as pessoas, dando resposta para aquilo que é questionado [e isso funciona].
Nenhum desses vídeos está oferecendo um produto diretamente, e nem precisou.
A grande sacada é essa: use a criatividade para atingir as pessoas de forma efetiva. Transmita emoções ou mostre algo que de alguma forma vá acrescentar conhecimento ou despertar curiosidade às pessoas. Elas respondem muito mais a esse tipo de interação e efetivamente irão repassar aquilo que acharam interessante, fazendo crescer o número de visualizações e, consequentemente, conversões.
Trate seus vídeos como se fossem um post de blog e os distribua através de todos os seus canais.
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