
Postado por Mandaê
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Postado por Mandaê
Atualizado em março 16, 2022 por Nuvemshop Acesso
O correto planejamento de vendas e operações é fundamental para o sucesso de um e-commerce, afinal, para que se efetive uma venda é necessário que o produto esteja disponível.
Ainda assim, muitas vezes o cliente entra em um site com a intenção de compra e se depara com a mensagem “produto indisponível”. Para evitar esse tipo de situação, é imprescindível uma minuciosa gestão de estoque e o adequado planejamento de compra. É aí que entra o sales and operation planning (S&OP), ou seja, vendas e planejamento das operações.
A S&OP busca atingir melhorias simultâneas em custos (nos níveis de estoque e de produção) e de serviço (com a disponibilidade do produto). Esses resultados são alcançados pela melhoria no processo de planejamento de vendas e produção, baseando-se no balanceamento entre demanda e disponibilidade do produto e entre o volume e mix de produtos. Conheça abaixo as etapas padrão para essa atividade.
É a primeira etapa do planejamento de vendas e operações, sempre realizada após o fechamento das vendas de cada mês ou período de planejamento. Você pode realizá-la da seguinte forma:
Trata-se basicamente do processo de previsão de vendas. Seu objetivo é a elaboração de um plano de vendas indicando o que a empresa está disposta a vender e oferecer ao mercado, realizado com base na combinação de previsões estatísticas obtidas através do tratamento de dados históricos, informações qualitativas de mercado obtidas pela equipe comercial e planejamento de ações promocionais.
Para o correto planejamento, você deve usar opções de cálculos da demanda que sejam mais adequadas ao seu negócio, entre elas: média móvel, projeção linear e estimativas comerciais, entre outras.
Outra etapa fundamental no planejamento de vendas e operações. Consiste na elaboração de planos alternativos de produção que deem suporte ao planejamento de vendas gerado na etapa anterior. Essa atividade também é essencial para a definição dos níveis desejados de estoque, expressos pela política de cobertura para cada família de produtos.
É uma reunião de trabalho, em que participam os integrantes da média gerência das áreas envolvidas no processo de planejamento de materiais. Tem como objetivo discutir todos os pontos de distanciamento entre o planejamento da demanda e o planejamento de produção para avaliar os impactos financeiros.
É uma reunião final do processo, que deve formalizar o planejamento e disseminá-lo para toda a empresa. Participam dessa etapa as pessoas presentes na reunião anterior, além de um comitê executivo formado pela alta gerência ou direção da empresa.
Alguns fatores são fundamentais para a correta aplicação do planejamento de vendas e operações – S&OP, como comprometimento, planejamento, definição de responsabilidades, acompanhamento financeiro, documentação do processo, dinâmica das reuniões, fluxo de comunicação e informações, assim como o monitoramento de desempenho. Também é importante ter organizado o seu estoque e implantado os KPIs logísticos no seu negócio.
Você tem alguma dúvida sobre o planejamento de vendas e operações do seu e-commerce? Deixe um comentário!
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