E-commerce

Monitoramento de redes sociais: como e por que fazer

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 30, 2021 por Mandaê

Fazer o monitoramento de redes sociais é essencial para ganhar vantagem competitiva no mercado.

Além de identificar rapidamente o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa nos diferentes canais da web e interagir em tempo real com elas, esse acompanhando facilita a elaboração de planos para melhorar o engajamento com o cliente e obter um bom posicionamento de marca.

Quer mais motivos para entender o quanto essa atividade traz benefícios para o seu e-commerce? Confira neste post!

Por que fazer o monitoramento das redes sociais do seu e-commerce

As redes sociais mudaram não só a forma como as pessoas se relacionam, mas também como elas consomem. Em uma pesquisa sobre varejo realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil, 77% dos consumidores consultados relataram que as informações obtidas nas redes sociais – por meio de comentários de amigos ou nos perfis das varejistas – impactam suas decisões de compra.

Para ter uma ideia do quanto esse apontamento é expressivo, 43% dos entrevistados afirmaram que utilizam as redes sociais para descobrir marcas e pesquisar feedbacks sobre uma empresa, enquanto 39% seguem suas lojas favoritas nesses canais.

Entre as redes sociais mais usadas, 79% das pessoas citaram o Facebook, em seguida o Google Plus (47%), o YouTube (39%), Twitter (17%) e Instagram (14%). Foram entrevistadas mil pessoas no País.

Diante desses dados, fica claro o poder de influência que esses canais despertam nos consumidores.

A questão é que você pode compartilhar os melhores conteúdos e as fotos mais incríveis para divulgar os seus produtos, mas se não monitorar o desempenho das publicações e o envolvimento das pessoas, não conseguirá identificar como elas enxergam sua marca.

Ao fazer um acompanhamento online contínuo, você obtém uma gama de informações que podem ser essenciais para entender o que está acontecendo ao seu redor e, com isso, ter insights sobre como aprimorar cada vez mais o seu negócio.

O que identificar no monitoramento de redes sociais

As principais iniciativas que você deve tomar ao fazer o monitoramento de redes sociais são:

  • Buscar se há pessoas que tiveram uma experiência negativa com a sua empresa e compartilharam isso por meio das redes sociais, porque podem afastar possíveis novos clientes da sua marca.
  • Observar os potenciais clientes e o que estão dizendo. Isso abre caminhos para que você chegue até eles mais facilmente e tenha uma taxa de conversão melhor.
  • Identificar clientes que tiveram uma ótima experiência com a sua empresa, pois podem ser considerados defensores da marca e divulgar pontos positivos sobre a sua experiência (que se autorizado, você pode compartilhar para propagar uma imagem positiva).
  • Saber o que os seus clientes atuais têm a dizer para entender quais são os seus desejos e então oferecer aquilo que eles realmente esperam.
  • Ficar atento a possíveis feedbacks negativos e tomar medidas corretivas imediatas para minimizar os impactos disso.
  • Avaliar o desempenho das suas campanhas de marketing para simplificar os investimentos futuros, se livrar das não eficazes e impulsionar as mais envolventes.
  • Observar como os concorrentes agem nos canais e identificar o que os consumidores estão falando sobre eles.

Veja a seguir como fazer esse acompanhamento por meio de ferramentas de monitoramento de redes sociais que automatizam e facilitam as buscas na web.

Ferramentas para monitoramento de redes sociais

Você poderia passar um dia inteiro pesquisando e mesmo assim não conseguiria encontrar todas as discussões sobre a sua marca ou o seu ramo de atuação. Por isso, utilizar uma ferramenta de monitoramento de redes sociais pode facilitar muito sua vida.

Pesquisar resultados de termos, links, palavras-chave ou até mesmo identificar quais usuários mais mencionaram o nome da sua loja são algumas das tarefas que elas executam, além de filtrar as informações relevantes e criar métricas para dar uma visão objetiva sobre o posicionamento da sua marca na internet.

Listei abaixo algumas opções que possibilitam consultas simples sem custos e outras mais completas que possuem teste grátis para que você possa experimentar antes de decidir qual é a melhor opção para o seu negócio. Vamos lá!

Google Alerts

Como opção de ferramenta gratuita, o Google Alerts envia avisos por e-mail sempre que surgir alguma menção da sua marca ou de um termo especificado por você, o que facilita o controle dos resultados. Basta acessar as configurações, pesquisar o que você quer e criar um alerta como mostra a imagem a seguir:

Esse recurso pode ser usado para monitorar qualquer interação online, inclusive menções em redes sociais do próprio Google (Ex: Google Plus).

Hootsuite

Com o Hootsuite você poupa tempo ao visualizar e gerenciar todas suas ações de marketing em mídias sociais por um painel que é possível estruturar de acordo com as suas necessidades. É uma ferramenta de monitoramento bem popular e por ser uma plataforma para a internet não há a necessidade de baixar nenhum programa, você só precisa criar uma conta para começar a utilizar.

A conta gratuita permite que você, entre outras coisas:

  • Gerencie até três perfis de redes sociais em um só lugar e com uma única senha.
  • Monitore o crescimento do número de seguidores e quais conteúdos repercutem melhor com o público.
  • Economize tempo agendando conteúdo para postar ao longo do dia ou da semana.

BuzzSumo

Você pode utilizar o BuzzSumo para procurar palavras-chave e entender quais são os assuntos mais compartilhados pelos usuários no Linkedin, Twitter, Facebook e Google+ de acordo com os filtros que você aplicar, como período e tipo de conteúdo para o termo que procura (artigo, infográficos, vídeos, entre outros).

É possível fazer um teste gratuito por 14 dias (a versão grátis permite apenas algumas pesquisas diárias, mas já é uma boa forma de acompanhar os principais resultados). Coincidentemente, ao testar a eficácia dessa ferramenta para fazer este post, no mesmo dia um cliente da Mandaê havia postado um vídeo no YouTube falando sobre o nosso serviço:

Como mostra a imagem acima, além de trazer o link no qual a Mandaê foi mencionada, a ferramenta também indica o engajamento do conteúdo em cada rede social até o momento.

Esse foi o vídeo que encontrei do nosso cliente Renê Fraga.

Brand24

A ferramenta Brand24 também possui teste gratuito por 14 dias e traz menções em tempo real – ou de acordo com o período que preferir avaliar – sobre a sua marca. Como o BuzzSumo, também possibilita o monitoramento de redes sociais dentro da sua plataforma.

Você ainda pode acompanhar os comentários positivos dos seus clientes e identificar aqueles que, por algum motivo, não ficaram muito satisfeitos com o serviço prestado. É possível classificar essas menções como positivas, negativas ou neutras.

E olha lá o vídeo do Renê de novo:

Scup

O Scup é uma ferramenta brasileira utilizada por milhares de profissionais. Adaptada às necessidades do nosso mercado, é uma das únicas com suporte em português.

Ela permite fazer monitoramentos de redes sociais, salvar buscas, gerar e exportar relatórios para o Excel, além de ser possível publicar e agendar posts nas redes sociais dentro da sua plataforma.

Logo na tela inicial é possível cadastrar as palavras que quer monitorar e cada uma delas terá um painel com seus últimos resultados que, por sua vez, são enviados diariamente para o seu e-mail.

O interessante é que nessa tela você pode definir cada resultado como “positivo”, “neutro” ou “negativo”, assim como na ferramenta Brand24 citada acima. Com base na sua classificação, o Scup exibe em uma aba as estatísticas e gráficos relacionado aos seus monitoramentos.

O plano básico começa a partir de R$ 500, mas possui teste grátis por 7 dias.

Essas são apenas algumas opções que separei para você, existem muitas outras, mas esses exemplos servem para dar um parâmetro sobre as funcionalidades dessas ferramentas e mostrar como pode ser simples fazer o monitoramento de redes sociais.

Obviamente, primeiro é preciso configurar a plataforma que você escolher de acordo com as suas necessidades, mas uma vez estruturada é só começar a pesquisar e acompanhar o que as pessoas estão dizendo por aí.

Leia também: 10 recursos para vender mais no Facebook

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!