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Conheça as melhores ferramentas de e-mail marketing para a sua empresa

Postado por Mandaê

Atualizado em agosto 9, 2022 por

Obviamente não existem ferramentas de e-mail marketing que sejam as melhores opções para todo mundo. A melhor ferramenta para o seu negócio vai depender do seu orçamento, do tamanho da sua base de contatos, se precisa de automação no envio de e-mail marketing, que integrações necessita, entre outros recursos. Por isso vamos dar um mergulho para os prós e contras de cada uma dessas ferramentas.

Ferramentas de e-mail marketing: prós e contras

Geralmente as pessoas escolhem ferramentas de e-mail marketing sem ao menos conhecer todos os benefícios que os serviços oferecem. Assistir a cursos ou até mesmo uma indicação já são suficientes para adquirirem aquele serviço e nunca mais trocar, por isso, quero mostrar nesse post, que você pode escolher a que mais se atrelar às suas necessidades. Vamos começar com a ActiveCampaign.

ActiveCampaign

Melhor para pequenas empresas e startups que querem um preço acessível. É uma ferramenta que possui vários recursos: CRM (Customer Relationship Management) e sistema automático de e-mail marketing.

Se procura uma ferramenta para fazer disparo de e-mail marketing diariamente, essa ferramenta é o que você precisa. Também é incrivelmente fácil de usar.

O que define a ActiveCampaign é o fato de que ela tem seu próprio sistema de CRM  e automação de marketing para nutrir e gerenciar seus contatos automaticamente e enviar e-mail em massa. Em resumo é uma plataforma que possui vários recursos em um único lugar para lidar com as vendas de pequenos negócios e marketing. Ao contrário de outras ferramentas do mercado, essa é acessível a um custo de US $ 9/mês para bases de até 500 contatos.

Prós

Uma das melhores coisas da ActiveCampaign é a capacidade de criar sequências de automação de marketing de maneira acessível e fácil. Para quem não conhece, a automação de marketing é a capacidade de criar sequências de e-mails que são enviados para as pessoas em sua lista de maneira estratégica.

Esse recurso é muito poderoso, significa que você pode olhar para qualquer pessoa em seu CRM e ver seu histórico completo, quais e-mails ela abriu e respondeu, que páginas em seu site visitaram e muito mais!

Esse é um exemplo de como aparece a página de um contato individual na seção de contatos CRM.

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Você pode também criar campanhas de e-mail marketing automatizadas para diferentes segmentos da sua lista. Por exemplo, se alguém em seu CRM tem visitado uma página de um produto específico em seu site, mas ainda não efetuou a compra, você é capaz de criar uma campanha de e-mail especialmente para essa pessoa.

O ActiveCampaign também possui uma integração ao Zapier, o que significa que você pode conectá-la com muitos outros serviços, incluindo LeadPages, Quote Roller, Zoho, Salesforce, Evernote, CapsuleCRM, entre outros.

Contras

A estrutura do criador de campanhas de newsletter e e-mails são bem medianas no ActiveCampaign. Embora não seja ruim, o recurso de arrastar e soltar (drag and drop) é mais difícil de usar do que você espera. É possível utilizar o editor HTML para contornar esse problema, mas para usuários sem conhecimento de codificação isso pode ser trabalhoso.

Outra desvantagem do ActiveCampaign é que o relatório é bastante básico. Mesmo sendo possível encontrar as taxas de abertura de campanha, cliques, entre outros números, não é fácil segmentar seus resultados ou fazer qualquer relatório mais avançado.

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A desvantagem final no uso do ActiveCampaign é que os testes A/B não são tão abrangentes como em outras ferramentas de e-mail marketing. Estranhamente, o ActiveCampaign só permite que você faça teste A/B em newsletter, mas não em e-mails enviados a partir de uma sequência automática.

Para resumir, é uma ferramenta extremamente impressionante para empresas pequenas. Possui algumas áreas que exigem um pouco de paciência, mas se você está procurando uma ferramenta de marketing completa para o seu negócio, você não vai se decepcionar.

A ferramenta email marketing ActiveCampaign possui preços bem razoáveis, além de oferecer teste gratuito por 14 dias e ter um suporte ao cliente.

GetResponse

Bom para pequenas e médias empresas e aquelas que ainda estão começando.

GetResponse vem acirrado em segundo lugar. O que faz essa ferramenta se destacar? Em resumo, contém os recursos mais importantes que você vai ver a seguir.

Prós

O preço do GetResponse é muito acessível (ao contrário de outros serviços, o valor permanece razoável quando sua base de contatos cresce). Seu suporte ao cliente é impecável, a plataforma é fácil de usar e leva apenas alguns segundos para importar suas listas.

Possui mais de 500 modelos de e-mail muito bem desenhados (tudo otimizado para mobile), tornando mais fácil para iniciantes criarem newsletters com uma aparência profissional.

Para usuários mais avançados, GetResponse oferece ótimos testes A/B. Se você quer testar o conteúdo do corpo do e-mail marketing, linha de assunto, nome do remetente, ou mesmo a hora do dia, essa ferramenta faz isso de uma forma efetivamente simples. Sua API também é muito boa e possui integrações no mercado com serviços como WordPress, Salesforce, PayPal, Zendesk e Shopify.

ferramentas de e-mail marketing formulárioTambém permite criar formulários para coleta de leads com uma qualidade de designer que se adapta às suas necessidades, sem precisar de habilidades de HTML.

Há uma série de outras características específicas positivas sobre o GetResponse. Ele dispõe do recurso timetravel (que permite o envio de newsletters para destinatários localizados em fusos horários diferentes), boas taxas de disparo de e-mail marketing e páginas de destino, entre outros recursos.

Considerando que GetResponse possui um custo mensal razoável entre as diversas ferramentas de e-mail marketing, é definitivamente uma boa escolha para qualquer projeto que precise enviar newsletters, autoresponders e e-mails segmentados.

Possui ainda capacidade superior de entrega e taxas de opt-in de confirmação (quando é dada a opção a alguém de receber e-mails de uma organização), ou seja, você consegue mais assinantes.

Se você estiver interessado em testar GetResponse, eles possuem um teste gratuito por 30 dias.

Agora vamos passar para o que não é satisfatório no GetResponse.

Contras

Em primeiro lugar, o seu criador de formulários está abaixo da média. Você pode gastar mais tempo do que gostaria, já que a personalização de formulários em sua seção de layouts não é tão intuitiva. Em segundo lugar, há algumas coisas (como a exclusão de uma lista) que são espantosamente difíceis de fazer.

GetResponse possui autoresponders (uma sequência de e-mails configurados para sair em intervalos pré-determinados para um usuário que se subscreve a eles) e uma ferramenta de automação que permite remover e mover contatos entre as listas em determinadas condições (por exemplo, a remoção de um contato de uma lista chamada ‘leads’ quando um lead faz uma compra), porém, as suas regras são bastante limitadas e você não consegue fazer muito mais que isso.

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Para alguns projetos que exigem mais funcionalidade de automação do que isso, talvez você sinta necessidade de utilizar outra ferramenta mais completa.

MailChimp

Ferramenta indicada para vendedores do mercado online.

O MailChimp tem feito uma série de mudanças, mas a estrutura dessa ferramenta é muito bem desenhada e incrivelmente fácil de usar, se comparado às outras.

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Então, quais são os prós e contras de Mailchimp?

Prós

Há três coisas que realmente se destacam no MailChimp. A primeira é que provavelmente é uma das ferramentas de e-mail marketing mais fáceis de usar. Criar campanhas, fazer importação e exportação de lista tornam-se muito fáceis, mesmo para um iniciante.

Em segundo lugar, é o único que oferece e-mail marketing gratuito, sem limite para data de utilização, porém, nesse caso não é possível o acesso a muitos recursos. Por exemplo, se você quiser usar autoresponder, você precisa pagar por isso.

A conta gratuita também tem um limite de envio. É ótimo se você quer enviar apenas alguns boletins para algumas centenas de contatos. Basta ter em mente que o MailChimp pode se tornar (relativamente) caro quando você precisar atualizá-lo para utilizar os demais recursos.

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Para você acompanhar o desempenho dos e-mails, a ferramenta possui gráficos interativos que mostram quantas pessoas abriram, qual a percentagem de cliques, o crescimento da sua base ao longo do tempo, e muito mais. Além de descobrir o que mais atrai as pessoas por meio de um heat map, mostrando onde foi obtido mais cliques.

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O MailChimp tem uma enorme variedade de integrações. Se você precisa conectar-se com LeadPages, Instapage, WordPress, Hubspot, Unbounce, Facebook ou qualquer outra ferramenta de marketing popular, o Mailchimp irá integrar com elas!

Contras

Uma desvantagem com MailChimp é a homogeneização de seus modelos de e-mail, pois são tantos os comerciantes que usam essa ferramenta que os modelos de newsletter começam a parecer familiar.

E a questão do preço. O MailChimp é muito caro para uma ferramenta de e-mail marketing básica, mas isso é justificável, já que é uma das ferramentas mais conhecidas. Apesar de não ser extremamente caro, o valor é cerca de 40% mais elevado que o GetResponse.

Tabela de comparativo das principais ferramentas de e-mail marketing

A tabela abaixo é um bom resumo do comparativo dessas ferramentas, mostrando quais os limites para testes de envios com email marketing gratuito e uma avaliação de alguns dos principais serviços de cada uma.

ferramentas de e-mail marketing

Outras ferramentas de e-mail marketing

Além das ferramentas de e-mail marketing mais populares e completas que indicamos os prós e contras acima, listamos a seguir outras que também possuem e-mail marketing e alguns dos recursos mais necessários para seu negócio.

Infusionsoft

Uma opção interessante para pequenas e médias empresas que necessitam de uma poderosa e avançada automação de marketing.

De certa forma, não tem como compará-lo com os serviços apresentados acima, uma vez que não se trata apenas de uma ferramenta de e-mail marketing. Infusionsoft é um sistema de venda completo de automação de marketing. E-mail marketing é apenas uma das muitas ferramentas fornecidas.

Dito isso, seria ingênuo não apresentar Infusionsoft neste post. Para muitas empresas, a sua plataforma é um pote cheio.

Infusionsoft não é barato. Seu preço começa em US $ 199/mês, e é preciso pagar por um pacote inicial (Kickstart), que pode chegar à 2.999 e é obrigatório para todos os novos clientes.

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Para a maioria dos comerciantes e empresários a ferramenta fica fora do orçamento, mas, para alguns, é apenas um investimento em vista do retorno que o Infusionsoft pode gerar para os seus negócios.

Infusionsoft é um sistema de CRM completo, com ferramentas de automação de marketing e comércio eletrônico.

Você pode automatizar seu marketing de vendas com base no comportamento do cliente e desenvolver uma comunicação personalizada.

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Por exemplo, se alguém adiciona um produto ao carrinho de compras, mas não faz checkout, um e-mail pode ser desencadeado para lembrá-lo de completar a sua ordem de serviço. Talvez você deseja enviar automaticamente cupons de desconto para os clientes aniversariantes ou queira criar funis que transformam seus assinantes não pagantes em clientes.

A maior queixa dos clientes do Infusionsoft é que você pode gastar dias criando sequências de e-mails.

Em geral, Infusionsoft só se torna um bom investimento quando seu negócio está faturando bem ao ano. Também só faz sentido se o seu segmento for do mercado virtual.

Benchmark

Seguindo o padrão das ferramentas que estão em alta, possui designer de e-mail com recurso drag and drop e possibilita e edição de fotos. Não importa onde seu e-mail for lido, seja no desktop, tablet ou smartphone, a mensagem é responsiva.

Fornece relatórios e os recursos de Testes A/B, verificador de caixa de entrada e relatórios de resultados em tempo real, tem integração com mais de 300 aplicativos e possui plano gratuito, possibilitando o envio de campanhas de e-mail para até 2 mil contatos inscritos ao mês, com suporte completo.

Dinamize

Permite criar segmentações através da combinação de filtros baseados nos dados e no comportamento dos seus contatos. Com o recurso, é possível criar ações focadas no perfil e interesse do seu público.

Possui editor drag and drop facilitando a tarefa de criar o layout para um melhor e-mail marketing, landing pages, integrações com sistemas, automação de campanhas, integração com SMS, além da ferramenta de teste A/B, que faz envios de até 6 versões para um percentual de seus contatos, entre outros serviços.

Qual a melhor ferramenta de e-mail marketing para sua empresa

Existem dezenas de ferramentas de e-mail marketing por aí. As que foram apresentadas são apenas as que considerei como principais candidatas para pequenas e médias empresas. Lembrando que não existe um perfil único de solução quando se trata de e-mail marketing, você precisa pesar as necessidades do seu negócio.

Espero que este artigo ajude você a escolher ou rever a melhor ferramenta de e-mail marketing para alavancar o seu negócio.

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