Locker, pick up store e pick up point: por que esses tipos de frete podem mudar a logística

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Não é segredo que a logística no Brasil ainda causa dor de cabeça em muitos lojistas e consumidores por todo o País. Os motivos são variados, sendo o frete e seus custos logísticos um dos principais deles. Quem trabalha em e-commerce sabe o quanto a última milha é custosa. Do outro lado, os consumidores sofrem com atrasos e problemas de rastreamento que tornam essa experiência ruim.

Para tentar mudar esse cenário é que soluções como o locker, pick up store e pick up point estão sendo adotadas pelas empresas. Conheça um pouco mais sobre esses modelos e como eles podem ajudar a transformar a logística atual e a impulsionar o seu negócio.

O que é locker e como ele funciona

 

Armários. Essa é, basicamente, a definição de o que é um locker. Mas como isso pode ajudar as empresas a reduzirem seus custos logísticos? Simples: o cliente faz uma compra online e em vez de esperar pela entrega em seu endereço, vai a um dos pontos indicados e retira a encomenda em um locker. Para os e-commerces isso representa um custo mais baixo no transporte de mercadorias, que são direcionadas a pontos pré-determinados e não a endereços individuais.

Benefícios

  • Praticidade para o cliente, já que seu funcionamento 24 horas permite a retirada da encomenda a qualquer momento.
  • Custo menor com transportadoras, que fazem mais entregas em um mesmo endereço e não precisam fazer grandes deslocamentos.

Cuidados

  • Custo para implementação e manutenção, além das taxas que costumam ser pagas aos proprietários dos pontos de retirada.
  • Ocupação dos lockers. Com o aumento da demanda é possível que os armários sejam insuficientes e a situação gere insatisfação nos clientes.

 

Amazon Locker: como funciona

 

O serviço, que deu seus primeiros passos nos Estados Unidos, deslanchou com a gigante Amazon, que já espalhou mais de 3 mil armários pelo país.

Para que um cliente da Amazon consiga retirar sua encomenda em um locker, deve inserir o código único que recebeu por e-mail/mensagem ou escanear o código de barras enviado por e-mail usando o leitor disponível no armário. “Em vez de entregar um pacote ao seu endereço, você pode selecionar um local do Amazon Locker e retirá-lo em um momento conveniente para você”, informa a empresa em seu site. Para o cliente, esse serviço não tem custo adicional e a encomenda fica disponível por três dias corridos.

Página exclusiva sobre o serviço Amazon Locker. A empresa já soma mais de 3 mil armários espalhados pelo país

Essa vantagem e comodidade se repetem também em situações de devolução de produtos. Para fazer uso da logística reversa, o consumidor deve seguir o mesmo procedimento, usando o locker como um dropoff. Assim, os transportadores da Amazon podem retirar as mercadorias devolvidas ao mesmo tempo em que abastecem outros armários.

Via Varejo

 

No Brasil, a modalidade começou a ganhar espaço pelas mãos da Via Varejo, dona das redes Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. No início de 2018 a empresa espalhou alguns lockers por postos de combustível na cidade de São Paulo para testar sua aceitação. Hoje o serviço já está disponível 24 horas também para consumidores do Rio de Janeiro.

Serviço de armário tipo locker é aposta da Via Varejo no Brasil

O que é pick-up store e como ele funciona

 

O pick-up store é o famoso “compre no site e retire na loja”. Nesse caso, no lugar do armário, o cliente vai até uma loja física da empresa para receber seu produto, que costuma estar em um balcão próprio para esse atendimento. A solução se tornou popular por volta de 2010, após redes americanas como Best Buy e Macy’s adotarem o conceito.

No site da Best Buy o passo a passo mostra o que é preciso para que o cliente pegue o seu produto e oferece, em alguns casos, a opção de retirada direto no armazém. A página ainda garante recalcular o preço do item se na loja física ele estiver mais barato do que o ofertado no site.

Espaço na Best Buy dedicado à retirada de mercadorias compradas na web

Na Macy’s a divulgação do serviço é feita dentro das lojas físicas

Ao integrar as operações físicas e digitais do negócio, o serviço de pick-up store reforça o conceito de omnichannel, conectando o on e offline, prática que é cada vez mais tendência de mercado.

No Brasil, o serviço já é oferecido por empresas como Americanas, Centauro e Magazine Luiza – que fez seus primeiros testes do formato em 2015 e hoje oferece mais de 700 opções de loja para retirada.

Página de divulgação do serviço “Retirar na Loja” da Magazine Luiza

Benefícios

  • Economia para o cliente, que não precisa pagar taxa de frete para ter seu produto.
  • Economia para a empresa, que reduz o volume de envios.

Cuidados

  • Controle de estoque. É preciso sincronizar os sistemas de estoque físico e digital para garantir a disponibilidade de produtos nas duas modalidades de compra.
  • Atenção fiscal, já que é preciso justificar o processo de entrada e saída e garantir as informações do controle de inventário.

 

O que é pick-up point e como ele funciona

 

O pick-up point segue o mesmo conceito de “clique e retire” do pick-up store, com a diferença de que nesse caso a retirada dos produtos comprados é feita em uma rede de parceiros, estrategicamente espalhados pelas cidades. O serviço também representa a ideia de omnichannel ao integrar os ambientes on e off – ainda que a retirada seja feita em lojas de terceiros.

A vantagem desse serviço é que o e-commerce não precisa, necessariamente, ter uma operação física para atender seus clientes. Já para o estabelecimento parceiro, representa oportunidade no aumento das vendas, pois indo até o ponto de retirada da encomenda o cliente pode aproveitar as oportunidades da loja.

Logística reversa no pick-up point

 

A logística reversa é um dos processos mais custosos da jornada logística por todo o mundo. Segundo dados da Reverse Logistics Association, o custo com esse processo pode representar até 25% do PIB de um país. É também para reduzir esse prejuízo que a solução de pick-up point vem sendo adotada.

Em 2017 a Amazon fechou parceria com a loja de variedades Kohl, que cedeu seu espaço para receber encomendas que precisavam ser devolvidas à varejista. O resultado foi positivo não só para a Amazon, que reduziu seus custos com esse processo: levantamentos mostraram que as lojas que aceitaram a parceria registraram um aumento de 8,5% no número de visitantes.

Benefícios

  • Redução dos custos com logística reversa, já que a coleta das mercadorias é feita em um único ponto.
  • Redução de custos com transporte, pois o cliente busca sua encomenda em um dos postos parceiros.

 

Como os pontos de retirada ajudam a reduzir os custos da última milha

 

Aderir ao conceito dos pontos de retirada representa não só uma tendência de mercado, como também ajuda a reduzir os impactos e custos da última milha, a etapa mais sensível e custosa da logística. Alguns problemas que a implementação de pontos de retirada ajuda a resolver:

Transporte
Quem atua no processo de entregas sabe o quanto o transporte de mercadorias até o destino final é caro e também trabalhoso. Empresas com operações nacionais precisam enviar seus produtos para todo o território e acabam assumindo custos ligados à transporte, manutenção e seguro – que acabam sendo repassados ao cliente.

Centralizar a entrega dos produtos em pontos estabelecidos é a solução para diminuir os problemas e baratear o custo para o consumidor, que tende a escolher esse tipo de entrega para garantir preços mais vantajosos durante a compra.

Entrega
São vários os problemas relacionados à entrega de encomendas, entre eles atrasos, ausências do destinatário e roubos de carga. Além de atrapalhar o planejamento logístico, esses pontos geram mais custos ao negócio. São vários os problemas relacionados à entrega de encomendas, entre eles atrasos, ausências do destinatário e roubos de carga. Além de atrapalhar o planejamento logístico, esses pontos geram mais custos ao negócio. É por isso que implementar os serviços de locker, pick-up point e pick-up store, centralizando as entregas em lugares pré-estabelecidos, ajudam a reduzir essas dores de cabeça e tornar a experiência do cliente mais agradável.

Segurança
Outro ponto que traz vantagens na adoção dos pontos de retirada pelos e-commerces é o da segurança. São inúmeros os casos de roubo de mercadorias registrados durante a tentativa de entrega ao cliente. No Rio de Janeiro, por exemplo, os Correios chegaram a cobrar taxa extra para cobrir os custos com a violência na cidade.

Implementar os pontos de retirada nos negócios é uma forma de caminhar para a tendência omnichannel que vem se fortalecendo. A adoção de novos formatos de interação entre empresas e clientes é a fórmula para repaginar a logística atual e, embora esses ainda sejam formatos novos, que estão dando seus primeiros passos no País podem representar ganhos para todos os lados no futuro.

Você já implementou algum tipo de ponto de retirada em seu negócio?  Conta pra gente!


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