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E-commerce
Postado por Mandaê
Atualizado em junho 30, 2021 por Mandaê
Estruturar campanhas no Google AdWords não é a única forma de atingir potenciais clientes e aumentar a sua taxa de conversão. Cada vez mais empresas têm apostado em diferentes canais de vendas, com estratégias inovadoras de captação e análise de dados.
Afinal, não basta levar o usuário para sua loja virtual. É preciso envolvê-lo, ganhar sua confiança e atender suas necessidades de maneira surpreendente.
Para conseguir isso, selecionamos abaixo táticas bem-sucedidas de empresas que utilizam recursos inovadores, alçando a organização a um patamar elevado de reconhecimento no mercado. Confira!
Ao invés de oferecer uma gama de produtos de uma só vez ou de forma aleatória, mostre exatamente aquele que atende às necessidades do consumidor, assim, será mais fácil aumentar as chances de venda. Veja como algumas empresas fazem isso:
Sistema de recomendação
A Netflix desenvolveu um sistema global unificado que recomenda filmes e séries a assinantes com base em seu histórico de interação no site, identificado por uma série de algoritmos. Na prática, o sistema realiza o cruzamento de dados para identificar as preferências em comum de usuários que gostam de Matrix, por exemplo. Com essa estratégia, a taxa de conversão se torna exponencialmente maior.
Baseado no modelo de recomendação da Netflix, a empresa brasileira Wine.com.br desenvolveu um algoritmo de sistema de personalização para cada cliente, capaz de compreender o perfil de cada consumir e apresentar o produto do seu interesse, de acordo com as recomendações e avaliações feitas por ele no site.
“No caso de um consumidor que costuma dar cinco estrelas para vinho português e adora vinhos do velho mundo, por exemplo, por que eu vou incentivá-lo a comprar vinho chileno? É preciso entender isso e oferecer o produto certo para o cliente e, assim, aumentar a minha taxa de conversão”, explicou Gustavo Daher, gerente de marketing da Wine, no Fórum E-commerce Brasil.
Segmente o máximo possível a sua base de e-mails – construída através das suas estratégias de captação de leads – e desenvolva campanhas de acordo com os interesses de cada público.
E-mails personalizados funcionam melhor porque são adaptados às necessidades individuais do cliente, o que significa que são mais relevantes. Isso aumenta a probabilidade de que eles sejam abertos, lidos e clicados.
Além de táticas de cross selling e upselling, a Wine utiliza os dados coletados por meio do seu sistema de algoritmos para realizar campanhas de e-mail marketing segmentadas, com conteúdos específicos para cada cliente.
A empresa chega a fazer até 30 segmentações diárias de e-mail marketing, o que tem contribuído para o crescimento do negócio. Em 2015, o e-commerce tinha 300 mil clientes, mas neste ano soma mais de 400 mil.
Somente uma campanha para uma base ultra segmentada, enviada a 45 clientes que consomem vinhos de cerca de R$ 600,00, obteve 62% de abertura, 35% de cliques e 20% de conversão.
Com essas ações, o e-commerce não consegue apenas mais vendas, mas também oferece melhor experiência de compra para o cliente, que obtém informações dos produtos do seu interesse. Assim, ambos saem ganhando.
Faça ofertas especiais sob medida de acordo com o interesse de cada cliente. A Amazon utiliza os dados recolhidos a partir de histórico de compras de um cliente para enviar ofertas específicas adaptadas aos seus interesses. Um cliente que verifica os preços de um determinado notebook, por exemplo, alguns dias depois recebe por e-mail uma oferta especial do mesmo produto ou de itens similares.
A Wine, detentora da WBeer.com.br, criou o Laboratório da Cerveja, uma estratégia de interação para envolver o usuário e, ao mesmo tempo, obter dados para realizar o envio de e-mail marketing segmentado.
A campanha convida o usuário a simular a criação da sua própria cerveja, apontando as suas ideias e preferências. Em seguida, os especialistas da WBeer analisam as melhores propostas e, em parceria com a Cervejaria Barco, desenvolvem por completo a cerveja, desde a receita, o nome até o rótulo.
Além de estimular a interação de forma atrativa e dinâmica, a ação gera dados que servem para diferentes campanhas de segmentação. “Eu tenho todos os gostos do meu cliente, se ele gosta de uma cerveja mais maltada ou menos maltada, por exemplo, e sei quais pessoas gostam da bebida com amargor alto. Assim, tenho a possibilidade de mandar um e-mail marketing segmentado só com dicas de cervejas de amargor alto”, contou Gustavo Daher.
Outro exemplo interessante é o da empresa Birchbox, que envia caixas mensais com diferentes tipos de amostras e oferece a oportunidade de os assinantes comprarem os produtos que eles gostaram. O lema da loja é “experimentar, aprender e comprar”, que nasceu com a proposta de propor novas descobertas e fazer o cliente se sentir especial, tendo a oportunidade de testar o produto antes de comprá-lo.
Para o sucesso do negócio, desde o começo a loja virtual analisa dados dos clientes para enviar ofertas personalizadas e aumentar as vendas. Os assinantes são convidados a inserir seus dados pessoais, como o tom de pele, cor do cabelo e preferências de estilo para determinar o que vão receber a cada mês. Esses dados também ajudam nas recomendações de produtos em sua loja física, em Nova York.
Não tome nenhum tipo de decisão por “achismo” ou feeling, procure validar todas as suas ações com base na análise de dados do seu negócio.
Construa um perfil detalhado dos seus clientes, incluindo comportamento de compra, histórico de compras anteriores e informações de contato. Para isso, avalie todo tipo de interação dos clientes com sua loja, realize testes AB e utilize metodologias para medir as visitas, interesse por produtos, decisão e recompra do seu e-commerce.
Em seguida, faça o cruzamento desses dados e elabore estratégias personalizadas. Além de melhorar a experiência do usuário, você vai conquistar a lealdade de clientes, impulsionar suas vendas e desenvolver uma boa reputação.
Se você não tem um sistema de BI em sua empresa, pode utilizar ferramentas extremamente eficazes para medir as interações nas páginas do seu site:
Inspire-se com esses exemplos e busque formas inovadoras para conquistar mais clientes. Se você conhece outras ações desse tipo, conte para a gente nos comentários.
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