Estratégias imbatíveis para obter avaliações de produtos na sua loja


 
A avaliação de produtos (reviews) no e-commerce é um gatilho de prova social poderoso para a conversão de clientes.

A explicação para isso é muito simples: ao pesquisar produtos online, o visitante confia mais nas opiniões de outras pessoas que vivenciaram a experiência de compra do que nas descrições de produtos feitas pela empresa.

O consumidor está cada vez mais desconfiado e, por isso, os reviews podem dar o incentivo que ele precisava para fechar uma compra. Dados do EConsultancy, Search Engine Land e Bright comprovam isso:
 

  • A avaliação de produtos é capaz de aumentar as vendas em até 18%.
  • Consumidores que leem avaliações têm 105% mais probabilidade de efetuar uma compra.
  • Consumidores confiam 12x mais em avaliações do que na descrição que a loja faz do produto.
  • 84% das pessoas confiam nas opiniões online tanto quanto confiam em recomendações pessoais.

 
Além disso, as avaliações de produtos dão insights importantes de quais itens estão sendo mais bem avaliados, o que ajuda no desenvolvimento de promoções com potenciais chances de lucratividade.

Quanto mais reviews positivos, mais vendas fechadas. Por isso, neste post você vai descobrir como alimentar as páginas de produtos com feedbacks dos consumidores, como lidar com avaliações negativas e quais as principais ferramentas utilizadas.
 

Maneiras comprovadas para conseguir a avaliação de produtos dos clientes

 
Além de oferecer uma experiência excepcional para conseguir avaliações positivas dos clientes de forma espontânea, também existem estratégias para incentivar esse retorno e agregar validação à marca. Confira:
 

Consiga os primeiros avaliadores através de e-mail

 
Essa estratégia é a mais comum e de fato pode surtir grande efeito desde que desenvolvida da maneira certa. Por isso, certifique-se de entrar em contato com o cliente depois da efetiva entrega do produto.

Opte por uma estrutura de e-mail amigável. Não vá logo ao ponto. Primeiro pergunte o que o cliente achou do produto e diga que está à disposição para atender qualquer dúvida ou problema dele. Depois, peça o feedback através do link que o encaminhe para a página de avaliação e diga o quanto isso é importante para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado pela sua loja.

Caso perceba um retorno muito baixo através do e-mail, faça ajustes na mensagem até que obtenha o melhor resultado possível. Foque apenas naquele propósito, não cause distrações com outros links no corpo do e-mail, como ofertas ou similares. Veja um exemplo da Amazon:
 

 
Ao encaminhar a pessoa para a página de avaliação, são listados todos os outros produtos adquiridos e não avaliados pelo cliente, assim é possível conseguir vários reviews em uma única tentativa.
 

 
Para surtir mais efeito, experimente oferecer incentivos. Um brinde é sempre visto com bons olhos pelo consumidor e pode servir como estímulo para deixar sua avaliação.
 

Simplifique o processo de avaliação de produtos na sua loja

 
Não adianta esperar que seus clientes avaliem seus produtos se essa opção não está claramente visível e usual na sua loja.

Navegando por alguns e-commerces é possível reparar que muitos deixam esse campo abaixo de um turbilhão de sugestões de outros produtos, o que torna quase impossível encontrá-lo para deixar uma avaliação.

Certifique-se de que o campo seja visualizado rapidamente para que o visitante não precise rolar muito a página até enxergá-lo. Também é importante garantir um layout bem definido para que os reviews não se misturem com a descrição do produto, por exemplo. Pense em algo com um formato simples e atrativo, como esse exemplo da Nike:
 

 

Crie engajamento com seus clientes

 
Outra forma bastante válida para estimular essa cultura de feedbacks dos seus clientes é trabalhar uma imagem online ativa. Quando você cria engajamento com o público nas redes sociais, por exemplo, desde dar atenção imediata para dúvidas ou reclamações, até o compartilhamento de opiniões sobre os produtos, isso naturalmente gera uma troca.

Quanto mais atividades de engajamento e demonstração de preocupação com o cliente, mais propensos ficarão para se manifestarem também em seu site.
 

De quantas avaliações de produtos minha loja precisa?

 
Quanto mais avaliações positivas, melhor. Basta imaginar como é na realidade, colocando-se no lugar do consumidor. Se uma pessoa falar bem de uma loja você até pode considerá-la como uma opção de compra, mas se 30 pessoas falarem bem dessa mesma marca, você não terá dúvidas.

De acordo com a Bright Local, 85% dos consumidores leem pelo menos dez avaliações antes de decidir fazer uma compra. É assim que funciona também em reviews no e-commerce. Quanto mais depoimentos elogiando o produto ou a marca em si, maiores as chances de reforçar a tomada de decisão do visitante que ainda está em dúvida.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Baymard apontou um fato interessante: os usuários não necessariamente consideram o produto com a maior média de classificação a melhor opção.

Durante testes de usabilidade desenvolvidos pelo Instituto, a maioria dos consumidores preferiu um saco de dormir com uma classificação de 4,5 estrelas com base em 50 avaliações, do que outros produtos iguais com classificação de 5 estrelas que foram baseados apenas em alguns poucos comentários. Isso porque eles simplesmente não acharam a quantidade de avaliações confiável.

Veja o exemplo da Netshoes:
 

 
Quando o visitante clica em um dos itens, o total de avaliações é mostrado ao lado das estrelas para reforçar a confiança do consumidor, assim:
 
 
 
Mostrar a relação das opiniões dá mais credibilidade e ter uma média de votos relativamente alta em um único produto reforça ainda mais as chances de venda.
 

O que fazer com as avaliações negativas?

 
É comum ocorrer contratempos depois da venda de um produto, por isso é preciso ficar atento às operações do e-commerce e garantir a máxima qualidade na entrega daquilo que foi ofertado na sua loja. Mas, quando se deparar com um feedback negativo em seu site, não considere isso como um grande problema.

A empresa de pesquisa e consultoria Econsultancy fez um estudo que confirmou que 68% dos consumidores confiam mais em reviews quando veem notas boas e ruins e 30% suspeitam de avaliações quando não veem nenhuma negativa. Ou seja, ter uma ou outra nota ruim pode deixar a avaliação de produtos mais realista.

Claro que para isso é necessário mais comentários positivos para criar um peso saudável e não acabar prejudicando a imagem da marca. Digamos que existam “reclamações amigáveis” e mantê-las visíveis demonstra transparência por parte da empresa.

Resumindo, não é preciso fugir das avaliações negativas, tome medidas mais extremas apenas se algo sair do controle. Do contrário, saiba lidar com as opiniões dos seus clientes e use-as como forma de melhorar seu serviço.
 

Ferramentas de review para avaliação de produtos

 
Listamos abaixo algumas opções de ferramentas de avaliação de produtos distintas para atender os mais diversos perfis de negócios.
 

Ebit

 
Conhecido como um sistema que pesquisa a satisfação do consumidor online, oferece a coleta de feedbacks após o ato da compra e usa essas informações para qualificar a credibilidade da loja no cenário da internet.

Todos os dados das avaliações são informados e conforme o número de pesquisas e a média de pontuação, a loja adquire um selo de credibilidade (diamante, ouro, prata ou bronze).
 

 
Dentre as outras opções abaixo, o recurso do Ebit é o mais conhecido no mercado por tornar pública a opinião geral dos consumidores sobre uma marca.
 

Trustvox

 
A Trustvox é uma ferramenta certificadora de reviews, pois convida apenas clientes que realmente realizaram uma compra para darem sua opinião sincera sobre sua experiência com a empresa. Todo o processo de incentivar o cliente a contar o que achou do produto e da loja é feitos de forma intuitiva e rápida.
 
avaliação de produtos
 
Tanto as opiniões positivas quanto negativas (não ofensivas) são auditadas e publicadas integralmente nas páginas de produto do e-commerce juntamente com o Selo de Sinceridade, ajudando os novos consumidores a tomarem uma decisão de compra de forma segura e confiável.
 
avaliação de produtos
 

Yourviews

 
A Yourviews permite que você publique avaliações, responda dúvidas na loja e conheça melhor o seu cliente. A ferramenta possui planos para garantir a coleta de uma quantidade de reviews de acordo com a necessidade do seu negócio.
 
avaliação de produtos
 
Ela também permite a publicação dos feedbacks no Facebook juntamente com a foto do avaliador, entre outras funcionalidades semelhantes às outras ferramentas citadas.
 

Power Reviews

 
É utilizado pela Netshoes e outras marcas grandes. Permite, entre outras coisas, que você escolha uma comunidade de revisores através do Power Reviews On-Demand para uma campanha de amostragem de algum produto que estiver lançando.
 
avaliação de produtos
 
Além de exibir o comentário do usuário para enriquecer a avaliação e incentivar o processo de compra, a ferramenta permite listar características pré-definidas para a seleção do avaliador de acordo com a sua experiência com o produto, como é possível ver no exemplo acima.

Também apresenta um selo de “Comprador Verificado” para dar a garantia de que o sistema analisou e comprovou que se trata de fato de uma pessoa que adquiriu aquele produto. Isso reforça a credibilidade de quem está lendo as avaliações.
 
 
Você possui avaliações de clientes nas páginas dos seus produtos? Conte para gente como fez para obter esses feedbacks!

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