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Tenha um e-commerce de sucesso: dicas imperdíveis de especialistas

Postado por Mandaê

Atualizado em abril 17, 2021 por Mandaê

e-commerce de sucesso

Ter um e-commerce de sucesso não é um desafio apenas para quem está dando os primeiros passos no mundo virtual. As maiores dores dos lojistas já atuantes no comércio eletrônico são melhorar as taxas de conversão e buscar o crescimento saudável do negócio.

Muitos empreendedores acreditam que correr atrás de novas fontes de investimento é um caminho viável para a expansão. Porém, a chave está no planejamento e na compreensão de alguns contextos, que ultrapassam a dicotomia rentabilidade X faturamento.

O que é mais importante: um negócio que gera muito lucro e produz prejuízo em médio prazo ou uma loja virtual que fature menos, mas que seja rentável de forma linear?

Veremos alguns pontos cruciais para você refletir sobre o mercado de e-commerce nacional e global e, assim, eleger estratégias mais objetivas para alcançar sucesso no seu e-commerce.

E-commerces de sucesso entendem que velhas práticas devem ser abandonadas

Um dos sucessos do início do e-commerce no Brasil aconteceu devido ao baixo preço dos produtos em comparação às lojas físicas e ao frete grátis – em parte ainda vigora esse modelo. Duas práticas condenadas por especialistas.

De acordo com José Rogério Luiz, um dos sócios da ITU Partners – consultoria especializada em desenvolvimento de empresas de tecnologia –, os e-commerces nacionais precisam abandonar alguns velhos hábitos danosos à saúde do negócio.

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“O preço no e-commerce deve ser maior do que na loja física. Quando o cliente vai comprar no shopping, ele precisa pegar o carro, gastar com estacionamento, gasolina e ainda paga mais caro. No e-commerce, o envio é feito no conforto da casa dele”, relembrou durante uma mesa do Fórum E-commerce Brasil 2017.

O consultor também engrossou o coro de grande parte dos palestrantes do evento realizado em São Paulo, em julho, sobre o fim da política de frete grátis.

“Excetuando o setor de livrarias, que tem algumas especificidades para envios, nenhum e-commerce de sucesso vai ter crescimento saudável pagando o frete do cliente”, afirmou José Rogério.

Outro ponto importante diz respeito à baixa margem de lucro dos primeiros anos de uma loja virtual, que ocorre pela forma de trabalhar com 120 dias de pagamento ao fornecedor.

O cenário ideal, de acordo com José Rogério, é diminuir esse longo tempo para projetar uma margem em torno de 40 ou 45%.

Um e-commerce de sucesso precisa entender o funcionamento do mercado

Qualquer e-commerce de sucesso sabe que ele não será o futuro do varejo, e sim o presente. As transformações na era da informação não esperam: o amanhã é agora.

No famoso bairro de Soho, em Nova York (EUA), os espaços físicos que abrigavam lojas de grifes de todo o mundo hoje sustentam placas for rent.

Ao mesmo tempo, galpões em pontos estratégicos da Big Apple são cobiçados pelos principais players do comércio eletrônico para entregar encomendas no mesmo dia da compra.

Ainda que em menor escala, no Brasil não é diferente. Segundo o Índice Seed de varejo, o fluxo de visitantes em lojas físicas apresentou retração de 12% em 2016 – comparado ao ano anterior.

O lojista brasileiro que almeja um e-commerce de sucesso precisa compreender esses contextos para empreender com segurança: não se pode entrar em um jogo sem perceber sua dinâmica global. É preciso buscar referenciais em todos os mercados.

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Entender o seu público-alvo e como ele está disposto para a sua realidade também é fundamental para o seu e-commerce alcançar sucesso. Independentemente da sua loja ser segmentada ou multifacetada, pense nos e-consumidores millennials, aqueles nascidos entre 1980 e 1995.

Esse é um público que praticamente não sai de casa sem realizar antecipadamente suas compras online, seja para ir ao cinema, atrações esportivas ou no restaurante do bairro.

5 dicas infalíveis para seu e-commerce obter sucesso

Atualmente, transformar seu negócio em um e-commerce de sucesso talvez seja um pouco mais difícil do que há alguns anos, porque os investidores estão fugindo desse modelo de negócio.

E não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos. Isso não significa que tudo está perdido e que seu negócio naturalmente esteja em risco. Muito pelo contrário. São nessas oportunidades que a lição de casa bem-feita pode render sucesso ao e-commerce mais preparado.

Ao final da palestra no Fórum E-commerce Brasil, o consultor da ITU Partners apresentou cinco dicas objetivas para a sua loja virtual alcançar o sucesso tão desejado:

+ Como calcular e otimizar o lead time para garantir o sucesso do seu e-commerce

– Saber seu diferencial competitivo (e cobrar por isso).
– Preço não pode ser diferencial.
– Para gerar caixa é necessário abandonar o irracional.
– Não existe milagre: margem baixa e financiamento de longa duração “matam” o e-commerce.
– Nem todos os grandes e-commerces são exemplos a serem seguidos.

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