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Postado por Mandaê
Marketing
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Atualizado em dezembro 1, 2021 por
Criar banners por conta própria parece ser uma tarefa de designer, certo? De fato, é. Mas se o tempo e o orçamento são curtos e você precisa de algo para ontem, existem algumas maneiras de você criar banners para o seu site sozinho. Vamos te mostrar algumas artimanhas para driblar o Photoshop e fazer arte. Duvida? Vamos lá!
Antes de tudo, você vai precisar saber quais são os tamanhos dos banners que deseja criar, com dimensões de largura x altura em pixels e ter as fotos ou imagens que deseja utilizar em alta resolução. Também é importante ter a imagem sem fundo (em .PNG) se a intenção é dar destaque ao produto. Então é só escolher o software que achar mais fácil. Listamos três opções de programas em que você pode criar banners. Mas lembre-se que a solução serve para aqueles momentos de desespero. No fim das contas, é sempre melhor ter um designer.
Dica: Se você ainda não tem fotos dos seus produtos com qualidade profissional, aproveite para baixar o nosso guia gratuito de como tirar fotos para loja virtual.
O Power Point não tem unidade de medida em pixels, utilizada no webdesign. A primeira coisa que você vai fazer é ajustar o tamanho do slide para a unidade em que deseja trabalhar o seu banner.
Acesse este conversor de medidas de pixels para centímetros. Para converter, você vai precisar saber quais são as medidas de altura e largura do seu banner, em pixels. Tome nota das dimensões.
Abra o Power Point e clique em: Design > Tamanho do slide > Tamanho do slide personalizado… > Slides dimensionados para > Personalizar. Preencha os campos largura e altura com as dimensões que você converteu, em centímetros. Cuidado para não inverter os lados: certifique-se de usar a dimensão da largura e altura nos campos certos.
Na tela que aparecerá a seguir, selecione a opção “garantir o ajuste”. A magia começa agora!
No vídeo abaixo, levamos menos de 2 minutos e meio para criar um banner de call to action. Caso queira veicular um anúncio fora do seu site, talvez seja interessante conhecer o criador de anúncios do Google AdWords.
Feito isso, basta selecionar a imagem, agrupar tudo, clicar com o lado direito do mouse sobre a seleção, escolher a opção “Salvar como imagem”. Veja como fizemos isso no vídeo. O arquivo em .PPT vai servir apenas para edições futuras no arquivo, não tente subi-lo no seu site.
O Canva é uma plataforma de design bem recente que veio para facilitar a vida dos não designers. Com ele, você pode criar anúncios, capas para Facebook, posts de redes sociais, documentos, materiais de marketing, apresentações e muito mais. Todas as lâminas já vêm formatadas, é só fazer arte.
Alguns designs e funcionalidades são gratuitos, mas a maioria é paga. Também dá para fazer um teste de 30 dias grátis. Na versão paga, o usuário tem acesso a novas funções do site, como definição de uma cor da marca, logotipo e padrões de fontes. Tudo isso serve para formalizar a identidade visual na empresa. Inclusive, também dá para criar equipes no Canva que podem ter acesso a todas as ferramentas.
Na criação de banners existem vários layouts e designs editáveis. Você pode alterar a imagem de fundo, fazer upload de fontes do seu computador, mudar cores das letras e elementos gráficos, mexer no layout. Depois de terminar, é só baixar o arquivo clicando no botão do canto superior direito do Canva e usar no seu site. A plataforma é muito intuitiva, não dá para errar.
Para alterar as dimensões da sua arte, é só clicar em “Arquivo” no menu superior e selecionar um tamanho pré-definido. Se a intenção é criar um banner, então as opções mais interessantes estarão por último na lista.
Se o Canva talvez seja ideal para armazenar e manter toda a sua identidade visual com variedade de formatos e opções, o Banner Snack é especialista em banners e só. Quais são as diferenças entre os dois?
O Banner Snack é interessante porque ele tem mais foco na criação de calls to action e em soluções para integrar os banners ao seu site, enquanto o Canva tem uns layouts mais “inspiradores” mas não tão comerciais – originalmente, o Canva foi criado para apresentações. Isso explica muita coisa.
Mas isso foi só a ponta do iceberg. Com o hábito, com certeza você vai encontrar ainda mais opções no plano gratuito que vão satisfazer as suas necessidades de criação de banners.
Na imagem abaixo, a página de exportação do seu banner. Repare no menu à direita, com o código prontinho para embedar na sua loja. Maravilha!
Existem dois motivos principais para você evitar o Photoshop: não ter a licença do software ou não saber mexer. Se você quer escapar dele para criar banners sozinho, pode ser que até essas opções sejam confusas e você consiga criar banners lindos no Paint.
Brincadeiras à parte, nenhum desses recursos é melhor do que o outro. O Power Point ganha em familiaridade, o Canva em visual e o Banner Snack em código. Se a intenção é criar sozinho, o importante é testar, fuçar, mexer em tudo e escolher a ferramenta com a qual você se sinta mais confortável. Não se esqueça de voltar aqui depois para contar como foi!
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