Logística

Tudo o que você precisa saber sobre transporte terceirizado

Postado por Mandaê

Atualizado em março 16, 2022 por Nuvemshop Acesso

 

Depois de uma venda no e-commerce, inicia-se um complexo processo de transporte, que, por sua vez, além de ser responsável pela movimentação do produto até o consumidor final, é o principal componente do custo logístico para a maioria das empresas.

E não para por aí. O transporte tem papel fundamental na qualidade do serviço, já que impacta diretamente no tempo de entrega, na confiabilidade e na segurança dos produtos.

Para ajudar você a minimizar os impactos dessa etapa, confira a seguir como o transporte terceirizado pode ser a saída para sua empresa e seu fluxo operacional.

Como fazer um bom negócio ao investir em transporte terceirizado

Listamos abaixo os fatores que você deve levar em consideração ao pesquisar a melhor opção de transporte terceirizado para seus envios.

Treinamento de equipe

Um processo de envio desorganizado ou uma equipe não qualificada acabam influenciando na imagem da marca como um todo, seja com transporte terceirizado ou não.

O que conta na percepção do consumidor é o serviço final. Por isso, opte por um parceiro que invista em treinamentos regulares dos motoristas e garanta que todos os colaboradores estejam uniformizados e motivados para o que estão designados a fazer.

Acordo de SLA (Service Level Agreement)

O acompanhamento do SLA ou Acordo de Nível de Serviço de entrega vem sendo cada vez mais comum em transportadoras de credibilidade. O índice atua como um compromisso entre a transportadora e a sua empresa, servindo para garantir o melhor nível de serviço possível.

Confira os pontos a serem medidos para um bom SLA:

• Prazos de coleta com o remetente e de entrega ao destinatário.
• Ressarcimento imediato em caso de avarias e extravios.
• Tempo rápido de resposta às solicitações.

Essa métrica é uma forma de aperfeiçoar o serviço para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do seu e-commerce.

Manutenção da frota

A manutenção do transporte terceirizado também pode definir o desempenho da entrega de encomendas, principalmente em viagens mais longas, que exigem mais desempenho dos veículos. Fique atento a isso!

Um parceiro de alta qualidade terá um checklist para auxiliar na prevenção de problemas técnicos no transporte terceirizado. Alguns pontos de verificação indispensáveis são: o estado dos faróis, freios, óleo, combustível, pneus, entre outros.

A idade dos veículos utilizados pela transportadora também é um ponto de atenção. Veículos antigos prejudicam o SLA de entrega por demandarem mais manutenção a curto prazo, impactando a carga e o prazo de entrega.

Seguro de transporte

A empresa responsável pela terceirização de transporte deve ter contrato de um bom seguro para aplicar garantia sobre as cargas transportadas.

Questione qual o valor limite assegurado por embarque para não ter surpresas. Não há uma padronização para essa cobrança. Antes de fechar negócio, informe-se e negocie.

Regularidade

Certifique-se de que a empresa possui todas as documentações e certificações necessárias para atuar com a terceirização de transporte como, por exemplo, o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Dependendo do tipo de carga com a qual a transportadora se dispõe a atender, as exigências são maiores e a operadora precisa estar ciente e dentro da regularidade.

Histórico de problemas

Não deixe de “investigar” o histórico da empresa responsável por terceirizar o transporte da sua loja virtual. Verifique quais foram seus maiores feitos e, principalmente, quais os casos problemáticos que tiveram e como agiram para contornar a situação. Isso dirá muito sobre a transportadora.

Clientes atendidos

Outro aspecto que também diz muito sobre a operadora de transporte terceirizado é a análise de quais os clientes são atendidos por ela e em quais segmentos desempenha um alto nível de serviço.

Rastreamento de encomendas

Hoje em dia é indispensável monitorar as coletas e entregas de mercadorias. Informe-se sobre o sistema que a transportadora utiliza e veja como integrar isso à sua empresa.

Assim, é possível fazer um acompanhamento em tempo real para poder tomar rápidas decisões e sempre manter o cliente final informado visando evitar atritos e o aumento de interações no suporte ao cliente, o que gera mais gasto de tempo e dinheiro para o seu negócio.

Em tempos de senso de urgência, quem tem essas informações muito bem alinhadas ganha vantagem competitiva no mercado, porque mesmo diante de um caso de atraso na entrega, deixar o cliente ciente disso reduz significativamente as chances de insatisfação e churn (quando um cliente não volta mais a comprar na sua loja).

Tecnologia em alta

De modo geral, aposte na transportadora que se mostra a par das tendências tecnológicas do setor logístico e que, mais do que isso, compartilhe isso com a sua empresa para facilitar a comunicação entre vocês.

O uso da tecnologia amplia a transparência, melhora a experiência do usuário e impulsiona a qualidade do serviço.

Depois dessa imersão no mundo do transporte terceirizado, confira os benefícios desse modelo de transporte para avaliar se realmente vale a pena para a sua empresa.

Quais os benefícios do transporte terceirizado para o seu negócio

Especialidade no assunto

Quando você contrata uma transportadora é esperado que ela tenha expertise no serviço que presta, uma vez que é o foco dela, enquanto sua loja virtual precisa estar focada em vender mais.

Por isso é considerado uma opção para os e-commerces se “desafogarem” de uma das diversas tarefas que compõem a rotina de quem vende online.

Outro ponto extremamente delicado quando se tem uma frota própria é a burocracia e a devida documentação exigida para o envio das encomendas. Como isso fica sob responsabilidade da transportadora, você pode ficar tranquilo.

Menos custos operacionais

Claro que há todo um custo por trás da contratação de um parceiro para fazer os envios dos produtos do seu e-commerce, mas esses valores não se comparam ao alto investimento que é necessário para compor toda a frota de veículos e manter a manutenção periódica deles.

Isso sem contar a contratação de motoristas, com salário e benefícios e os impostos sobre os envios. De certa forma, você não deixa de pagar os itens citados, mas sua vida fica mais fácil quando tudo já está dentro do valor contratado pelo serviço.

Mais tempo para os negócios

A parte de transporte das encomendas é uma tarefa que exige muita dedicação e tempo. Dessa forma, a partir do momento que você deixa essa parte com uma empresa de transporte terceirizado, sobra muito mais tempo para que possa investir em estratégias para vender mais.

Além disso, não há a necessidade de separar uma equipe inteira para gerir o processo de transporte das encomendas.

A Mandaê liga você a diversas transportadoras e centraliza tudo em um único serviço

Com a Mandaê, você diminui a carga da sua equipe, já que ela age como intermediária para resolver todas as demandas com as transportadoras, resultando em:

• Menos processos e mais agilidade para a sua empresa.
• Respostas mais rápidas sobre a situação das encomendas.
• Atendimento especializado para a sua loja.
• Informações privilegiadas das transportadoras.

Rastreamento unificado

Com a atualização automática do rastreamento de todas as transportadoras em um painel de ocorrências, você otimiza sua operação e não se preocupa em gerenciar diversas transportadoras ao mesmo tempo ou integrar múltiplos sistemas.

Entre algumas das vantagens, estão:

• Consulta acessível por meio do site da Mandaê.
• API para exibição do rastreamento em seu e-commerce.
• Link de rastreamento compartilhável com seus clientes.
• Notificações por e-mail para destinatários e remetentes.

Painel de ocorrências

Você tem acesso fácil ao status de todas as suas encomendas para se antecipar a possíveis ocorrências.

Informações disponibilizadas:

• Atualizações automáticas para o seu cliente.
• Sinalização de atrasos para monitorar a entrega e prevenir ocorrências.
• Relatório de tentativas de entrega para saber quando acionar seus clientes.
• Notificação de atualizações críticas, como pendências fiscais, recusa de recebimento e impossibilidade de entrega.

Dashboards de performance

A Mandaê mostra de forma transparente o seu nível de serviço e o das nossas transportadoras parceiras, assim como os principais indicadores logísticos, como relatório de entregas e de SLA (encomendas dentro e fora do prazo).

Leia também:

+ Transportadora para e-commerce: tudo que você precisa saber

+ A Mandaê é confiável? Confira como funciona dos bastidores à entrega ao destinatário

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