Influenciadores digitais podem ser a solução de divulgação para lojas virtuais

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, cerca de 84% dos consumidores tomam decisões com base em opiniões de fontes confiáveis. Ainda que as marcas façam esforços descomunais para humanizar a publicidade e esconder o intuito persuasivo nas suas mensagens, nós, consumidores, mantemos a nossa preferência e confiança em opiniões de gente feita de carne e osso.

O consumidor já criou um bloqueio em relação à maioria dos anúncios. O que fazer, então, para continuar no seu imaginário sem invadir o seu espaço? Os influenciadores digitais, ou digital influencers, podem ser a resposta para essa pergunta. Descubra o que é um digital influencer e como usá-lo para alavancar as suas vendas.

O que é digital influencer?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Youpix, existem dois tipos de digital influencers: as celebridades e os nativos digitais.

• Criadores nativos digitais: são influenciadores que nasceram por meio das redes sociais das quais participam e adquiriram reconhecimento no nicho em que atuam.

• Celebridades: são os cantores, atores e apresentadores e pessoas públicas que adquiriram fama em outros meios, mas também desempenham papel de influenciadores.

Mas a pesquisa vai além e ressalta algumas diferenças do público em relação a esses dois grupos de influenciadores. De acordo com a percepção dos seguidores, as celebridades são sentidas como figuras mais distantes e idealizadas, cujas imagens são difíceis de desvincular do mundo da TV ou do rádio.

Os criadores nativos digitais, nascidos e criados na internet, têm influência emocional, “permeada pela espontaneidade” e são capazes de criar conexões com o consumidor. Veja, o post abaixo, da Bruna Tavares, do Pausa para Feminices:

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No post, Bruna anuncia uma parceria entre o blog e as lojas de maquiagem Quem disse, Berenice?. Repare como suas seguidoras estão engajadas com o conteúdo. Isso é o que resume o poder da influência quando a estratégia é bem aplicada.

Como encontrar digital influencers para a sua loja virtual

Antes de pensar em digital influencers, você deverá pensar no público que já compra na sua loja: quem consome os seus produtos, gênero, faixa etária, região ou cidade em que vivem, qual a frequência de compra e que hábitos de consumo e estilos de vida eles têm.

A Airstrip lançou uma ferramenta de busca de influenciadores digitais. Segundo a empresa, basta definir os objetivos da sua comunicação e encontrar os influenciadores mais indicados para a sua marca. Outra ferramenta, chamada Squid, também busca o digital influencer ideal para o seu tipo de negócio.

Uma das questões mais cuidadosas nessa escolha é não medir o engajamento potencial pela quantidade de seguidores. A pesquisa da Youpix confirma que, quanto mais seguidores tem um influenciador, mais a imagem dele se aproxima de uma celebridade e se distancia do público. A tabela abaixo mostra a relação:

Como conseguir publicidade espontânea com digital influencers

Para uma pequena empresa, é recomendável investir em um influenciador que aceite permuta como pagamento. Mas você pode ter a sorte de ter o seu produto divulgado por um influenciador espontaneamente. Como? Existem duas maneiras simples de fazer isso.

  • Enviar seus produtos: capriche na embalagem e na seleção dos produtos. Redija uma carta de apresentação que explique a proposta de valor do seu negócio e por que escolheu aquela pessoa para enviar os produtos. Depois de fazer isso é só torcer para que cheguem intactos e para que o influenciador fale bem do que recebeu. A Ninathi acessórios vende produtos personalizados para bebês.

A loja enviou um kit de produtos personalizados para Tati Romano, do Panelaterapia. Ganhadora do prêmio influenciadores 2016, Tati divulgou os produtos da Ninathi espontaneamente. Veja:

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Mais um exemplo, dessa vez de youtubers, envolve mais uma ganhadora do Prêmio Influenciadores. Dessa vez, falamos do DIYCore, comandado por Karla Amadori. Todos os meses, Karla reúne os produtos que recebeu e divulga quem os enviou em um vídeo no seu canal. Westwing, Zap Imóveis apareceram com outros pequenos e-commerces de decoração para o vídeo de agradecimento dos “produtos recebidos de agosto”.

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  • Interagir: acompanhar as redes sociais dos influenciadores pode ser uma maneira interessante de se fazer notar. Quando a artista Fernanda Souza pediu uma dica de loja para comprar quadros online, uma seguidora recomendou a Nanus Store, cliente da Mandaê. E, para a surpresa da Roberta Kairalla, proprietária da Nanus, sua loja foi divulgada no Instagram da Fernanda:

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Lista de digital influencers

Além da tradicional pesquisa no Google, você pode dar uma olhada na página do Prêmio Influenciadores Digitais, ver a pesquisa da Youpix (o link está no começo do post) ou contratar os serviços da Airstrip, especializada em encontrar influenciadores nativos digitais compatíveis com o seu nicho de mercado. A decisão vai depender do seu orçamento.

Como se comunicar com um digital influencer

A quantidade de seguidores de um digital influencer vai determinar a sua abordagem – antes de mais nada, procure saber qual é a forma de pagamento ou recompensa pela menção do produto. Dependendo do influenciador, ele pode ser pago em dinheiro ou permuta.

Muitos dos mais proeminentes digital influencers recebem dezenas, se não centenas de mensagens diárias. Separamos algumas dicas para entrar em contato com eles.

  • Procure influenciadores cuidadosamente: só porque um indivíduo tem alto engajamento nas mídias sociais não significa que a audiência fará questão de conhecer seu produto. Certifique-se de que o seu conteúdo tem um laço forte com o influenciador em questão. Só entre em contato depois de ter essa informação.
  • Nicho: busque os influenciadores que traduzem com mais precisão os valores da sua marca. Aproveite para analisar quem são os seguidores, como são os comentários e reações a posts com reviews e menções a outras marcas.
  • Personalize a mensagem: indivíduos que recebem um grande volume de mensagens conseguem farejar de longe um contato que copiou e colou o texto.
  • Defina o porquê: o que o digital influencer poderá ganhar ao promover o seu produto ou serviço? Como isso irá beneficiar os seguidores dele? Você vai oferecer um valor pela divulgação ou permuta em produtos? Clara e brevemente, defina o porquê do seu pedido.

Conseguiu uma parceria? Alinhe a comunicação.

Nas ações de endosso não espontâneas, que acontecem mediante pagamento ou permuta, o anunciante deve definir as diretrizes da parceria. É importante mencionar se a redação do texto ou o post nas redes sociais ficará a cargo do influenciador ou do anunciante.

  • Se o anunciante quiser redigir o texto: certifique-se de dar o tom e o estilo de escrita do influenciador. A partir do momento em que percebem que falam com uma marca, as pessoas deixam de ter interesse na marca e em quem divulgou.
  • Se o influenciador redigir o texto: confira se o influenciador entendeu a proposta da sua marca e se o texto está alinhado com a sua comunicação. Se possível, forneça algumas diretrizes da marca e características do produto assim que fecharem uma parceria.

Como medir a performance de um digital influencer

Não existe uma ferramenta precisa para mensurar o resultado que a menção de um influenciador trouxe para um negócio. Por outro lado, existem maneiras de conduzir essas ações para obter estimativas mais precisas. No e-book Modelo Financeiro para E-commerce fornecemos uma planilha gratuita e mostramos como mensurar a performance de influenciadores digitais. Abaixo, algumas dicas de como medir o sucesso da ação com um digital influencer:

Ação no Instagram ou redes sociais

Se os posts direcionarem para o Instagram ou redes sociais, o mais indicado é trabalhar com apenas um influenciador por vez, no início. Assim, você vai conseguir sentir o impacto que cada ação teve com mais precisão do que se veiculasse três ações simultâneas. Nesse caso, medir alguns indicadores como aumento dos seguidores e dos comentários pode ajudar a mensurar o sucesso da ação.

Parceria com link para o seu site

Se a estratégia for uma parceria com link para o seu site em um post ou descrição de vídeo, uma maneira fácil de mensurar os acessos ao link é através da criação de um UTM para cada influenciador que citar sua página, como campanhas diferentes.

Ação paga ou permuta

Se você pagar pela ação em dinheiro ou permuta, também pode pedir ao digital influencer que forneça as métricas da página em que houve a menção à marca em um período de X dias posteriores à ação. Você pode medir o número de acessos na sua página por meio do Google Analytics e verificar se o número de novos usuários aumentou após a ação.

Para uma loja virtual, mensurar os resultados é ainda mais fácil quando se tem um faturamento estável que desponta após uma parceria com um influenciador. Dessa forma, você pode medir a performance da parceria usando a receita gerada como parâmetro.

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