E-commerce

Guia indispensável de como tirar fotos de produtos para loja virtual

Mandaê

Postado por Mandaê

Atualizado em maio 27, 2021 por Mandaê

Câmera ideal para aprender como tirar fotos de produtos para loja virtual

Se há uma coisa que não podemos ignorar quando se trata de comércio eletrônico, é que seus produtos e a confiabilidade de sua empresa são frequentemente julgados pela qualidade das imagens que sua marca divulga. Um grande diferencial para ter um site atraente significa ter uma fotografia de alta qualidade. Mas, como tirar fotos de produtos para loja virtual? É isso que vamos mostrar neste post.

Antes de mais nada, não é apenas de estética que estamos falando. Apresentar seus produtos com imagens que reflitam boa aparência pode significar (e muito) a conversão de quem está visualizando. Isso é bem significativo se você também está divulgando seus produtos em marketplaces, onde sua marca é exposta ao lado dos seus concorrentes, ou até mesmo em plataformas visuais como Pinterest.

Ou seja, para transformar navegadores em compradores, você precisa mostrar a eles seus produtos da melhor forma possível. Mas, antes de simplesmente pegar o celular e começar a tirar fotos de produtos para loja virtual, saiba que 67% dos consumidores consideram a qualidade da imagem “muito importante” ao decidir fazer uma compra online.

Como tirar fotos de produtos para loja virtual: o que é preciso para começar

Não há necessidade de gastar uma grande parte do seu orçamento em equipamentos de alta tecnologia se você usar a criatividade e souber substituir ferramentas caras por itens simples que resultam nos mesmos efeitos ao tirar as fotografias de produtos para e-commerce. Então, vamos começar:

1. Câmera

Como fotografar produtos para loja virtual - câmera

Você deve estar pensando que é óbvio que a primeira coisa que você vai precisar é uma câmera, mas não é qualquer uma que vai dar os resultados que você espera quando estiver aprendendo a tirar fotos para sua loja virtual.

O indicado, nesse caso, é utilizar uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex), elas não são das mais baratas, mas estão ficando mais acessíveis a cada ano, por isso, se você está pensando em tirar muitas fotos de produtos, investir em uma boa câmera digital vale a pena. Mas, se isso não está em seu orçamento, um iPhone também é uma boa escolha.

Aplicativos gratuitos como VSCO Cam podem ajudar a tirar fotos muito boas com o aparelho celular, especificamente se forem destinadas para canais como o Instagram, Facebook e Pinterest.

2. Iluminação

Como tirar fotos de produtos para loja virtual_guia prático 1

A luz natural funciona muito bem para qualquer tipo de foto e é recomendável usá-la sempre que possível. Fotografar no início da tarde pode garantir melhores resultados. Mas fique atento, o que importa não é apenas a quantidade de luz, mas a distribuição correta dela.

Coloque a mesa o mais próximo possível da janela, sem deixar cruzar com a sombra do peitoral da janela. Você vai querer começar com a janela a 90º para a direita ou para a esquerda do seu miniestúdio. Quanto mais próximo estiver e maior for a janela, mais suave será a luz.

Seu estúdio improvisado deve parecer mais ou menos com isso:

Guia de como tirar fotos de produtos para loja virtual

Obviamente, a maneira de lidar com luzes para fotografar uma garrafa de vinho é completamente diferente quando se trata de uma bola de basquete. No próximo tópico mostramos algumas alternativas de controle de luz para você definir a melhor de acordo com os recursos que possui.

3. Controle de luz e fundo neutro

Aprenda como tirar fotos de produtos para loja virtual

Para conseguir imagens impecáveis de fotos de produtos com fundos neutros (branco, cinza, entre outros tons), profissionais utilizam a “tenda difusora”.

O termo “difusor” se dá pelo fato das laterais e topo serem translúcidos, fazendo com que a luz que entra (natural ou artificial) seja suavizada, iluminando o objeto de maneira mais uniforme e controlando as sombras.

As versões profissionais menores (30x30x30 cm) podem ser encontradas a partir de R$ 100, mas você pode gastar muito menos improvisando com caixas de papelão, tecido e fita adesiva, construindo sua própria tenda. Em um dos exemplos abaixo foi utilizado apenas um balde branco translúcido, isso não diminui seus resultados se utilizado de maneira correta.

Como tirar fotos de produtos para loja virtual_guia prático 2

Veja nesse vídeo como é simples criar sua própria tenda para fotografar seus produtos:

Lembre-se de posicionar o fundo neutro (papel, tecido ou semelhantes) de modo contínuo evitando dobras visíveis. O ideal é dar efeito de profundidade à fotografia. É um fator profissional e simples de ser aplicado, muito utilizado pelo mercado online.

Com um simples rolo de cartolina você consegue construir uma profundidade ideal, como é possível visualizar na imagem acima.

Saiba como tirar fotos de produtos para loja virtual

Você também pode utilizar um cartão branco simples como um controlador de luz que pode ser usado em todas as ocasiões. Ao posicioná-lo perto do objeto, a luz vai expandir sobre o cartão, preenchendo todas as sombras. O posicionamento vai depender da sua preferência para tirar fotos de produtos para loja virtual, então vale experimentá-lo em diferentes ângulos.

Aprendendo a tirar fotos para sua loja virtual

Veja como tirar fotos de produtos para loja virtual_guia

Muitas imagens de sites exibem um único item e, em seguida, descrevem informações sobre ele, como: “também está disponível nas cores em vermelho e azul”. Opte por oferecer um item específico já com imagens de uma relação de cores, não apenas informar os clientes sobre isso, mas fazer de forma que as pessoas vejam por si próprias. Um conjunto de fotos mostrando a variedade de cores vai fazer o produto parecer mais rico, mais atraente e, mais do que isso, vai aumentar as chances de venda.

É importante obter vários ângulos de cada produto, mostrando aos seus clientes os detalhes. Uma variedade de pontos de vista é a melhor maneira de fazer isso.

Busque sites de fotografia gratuitas, o Stocksnap.io, por exemplo, pode ajudá-lo a ter ideias de estilo para as fotos de seus produtos.

Configurações importantes: se você estiver usando uma câmera DSLR, abaixo estão algumas dicas para por em execução.

  • Não use uma lente grande angular, ela irá distorcer a imagem do seu produto.
  • Use a abertura certa. Utilizar f2.8 ou f4.5 irá limitar a sua profundidade de campo, deixando partes de seu produto fora de foco. Uma pequena abertura como f8 ou f11 dará maior profundidade de campo, mantendo o seu produto inteiro nítido e em foco.
  • Use o balanço de brancos corretamente. Ao fotografar, você deve configurá-lo para a mesma tonalidade que suas luzes.
  • O ISO controla a sensibilidade do sensor. Quanto maior o ISO, mais ruído vai existir na imagem. Se possível, defina sua câmera para ISO 100.
  • Câmeras geralmente têm um zoom óptico e um zoom digital. Não use o zoom digital, pois isso irá diminuir a qualidade da imagem. Se você tem um zoom óptico, tente ampliá-lo o máximo que puder.
  • Observando a imagem através do visor da câmera, mude a velocidade do obturador para que a imagem seja exposta de forma apropriada. O número do obturador deve ser diminuído, por exemplo, se sua câmera vai de 1/60 a ¼, essas são frações de segundos que o seu obturador será aberto, diminua a fração para que entre mais luz.
  • Você vai precisar usar um tripé para estabilizar a câmera e poder duplicar o mesmo disparo facilmente para cada um de seus produtos. Caso você não tenha um, procure apoiar a câmera em uma superfície plana.

Outra sugestão, se possível, é ter em mãos um temporizador remoto ou um gatilho de disparo, de maneira que você possa tirar suas fotos sem emitir qualquer movimento na câmera.

Fotografia de produtos para e-commerce: edição das imagens

A ideia de aprender como tirar fotos de produtos para e-commerce é justamente não precisar ter muito trabalho com a edição posteriormente.

Quando você estiver satisfeito com a imagem final, é hora de retocá-la. Se você fotografou seu produto corretamente, com uma exposição adequada em um fundo neutro tudo ficará mais simples.

Basta carregar suas fotos em qualquer software de edição de fotos para efetuar ajustes como corte e correção de cores, detalhes pequenos que podem fazer um uma diferença significativa em uma foto.

Quando é necessário um retoque mais profissional, esse tende a ser o ponto fraco para a maioria das pessoas ao fotografar seus produtos. Então, em vez de fazer um curso avançado de Photoshop, uma sugestão é buscar terceirizar esse trabalho final. Depois de todo o processo de fotografia que você desenvolveu, essa etapa não custará muito.

Encontre o tamanho correto da imagem para seu site

Para encontrar o tamanho correto da foto, clique direito sobre uma imagem do catálogo de produtos em seu site para inspecionar. Em cada navegador a opção “Inspecionar Elemento” é um pouco diferente. No exemplo da imagem abaixo foi usando o Safari.

Com as dimensões corretas, basta redimensionar a fotografia e expor seu produto em sua loja virtual.

Como tirar fotos de produtos para loja virtual - encontrando o tamanho correto

Com essas dicas fica bem mais fácil fotografar produtos para sua loja virtual.

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.