SOS Presentes: inspiração para empreender no e-commerce

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Para partilhar experiências e inspirações de como empreender no e-commerce, sempre postamos depoimentos de clientes que contam suas trajetórias. Dessa vez, buscamos conhecer a história da SOS Presentes, empresa que salva a vida de muita gente: eles vendem e entregam presentes devidamente embrulhados para qualquer lugar em tempo recorde – e também contam com uma ajudinha da Mandaê. ;)

Alexandre Gigante é um dos fundadores da SOS Presentes. Ele é especialista em Marketing, com uma carreira de destaque em entretenimento, turismo e lazer. Hoje, Alexandre é responsável pelas operações do site, parcerias comerciais e contratos com fornecedores. A sócia Santina Amaro Gigante cuida da qualidade e administração da marca. A empreendedora tem vasta experiência nos segmentos de estética e administração.

SOS Presentes: do drama ao insight

 

A ideia da SOS Presentes surgiu em meio ao caos: Alexandre estava num engarrafamento na Marginal Pinheiros a caminho de uma reunião importante. Às 16h, seu celular avisou: era aniversário de um cliente da agência onde trabalhava e ele não podia deixar de enviar um presente naquele dia. Pesquisou algumas lojas virtuais, pensou em comprar o presente num shopping e até cogitou chamar um motoboy para entregar… Mas todas as ideias eram inviáveis por conta do tempo. Ou perdia a reunião ou o presente não chegaria no dia.

Quando ficou claro que aquela missão era impossível, a limitação deu lugar a um insight: “Devia existir uma empresa que socorresse quem precisa enviar um presente de forma rápida”. Alexandre resolveu empreender no e-commerce e idealizou o nome e a missão da SOS Presentes num piscar de olhos. Após contatar sua sócia, em apenas 22 dias o negócio estava criado. As vendas começaram em junho de 2014, mês dos Namorados.

Dicas para empreender no e-commerce

 

Alexandre acredita que quem pretende empreender no e-commerce deve dedicar bastante tempo ao planejamento e à logística, além de firmar boas parcerias. Hoje, a rapidez na entrega é um dos maiores diferenciais. Mas especialmente no mercado de presentes, os empreendedores devem estar muito atentos aos pormenores. Vale a pena ter um cuidado especial com os itens, seleção e embalagem.

Agora o fundador está focado em continuar a divulgação da SOS Presentes e construir uma reputação da marca com base na qualidade do serviço. Por ter uma estrutura pequena – um escritório com três funcionários – é importante ter parceiros que absorvam o espírito da marca e ajudem nessa tarefa.

“Antes de enviar com a Mandaê era um sofrimento. Temos um cuidado especial com as embalagens de presentes. Mas, na hora de colocar o plástico bolha, acomodar na caixa do Correio ou em uma caixinha de papelão, era um sofrimento. Perdíamos muito tempo, além de ficarmos com caixas ocupando o espaço do estoque, esperando uma venda. Também tínhamos que ir até os Correios fazer postagens várias vezes ao dia. Hoje, todo o processo de embalagem e postagem é terceirizado com a Mandaê, só nos preocupamos em embalar o presente. ” – diz Alexandre.

Descobertas e desafios do negócio

 

Nos primeiros seis meses, a SOS Presentes atendeu clientes em diferentes ocasiões e datas, em São Paulo e região. O que não imaginavam é que, pouco a pouco, passariam a atender outro nicho: clientes de outros estados, brasileiros no exterior e até estrangeiros. Com a distância, é difícil enviar um presente que chegue bonitinho ao destino final. Para esses clientes, a SOS Presentes virou uma solução indispensável. Veja algumas soluções da empresa:

  • Envio de presentes em até 2 horas via motoboy ou em até 1 dia útil via postagem em São Paulo e região metropolitana;
  • Resolver o problema de quem esqueceu de comprar um presente;
  • Ajudar quem está distante de São Paulo a enviar um presente em um curto espaço de tempo, garantindo um embrulho bem feito e um cartão;
  •  …E até mesmo quem quer se presentear e não vê a hora de receber.


A estrutura da SOS Presentes é enxuta: são apenas três funcionários no escritório. Se incluirmos os parceiros logísticos e terceirizados, o time soma mais de 40 pessoas. Segundo Alexandre, um dos maiores desafios foi encontrar empresas parceiras de verdade, que traduzissem os valores da marca e o cuidado especial ao manusear os presentes. Para as entregas, fecharam com uma empresa de encomendas expressas. A coleta, empacotamento e postagem ficaram com a gente, da
Mandaê.

Para empreender no e-commerce, solucionar conflitos cotidianos tem um alto potencial de sucesso: ideias inovadoras facilitam as nossas vidas e resolvem problemas à distância de um clique. Pouco a pouco, a SOS Presentes se faz presente como uma alternativa aos atarefados, distraídos, distantes, ansiosos e muitos outros consumidores que precisam de um presente entregue “pra ontem”, embalado, com cartão e em tempo recorde. Afinal, dar e receber mimos jamais deve ser motivo de stress.

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