NewLentes reduz custos em 9% após parceria com a Mandaê

Embora não exista fórmula e nem receita pronta para o sucesso de um negócio, uma regra que todas as empresas devem seguir é a de conhecer e analisar seu mercado. Quanto mais um time entende sobre seu nicho, maior o potencial de tornar sua marca saudável e rentável. Esse conhecimento ajuda não só a identificar as forças de um negócio (e como explorá-las), mas também suas fraquezas – e, nesse caso, em como reduzir esses impactos.

Desafio NewLentes: do físico ao digital

 

Conhecimento nunca faltou na família de Renato Ruiz. Seus primos, Daniel e Lucas Fernandes, cresceram na ótica da mãe e, durante o período em que auxiliaram nos processos administrativos e operacionais, acumularam uma grande quantidade de informações sobre essa indústria. Com a expertise, em 2010 decidiram expandir para o digital. Renato se juntou aos primos para dar vida ao e-commerce da NewLentes, que já representa mais de 60% do faturamento total do grupo.

Embora já tivessem experiência com o nicho e seus produtos, faltava a eles noções sobre a mecânica da nova plataforma. “Migrar para a venda on-line era uma evolução natural da empresa e nós tínhamos conhecimento suficiente para expandir. O problema era o entendimento sobre esse ecossistema, que é totalmente diferente do varejo físico”, conta Ruiz. A complexidade envolvendo processos de marketing, tecnologia e logística fez com que os primos buscassem soluções que amparassem a operação.


Página inicial do e-commerce da NewLentes

NewLentes + Mandaê: qualidade e economia

 

  • Contrato único
  • Encomendas conectadas a diversas transportadoras
  • Painel de Ocorrências para auxiliar na gestão dos pedidos
  • Processos logísticos mais qualificados
  • Rápida integração entre sistemas
  • Redução de custos com frete

 

Ruiz conta que a parceria com a Mandaê nasceu devido às possibilidades de ganho apresentadas pela plataforma logística. “A proposta de mudar o conceito logístico no mercado brasileiro foi o que nos fez querer assinar o contrato”.  Para o diretor, outra vantagem da parceria é a inteligência atrelada ao processo de entregas. “O fato de a Mandaê conectar nossas encomendas às grandes transportadoras e em único contrato nos chamou a atenção”.

Redução de custos e qualidade nos processos

 

A fim de tornar a logística uma vantagem competitiva para as empresas, a Mandaê se mantém comprometida com o serviço prestado em todas as etapas em que atua – das coletas às entregas. Esse padrão faz com que os processos logísticos se tornem mais ágeis para os negócios. “A qualidade entregue pela Mandaê permitiu que direcionássemos a energia de nosso time para outros pontos estratégicos dentro da empresa”.

Tais cuidados também foram refletidos no atendimento da NewLentes a seus clientes, já que com os recursos do Painel de Ocorrências se tornou possível não só gerenciar os pedidos, como também tratar as solicitações abertas pelos consumidores. “Ganhamos velocidade e reduzimos os impactos ao cliente”, conta o diretor.

A parceria, que existe desde o segundo semestre de 2017, já rendeu à NewLentes uma economia média de 9% nos custos de frete. Na região em que está concentrada o maior volume de vendas da operação, a redução foi de 13%.

A NewLentes

 

A primeira ótica da família Fernandes foi inaugurada em 1985 em um bairro de São Paulo. Os irmãos Daniel e Lucas cresceram em meio a óculos e lentes de contato e, com a expertise acumulada sobre o setor, decidiram que iniciar um e-commerce especializado. A NewLentes nasceu em 2010 em parceria com o primo Renato Ruiz e, já no primeiro ano de atividade, faturou quatro vezes mais que a loja física. O sucesso foi tanto que a Google usou a marca como case para exibir os resultados alcançados com campanhas digitais.

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