Logística

Logística: o que é e quando surgiu

Postado por Mandaê

Atualizado em abril 18, 2021 por Mandaê

o que é logística

Já mostramos aqui no blog como escolher uma transportadora, como calcular o frete e até como empacotar coisas, mas, você realmente sabe o que é logística? Calma, não precisa sair pesquisando, está tudo aqui:

Como surgiu a logística

 

A logística, como muitas outras coisas, surgiu como artificio de guerra e estava relacionada à movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições, sempre visando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa.

Em 481 A.C o exército persa foi o primeiro a utilizar planejamentos logísticos em uma expedição contra os gregos. A partir daí, a logística passou a chamar a atenção de grandes conquistadores como Júlio César, Napoleão, Alexandre Grande, entre outros.

Alexandre o Grande, conhecido como um grande estrategista de guerras e conquistas, utilizava a estratégia logística para abater seus inimigos, mapeando toda a região de combate, identificando suas fraquezas e aproveitando cada oportunidade que tivesse.

logística

Planejar o tempo de deslocamento e a distância a serem alcançadas diariamente, assim como o desenvolvimento de novas armas de combate permitiu que seu exército fosse o mais móvel e rápido da época.

A logística de guerra também foi usada por outros conquistadores que utilizavam navios, cavalos, carros de boi e até elefantes no descolamento das tropas, alimentos e materiais.

Mais tarde, depois da Segunda Guerra Mundial, a logística teve um impulso de evolução e refinamento e as empresas passaram a adotar o planejamento logístico.

logística

Finalizando nosso mergulho na história, podemos perceber o quanto profissionais e organizações usam e abusam da logística empresarial para se manterem competitivas e saudáveis financeiramente. Logística hoje é a grande alternativa de ganhos para as organizações.

O que é logística

O primeiro passo para entender o que é logística é compreender a origem da palavra. “Logística” vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Com ela, fazendo as contas certas e agindo de maneira lógica e inteligente, consegue-se fazer entregas de produtos de maneira eficiente.

Um dos objetivos mais importantes para pôr em prática a definição logística é conseguir criar mecanismos para entregar produtos ao destino final no tempo mais curto possível com custos reduzidos. Para isso, os especialistas estudam rotas de circulação, meios de transportes (terra, ar e mar), locais de armazenagem (depósitos), entre outros fatores que influenciam na área.

Com o crescimento do comércio eletrônico, a logística tem um papel cada vez mais importante para muitas empresas. Para algumas delas, não representa apenas uma fonte de vantagem competitiva, mas faz parte da estrutura e funcionamento dos negócios.

Conceito de logística integrada

 

Nas últimas quatro décadas, a logística avançou do transporte/depósito/armazenagem para o nível estratégico da empresa. Na base do moderno conceito de logística integrada está o entendimento de que a logística deve ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados, além de constituir-se em oportunidade de redução de custos.

Alexandre o Grande deixou seu legado e um grande ensinamento logístico. Agora o grande desafio é envolver time, tecnologia e elos da cadeia logística para o trabalho integrado, objetivando aumento dos ganhos, competitividade no mercado e alto nível de serviço aos clientes finais para o sucesso dos negócios.

mandae_guialogisticaecommerce_-_banner02_16-08-16

Gostou? Compartilhe!