E-commerce

10 dicas infalíveis para vender mais pela internet

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 8, 2022 por

Saber como vender mais pela internet é o principal desafio enfrentado por e-commerces de qualquer nicho ou tamanho, principalmente diante da crescente concorrência entre lojas online no país.

Conquistar essa façanha não é tarefa das mais fáceis: envolve a realização de um minucioso planejamento financeiro, estratégias inovadoras de marketing e até mesmo um processo logístico bem alinhado. No entanto, pequenas ações também são capazes de proporcionar um diferencial competitivo e aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Conheça abaixo os principais pontos que merecem sua atenção para ter um empreendimento online bem-sucedido.

Como vender mais pela internet e expandir seu negócio

Embora não exista uma fórmula mágica para vender mais pela internet, separamos as boas práticas de grandes varejistas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

1. Atraia mais clientes

Existem muitas maneiras de atrair clientes para a sua loja virtual investindo em publicidade e conteúdo. No marketing digital, os tipos de aquisição de tráfego podem ser classificados como:

  • Orgânico: o envolvimento orgânico ocorre por interesse do visitante e geralmente depende de esforços em Search Engine Optimization (SEO) ou viralização de conteúdos em redes sociais.
  • Pago: o tráfego pago para o seu site é originado das campanhas que envolvem investimento em publicidade, tanto em mecanismos de pesquisa quanto em redes sociais.

Entre os canais, podemos listar inúmeras maneiras de atingir resultados e vender mais pela internet: anúncios do Google (Shopping e Ads), anúncios em redes sociais, jornadas de e-mail marketing e estratégias de SEO são alguns dos exemplos mais utilizados por grandes varejistas online.

Ao invés de apostar em um só canal ou tipo de aquisição, diversificar os canais permite que a sua loja virtual esteja com os clientes em estágios distintos de interesse pelos seus produtos. Assim, é possível estar presente quando o cliente procura uma informação e encontra o seu conteúdo espontaneamente e quando a sua loja procura o cliente com anúncios.

Note que nem sempre atrair mais clientes é sinônimo de vender mais pela internet: se a sua loja investir em publicidade sem se atentar aos demais detalhes listados abaixo, o investimento pode ser em vão.

+ Como vender no Google Shopping

2. Tenha imagens de qualidade do seu produto

Frequentemente, os produtos e a confiabilidade de um e-commerce são julgados pela qualidade das imagens divulgadas, por isso é tão importante ter fotos bonitas e que mostrem detalhes do objeto. Uma pesquisa conduzida pela BaseKit, nos Estados Unidos, entrevistou 577 consumidores de e-commerces e revelou que 70% deles não confiam em uma loja virtual que não investe em uma boa apresentação da marca dos produtos.

Isso não é apenas por questão estética. Apresentar seus produtos com imagens que reflitam boa aparência pode representar aumento na conversão de vendas, o que é bem significativo se você também disponibiliza seus produtos em marketplaces – em que sua marca é exposta ao lado dos seus concorrentes – ou em plataformas visuais como o Pinterest e o Instagram.

Ou seja, para transformar visitantes em compradores você precisa mostrar seus produtos da melhor forma possível.

+ Aprenda a tirar fotos para loja virtual sem gastar dinheiro

3. Dê atenção às descrições dos seus produtos

Acredite, as descrições dos produtos são essenciais para você vender mais pela internet, pois têm o papel de transmitir informações que convençam os visitantes da sua loja de que aquele é o produto certo.

Ofereça tanto a versão concisa quanto a longa. A versão mais curta deve captar a essência do objeto de acordo com quem você quer atingir: pense em para quem é aquele produto e por que ele é tão bom. Já a versão mais longa deve oferecer o máximo de informações para que o visitante não tenha nenhuma dúvida sobre o produto e os procedimentos do seu e-commerce. Se o seu potencial cliente não for totalmente convencido, pode simplesmente ignorar seu produto e sair do seu site.

Na categoria “vestidos”, a Amazon dos Estados Unidos oferece uma versão enxuta da descrição com tamanhos disponíveis, cor, preço, tipo de tecido, forma de lavar, a opinião de quem já comprou, além de um guia de tamanhos para o visitante conferir suas medidas em comparação com as do produto.

Quando o usuário clica em “detalhes”, uma nova página é aberta com informações completas sobre procedimentos de trocas e devoluções.

Além disso, outro ponto merece sua atenção: um e-commerce pode ter muitos produtos parecidos e, por isso, acaba utilizando a mesma descrição em diferentes produtos, mudando apenas alguns detalhes. Mas apesar de oferecer comodidade, essa prática não é recomendada.

Como o Google tem levado cada vez mais em consideração o conteúdo de uma página para melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa, puxar informações do produto a partir de um banco de dados ou copiar as informações do fornecedor pode causar problemas de duplicidade de conteúdo e derrubar a visibilidade da sua loja nos motores de busca.

+ Como criar uma descrição de produto imbatível para vender mais

4. Invista em vídeos

As imagens são fundamentais para uma loja virtual vender seus produtos, mas tudo indica que o vídeo é o futuro. Fotos têm as suas limitações, enquanto o vídeo é o próximo passo para transmitir sensação de proximidade com as pessoas.

A Amazon utiliza esse recurso com primazia: no exemplo da página citada acima, além de fotos de todos os ângulos dos produtos, no canto esquerdo o internauta pode conferir um rápido vídeo de uma modelo com o vestido.

Você pode aproveitar os vídeos para adicionar aspectos interessantes às características do seu produto e explicar como ele pode ser utilizado.

+ Veja como usar o Youtube para vender mais

5. Defina uma política de frete clara

Segundo pesquisa da ComScore, o frete grátis é um dos principais fatores de divulgação boca a boca de e-commerces e já levou mais de 63% dos consumidores a colocarem mais itens no carrinho. No entanto, adotar uma política de frete grátis pode causar impacto na margem de lucro de uma loja e causar desequilíbrio nas contas.

A melhor forma de utilizar essa estratégia para aumentar as vendas é fazer um minucioso planejamento financeiro e analisar cuidadosamente quais momentos são mais propícios para sua adoção. Muitos lojistas aproveitam datas comemorativas, como Natal e Black Friday – que normalmente tem maior volume de encomendas –, como um diferencial para se destacar da concorrência nesse período.

Se utilizado com cautela e bem planejado, o frete grátis pode ser uma estratégia pontual para conquistar novos consumidores.

+ Conheça diferentes políticas de frete grátis e as situações em que podem se aplicar

6. Tenha uma seção para descontos e promoções

Além do frete, o desconto também é um recurso poderoso para aumentar as vendas pela internet. Mas cuidado: nada de oferecer promoções mascaradas apenas para atrair clientes. Os consumidores estão cada vez mais atentos às diferenças de preços entre as lojas e caso seu e-commerce ofereça uma promoção falsa, toda sua reputação será colocada em jogo.

Outro ponto importante: deixe claro onde as pessoas poderão encontrar os produtos com desconto. Crie uma página apenas para os produtos em oferta e faça a divulgação por e-mail marketing, redes sociais e coloque em destaque no seu site. A Steve Madden utiliza diferentes call to actions para os materiais à venda:

7. Tenha uma política de trocas descomplicada

Proporcionar devoluções e trocas flexíveis também pode ser uma vantagem competitiva para sua loja virtual vender mais. Segundo pesquisa realizada pelo Invesp, cerca de 30% de todos os itens comprados online são devolvidos. No entanto, 92% dos consumidores entrevistados disseram que não vão desistir de comprar da loja responsável se o processo de devolução do produto for simples e 79% quer que esse processo não custe nada.

Além de atender questões legais – o Código de Defesa do Consumidor diz que o cliente pode se arrepender da compra e solicitar a devolução da mercadoria dentro de um prazo de sete dias a partir do recebimento do produto –, facilitar o processo de devolução e troca é fundamental para que o cliente não fique insatisfeito ou frustrado com seu e-commerce.

Desenvolva um planejamento eficaz de logística reversa e crie uma seção específica para informações sobre o processo de troca, deixando claro quais são os prazos e as condições para a devolução.

8. Transmita segurança

Se o visitante nunca comprou um produto da sua loja, provavelmente terá várias dúvidas em relação à confiabilidade do seu site. Faça uma lista das objeções e dúvidas mais comuns e procure resolvê-las de forma clara. Fique atento aos seguintes pontos para conseguir vender mais pela internet:

  • Implemente um certificado de segurança digital para garantir a segurança dos dados dos compradores e inclua os logotipos desses certificados no rodapé do seu site.
  • Adicione um campo “Sobre nós” ou “Quem somos” para contar a história da sua loja e explicar de forma objetiva a proposta do seu negócio.
  • Ofereça as principais formas de pagamento aceitas no mercado.
  • Garanta que o design da sua loja virtual transmita uma imagem profissional, consistente e respeitável. Isso faz toda a diferença quando o assunto é vender mais pela internet.
  • Inclua depoimentos dos seus clientes: depoimentos são um poderoso recurso para aumentar a taxa de conversão. Mostre a experiência positiva que outras pessoas tiveram com sua loja e, se possível, inclua fotos dessas pessoas. Veja abaixo como a Bumblebee Linens fez isso.

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9. Invista em mobile

Garantir uma boa experiência aos visitantes que chegam à sua loja por meio de tablets e smartphones é fundamental para conquistar clientes e melhorar a visibilidade do seu e-commerce nos resultados de busca.

Segundo o 43º Relatório Webshoppers realizado pela Ebit, o aumento das vendas via dispositivos móveis teve grande participação no total de compras realizadas no ano de 2020, com 55% de participação. Ao todo, o setor de e-commerce no país teve faturamento histórico de R$ 87 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 43% em comparação com 2019.

Além desses números atrativos, cada vez mais o Google tem forçado a indústria de comércio eletrônico a enfrentar a tendência de navegação móvel e recentemente anunciou que vai punir sites que mostram pop-ups intrusivos e difíceis de fechar quando o usuário abre uma página móvel. Ou seja, para não ficar para trás diante da vasta concorrência online é preciso encarar todas essas mudanças no e-commerce e implementar um design responsivo.

10. Trabalhe a retenção de clientes

Como a Glambox trabalha a retenção de clientes por meio da divulgação de vídeos de unboxing feitos pelas clientes.

Saber como vender mais pela internet não se trata apenas de conhecer maneiras de atrair novos clientes ou promover melhorias na usabilidade. Modelos de negócios que levam em consideração a recorrência de compras e o Lifetime Value dos clientes têm mais previsibilidade em seus planejamentos financeiros e níveis de satisfação mais aprimorados.

Além disso, a recorrência de compras pode reduzir substancialmente os investimentos em publicidade: uma pesquisa realizada pela Lee Resources aponta que custa 5 vezes mais atrair um novo cliente do que reter um cliente antigo. Recursos para trabalhar a retenção em lojas virtuais são:

  • Construção de jornadas de e-mail marketing com promoções, novos produtos e sugestões de compras.
  • Programas de pontos e recompensas.
  • Atendimento diferenciado para clientes frequentes.

Reter clientes garante não apenas níveis de satisfação mais altos como também a divulgação espontânea dos seus produtos. Não à toa, os níveis de retenção são medidos em estratégias de Inbound Marketing para atrair, converter e fidelizar consumidores.

Por fim, se você ainda não vende de forma profissional pela internet, que tal conhecer a plataforma de e-commerce da Nuvemshop? Crie a sua loja virtual e faça um teste de 30 dias gratuitos. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

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