E-commerce

13 ferramentas úteis para e-commerce

Postado por Mandaê

Atualizado em março 16, 2022 por Nuvemshop Acesso

Você investiu, trabalhou arduamente e agora sua loja virtual está finalmente no ar. Como fazer que ela seja um sucesso? Com algumas ferramentas úteis para e-commerce, você vai tirar esses questionamentos de letra. Mas, como fazer isso gastando pouco?

Além de estratégias baratas que trazem crescimento em grande escala, algo estudado e abordado pelo Growth Hacking, as ideias mais procuradas hoje em dia para conseguir visibilidade e sucesso online são aquelas que têm chance de viralizar – ou pelo menos que as empresas esperam que viralizem. Mas como esse fator é um pouco imprevisível, muitas preferem contar com a ajuda de ferramentas úteis para e-commerce. Aqui vão algumas sugestões que podem ajudar você a atrair mais clientes para a sua loja virtual:

Ferramentas para e-commerce que ajudam a atrair mais vendas

1. Nuvemshop

Para colocar as dicas em prática deste artigo, você precisa ter uma loja virtual. Se esse ainda não é o seu caso, te convidamos a conhecer a Nuvemshop, como uma de plataforma de e-commerce.

Com a solução, você pode começar a vender pela internet, além de contar com uma séria de ferramentas para e-commerce para ajudar no crescimento do seu negócio.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona a Nuvemshop?

banner de conversão para Nuvemshop

2. Unbounce

Uso: Testes A/B de landing pages

Uma ferramenta útil para e-commerce, a Unbounce ajuda a criar a melhor página de chegada para seus clientes. Ela ajuda a fazer o melhor design para landing pages, que são páginas específicas que recebem uma audiência específica – interessada em um assunto em especial ou que vêm de um anúncio que você criou.

3. Tiny PNG

Uso: Velocidade de carregamento do site

A Tiny PNG te ajuda a comprimir as imagens de seus produtos para carregarem mais facilmente. Isso evita que o seu consumidor fique irritado e saia da loja virtual se não conseguir ver de imediato o produto no qual está interessado.

4. Eyequant

ferramentas úteis para e commerce

Uso: UX Design (User Experience)

A Eyequant permite descobrir que áreas da sua loja virtual atraem mais a atenção de seus clientes por meio de um mapa de calor, indicando os pontos mais quentes. Isso ajudará na hora de dispor os elementos do seu site e é uma das ferramentas úteis para e-commerce que vai ser o seu xodó.

5. Clicktale

ferramentas úteis para e commerce

Uso: UX Design

Ferramenta gratuita que grava os movimentos realizados feitos pelo usuário com o mouse, indicando sua interação com a página, a Clicktale mostra como o consumidor se comporta com os elementos da sua loja virtual. Isso ajudará na hora de fazer melhorias de disposição de elementos.

6. SessionCam

ferramentas úteis para e commerce

Uso: UX Design 

Outro site que analisa o comportamento do seu cliente gravando os movimentos durante a navegação. A SessiomCam é outra opção para criar um mapa de calor das áreas mais focadas. Ele também fornece uma ferramenta para ajudar na conversão dos clientes em consumidores. Algumas dessas funcionalidades são pagas.

7. Hubspot

Uso: Educação/Informação

Um dos maiores portais de marketing de conteúdo. O Hubpost vai te ajudar a criar blogs, vídeos e informação para atrair seus consumidores e melhorar seu posicionamento nos sites de buscas. Traz várias dicas e é uma ótima forma de se manter atualizado sobre as melhores estratégias.

8. Pipedrive

Uso: Vendas/Comercial

O Pipedrive é um site de gerenciamento de relacionamento com o cliente ou CRM. Serve para otimizar suas vendas e também organizar sua equipe comercial. Usado por mais de 10 mil clientes no mundo todo, é uma ótima ferramenta para uma loja virtual que está começando.

9. Mixpanel

Uso: Comportamento do consumidor/tráfego

O Mixpanel é ótima ferramenta para entender de onde estão vindo seus clientes e analisar os comportamentos deles. Ela funciona para acompanhar determinados eventos dentro do seu produto para melhorar seu desempenho e assim oferecer informações para melhorar suas campanhas de marketing.

10. Zendesk

ferramentas úteis para e commerce

Uso: Atendimento ao cliente

Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente para o atendimento ao cliente. A Zendesk oferece um sistema simples, mas ao mesmo tempo completo para ajudar nas dúvidas, reclamações e necessidades dos consumidores de uma loja virtual. Possui pacotes gratuitos e pagos.

11. Asana

ferramentas úteis para e commerce

Uso: Comunicação interna

Faz o gerenciamento e o acompanhamento das tarefas, dos compromissos e dos projetos da empresa e sua loja virtual. O Asana ainda permite que os usuários compartilhem arquivos e troquem ideias com seus colegas de trabalho. O aplicativo é gratuito para equipes com mais de 15 profissionais. Abaixo disso, ele custa U$ 84,00 por ano.

12. ContaAzul

ferramentas úteis para e commerce

Uso: Financeiro

O Conta Azul auxilia a gestão financeira de micro e pequenas empresas por meio de diferentes funções como controle financeiro, controle de estoque da sua loja virtual, emissão de boletos e NF-e, geração de relatórios online e envio de documentos. O aplicativo custa a partir de R$ 29,00 por mês.

13. Trello

ferramentas úteis para e commerce

Uso: Produtividade/equipe

Com o Trello é possível fazer o gerenciamento de projetos, permitindo que sua equipe de colaboradores acompanhem o andamento e atualizem o status de cada tarefa. O aplicativo é gratuito.

Leia também:

Veja como uma loja virtual economiza 34.867,00 por ano [Estudo de caso]
+ Modelo de plano de marketing para e-commerce: baixe kit de planilhas gratuito
+ Tudo sobre planejamento financeiro para e-commerce

Gostou? Compartilhe!