E-commerce

Black Friday 2021 – como se preparar e garantir resultados

Postado por Amanda Gobel

Atualizado em dezembro 2, 2021 por

Após uma demanda oscilante em mais de um ano e meio de idas e vindas da pandemia, o comércio precisa de uma virada. Mesmo no e-commerce, que cresceu muito no período, podíamos estar melhor. Nesse contexto, as compras de fim de ano determinarão a tendência. Tudo começará na Black Friday 2021, que acontecerá no dia 26 de novembro.

Portanto, se o consumidor reagir a partir dali, provavelmente teremos tração ao longo de 2022.

Economistas e publicações especializadas esperam uma reação da demanda, felizmente. Contudo, o aumento do consumo irá ocorrer de forma desordenada – e cabe a você orientar o consumidor para a sua loja.

Black Friday 2021 – além da redução de preços

Na última década, a Black Friday foi muitas vezes atacado no Brasil. Em relação aos preços, a data caiu na desconfiança do consumidor. Mesmo assim, as altas nas vendas sempre se verificam. Por quê?

A Black Friday 2021 deve repetir o brutal volume de vendas dos anos anteriores. A verdade é que a reclusão por conta da pandemia e a renegociação de créditos na verdade engordou o bolso da população em muitos aspectos.

Desconfiados ou não, os consumidores comprarão mais na Black Friday 2021, como fizeram em anos anteriores. Há, de um modo geral, duas explicações para isso, mesmo quando os preços não são tão mais baixos:

  • A data coincide, nada por acaso, com um momento do ano no qual as pessoas iniciam as compras de Natal.
  • Sabendo que terão de efetuar compras no período de Festas, as pessoas reservam caixa e lançam mão, no Brasil, da primeira parcela do 13º salário (em antecipação).

Como multiplicar lucros na Black Friday 2021

Claro que todo e-commerce espera bons resultados nessa época. Contudo, algumas lojas conseguem faturar muito mais que outras. Você já se perguntou por quê?

A questão é que há inúmeros fatores que levam o consumidor à decisão de compra. A Black Friday atrai público, mas a decisão final de compra depende da sua loja.

Para a Black Friday 2021, tente melhorar a experiência do seu cliente, seguindo algumas dicas fundamentais:

Tenha um site adaptado para dispositivos móveis

Segundo a recente pesquisa publicada pela Ebit/Nielsen, em 2020 mais de 50% dos pedidos online foram feitos a partir do celular. Portanto, adaptar o seu site para facilitar a navegação via dispositivos móveis é fundamental para que o seu e-commerce aproveite essa grande parcela de consumidores que dão preferência às compras online via smartphones.

Esteja atento aos novos meios de pagamento

Revise os meios de pagamento oferecidos no seu checkout e fique atento às últimas novidades que surgiram para facilitar as transações online. O Pix, por exemplo, ainda é uma novidade para muitos e-commerces, porém já faz parte da rotina de muitos brasileiros.

De acordo com dados recentes divulgados pelo Banco Central, o uso do Pix no Brasil já é maior do que os meios tradicionais de pagamento, como o DOC, TED e o Boleto. Cerca de 1 bilhão de transações via Pix foram feitas entre novembro de 2020 e março de 2021.

Outra novidade é o serviço de pagamento via Whatsapp, chamado Whatsapp Pay. A novidade promete ser tão fácil quanto enviar uma foto pelo aplicativo. O serviço foi autorizado pelo Banco Central em março e será liberado de forma gradual aos usuários do Whatsapp ao longo do ano.

Reforce o seu quadro de colaboradores

Mão-de-obra temporária ou reforços, comuns no Natal, já podem começar nessa época. Então, verifique a necessidade de novas contratações em todos os setores do seu e-commerce, desde a operação até o serviço de atendimento aos clientes.

Com a crescente demanda da época, consequentemente a demanda pelo serviço de atendimento do seu e-commerce também irá aumentar. Portanto, garantir um atendimento ágil é estratégico para reter o seu cliente e evitar o churn rate.

Como a Mandaê pode ajudar na Black Friday 2021?

Em períodos de aceleração de vendas – seja na Black Friday 2021 ou épocas de festas, datas comemorativas e outros – é importante contar com um serviço de entrega confiável.

Aumentar o número de pedidos do seu e-commerce é algo bom, porém é importante prevenir e evitar o aumento também do nível de reclamações e ocorrências com as entregas. Portanto, sem uma logística eficiente que garanta as entregas dentro dos prazos, tudo pode vir abaixo.

A Mandaê é um parceiro que pode garantir que você se preocupe com o que deve na Black Friday 2021: vender! Com a Mandaê, você vende e deixa o resto com a gente!

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