Marketing

9 melhores exemplos de e-mail marketing e quando usar

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 10, 2022 por

A empresa britânica DMA conduziu uma pesquisa a respeito da importância do e-mail marketing para a marca e para o consumidor. Dentre os entrevistados, 38% dos consumidores assina uma newsletter para receber descontos em valor e 33% assina por descontos em porcentagem. Mas o mais surpreendente é saber que 36% dos clientes assina uma newsletter porque gosta da marca. Simples assim.

O poder do e-mail marketing

Isso significa que mais de um terço dos clientes que dão o endereço de e-mail em um site ou blog o fazem porque gostam de promoções, mas muitos também porque querem se aproximar de uma marca que lhes agrada.

Quando o cliente decide dar o seu endereço eletrônico, ele não se imagina como um potencial comprador. Do ponto de vista dele, a mensagem está mais próxima de “Vou dar um voto de confiança, eles podem me surpreender”. Seja pelo conteúdo ou pelos descontos, aceitar receber uma newsletter ou um e-mail marketing é um marco na relação entre o consumidor e o vendedor. E uma loja virtual, enquanto marca, deve saber aproveitar a oportunidade sem ser invasiva.

Melhores exemplos de e-mail marketing

De acordo com a 3ª Pesquisa do Varejo Online, feita pela parceria entre E-commerce Brasil e Sebrae, embora 97% dos vendedores online utilizem o e-mail como forma de atendimento ao cliente, apenas 52% dos entrevistados disseram usar o e-mail marketing como canal de conversão. MEIs e MEs também revelaram que, após a tributação, a maior dificuldade enfrentada é com o marketing .

Para evitar esses questionamentos na sua loja virtual, listamos abaixo os melhores exemplos de e-mail marketing para cada ocasião e estágio do ciclo de vida do cliente, com estratégias e maneiras de fazer.

1. Para carrinhos abandonados

E-mail marketing: Huckberry oferece frete gratuito para diminuir taxa de abandono de carrinho

Huckberry é um e-commerce dedicado ao público masculino, que vende desde acessórios até artigos para casa. No e-mail acima, depois de perceber que o visitante encerrou a sessão com produtos no carrinho, um e-mail automático foi disparado oferecendo um cupom para frete gratuito.

Uma pesquisa da ComScore revelou que o frete gratuito é um dos principais fatores de divulgação boca a boca dos e-commerces, que já levou mais de 63% de consumidores a colocarem mais itens no carrinho. De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, a taxa de abandono de carrinho no e-commerce brasileiro, no último ano, foi de 34%.

Quando usar: para reduzir a taxa de abandono de carrinho do site.

Como fazer:

  • Cabeçalho – Destaque uma vantagem (cupom de desconto, frete grátis, cupom com tempo limitado) ou, se não houver motivo para dar descontos, use uma frase de efeito no cabeçalho, em destaque.
  • Texto – “Notamos que você não finalizou seu pedido”, “seu pedido está no carrinho”, “falta pouco”. Em seguida, também é possível apelar ao tempo/escassez para estimular a compra, como “restam apenas X unidades” e encerre o texto com o cupom de desconto.
  • Imagem – Insira a imagem do produto que estava no carrinho e o preço.
  • Abaixo da imagem do carrinho, um botão “Finalizar compra”.
  • Por fim, divulgue os canais de atendimento. Pode ser que o cliente tenha tido alguma dúvida ou desconfiança e por isso não finalizou o pedido.

Neste conteúdo, a GetResponse lista uma série de outros exemplos de copy para e-mails de recuperação de carrinhos.

2. Para inspirar a compra

A Brooklinen é uma espécie de MMartan americana . Em um dos seus e-mails, eles misturam dicas para renovar o quarto e indicam produtos da própria loja virtual: lençóis, luzes, plantas e quadros. A divulgação conteúdo + produtos tem se revelado uma tendência, uma vez que inspira a compra. Repare que nesse modelo de e-mail marketing a empresa não recorreu aos botões e calls to action tradicionais. Em vez disso, preferiu incluir os links dos produtos ao longo do conteúdo.

Quando usar: para estimular vendas casadas e queimar estoque.

Como fazer: faça uma seleção de produtos da sua loja. Se o segmento é moda, crie um look completo. Depois, crie um minitexto que acompanhe e justifique a compra de cada um dos seus produtos.

3. Para divulgar coleções novas

E-mail marketing da Billabong Men destaca produtos de nova coleção com apelo visual

Dependendo da marca, em moda masculina não faz muito sentido falar em tendências da estação. É por isso que esse e-mail marketing da Billabong foi sorrateiro ao introduzir a nova coleção de outono com apelo visual e descrição das novidades. Para as mulheres, por outro lado, as tendências são um chamariz ao consumo e à informação.

Quando usar: para divulgar novas coleções da marca.

Como fazer: em geral, usa-se uma foto de capa impactante que resuma a coleção, seguida pelas fotos dos produtos, sem fundo. Se você ainda não tem fotos da sua coleção com fundo branco, veja o nosso Guia de Fotos para ter mais ideias.

4. Para oferecer cupons

Ugmonk envia e-mail marketing com cupom de desconto para os produtos do site

E-mails marketing automáticos que oferecem cupons para um segmento ou visitante da loja geralmente têm um evento associado no Analytics, como assinatura de newsletter, primeira compra, indicação, carrinho abandonado ou visualização de um produto ou categoria específicos.

Quando usar: para gerar cupons associados a eventos do site ou queimar estoque de coleções anteriores.

Como fazer: insira o nome da sua loja e uma imagem de destaque. Abaixo, escreva um texto curto com o código e um botão direcionando à compra.

5. Para datas comemorativas

Datas sazonais, como Dia dos Namorados, mães, pais, Natal, Páscoa, aniversário da loja e aniversário do cliente merecem atenção especial em e-mails marketing. As datas comemorativas costumam ser o gancho perfeito para o consumo. Veja esse e-mail marketing de Natal da H&M ou navegue pela categoria “Holiday” no Really Good Emails.

Quando usar: para queimar estoque de coleções anteriores e recompensar usuários cadastrados.

Como fazer: destaque no cabeçalho do e-mail quais são as ofertas. Você pode descrever o motivo do desconto, como fez a britânica Finery neste e-mail. Não se esqueça de adicionar os botões que acompanham ofertas e calls to action com chamadas do tipo “Comprar já”, “Confira”, “Ver mais”.

6. Para confirmar o endereço de e-mail

E-mail marketing de confirmação de endereço de e-mail enviado pela The Pool

The Pool é um site que agrega conteúdo de diversos veículos de renome e reúne em um portal dedicado à curadoria de artigos e notícias para mulheres ocupadas. Ok, não é um e-commerce. Mas essa estrutura de e-mail marketing é praticamente unânime entre os sites e cai como uma luva para qualquer loja virtual. A premissa básica é a discrição: ainda não é hora de vender. Primeiro, a sua loja precisa ter a certeza de que o e-mail fornecido é correto.

Quando usar: para confirmação de cadastros no site ou na newsletter.

Como fazer: a regra é ser discreto e objetivo. Ainda não é a hora de vender. Boas-vindas, uma mensagem curta, destaque ao botão de confirmação e links para redes sociais são uma receita bacana. Você não quer que o cliente se canse de você porque o primeiro e-mail foi exaustivo, certo?

7. Para ofertas limitadas

E-mail marketing com oferta escassa ou limitada incita a compra por impulso

Tempo limitado e escassez  são estratégias que influenciam compras por impulso. E faz todo sentido. Quando mencionamos a taxa de abandono de carrinho de 34%, é provável que parte desses clientes não tenha desistido da compra, mas deixado para depois.

Quando usar: para diminuir o abandono de carrinho.

Como fazer: o apelo visual é importante, além do destaque à sua oferta e ao tempo de duração/quantidades oferecidas do produto.

8. Para dar status sobre o envio do produto

E-mail marketing informativo para informar o status do envio

Para melhorar a experiência do usuário e evitar que ele tenha que se logar ao site sempre que quiser saber o status do seu pedido, é mais prático enviar um e-mail quando o produto for postado, as informações do endereço de entrega e os canais de atendimento.

Quando usar: quando o pedido for enviado para a transportadora

Como fazer: as principais informações do seu e-mail marketing para informar o despacho de um produto devem ser suficientes para que o cliente confira e entre em contato com a loja caso haja algo errado.

  • Data e número do pedido
  • Título: “Seu produto está a caminho”, “Seu produto foi enviado”
  • Texto curto (opcional)
  • Tipo de envio
  • Data prevista para entrega.

9. Para aumentar o Lifetime Value

E-mail marketing da Apple Music incentiva a reativação da assinatura

É uma boa estratégia de e-mail marketing, especialmente para lojas que têm pagamento recorrente: clubes de assinatura, planos de frete gratuito e serviços com assinatura periódica.

Quando usar: para aumentar o tempo de vida do cliente e estimular a renovação automática de assinaturas. Também pode ser usada para avisar sobre a expiração da validade de um cartão de crédito informado no site.

Como fazer: informe ao cliente que a sua assinatura está chegando ao fim. Destaque as qualidades do produto em um texto sucinto e sugira a renovação automática da assinatura.

Inspire-se

O site Really Good Emails faz uma curadoria em tempo real dos melhores e-mails marketing. As empresas enviam seus e-mails e eles selecionam e publicam apenas os melhores. No site, dá para filtrar o e-mail por categorias, algumas delas são as que mencionamos acima. E o melhor: o código fonte de todos os e-mails é aberto.

Leia também: 
+ Conheça as melhores ferramentas de e-mail marketing para a sua empresa
+ 12 ferramentas úteis para e-commerce

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