E-commerce

7 dicas para se preparar para as vendas de Natal

Postado por Amanda Gobel

Atualizado em dezembro 2, 2021 por

As vendas de Natal são aguardadas por qualquer comerciante, seja online ou offline. Com ou sem crises, as vendas nessa época do ano sempre sobem, mas exigem um bom planejamento e controle de estoques e logística.

Vender mais é sempre bom. Mas quando isso significa aumento dos problemas, a situação pode virar contra o comerciante. Entregas com atraso, devoluções, sistemas e websites que vão abaixo – tudo isso leva o cliente a procurar a concorrência.

O ano passou rápido e o Natal de 2021 já está aí!

Chegou a hora de pensar na estratégia de fim de ano e um bom preparo será a diferença entre “alguma” alta nos volumes e um resultado espetacular.

Antes de mais nada, incorporar o espírito natalino na sua equipe e na sua loja pode gerar resultados positivos. É um pequeno detalhe, mas a verdade é que ao mudar o tom do atendimento ao cliente, podemos vender mais. Um simples “Feliz Natal” na voz da sua equipe de suporte pode levar a vendas maiores e mais conversões.

O mesmo se aplica ao conteúdo da sua loja. Tente absorver o espírito natalino não apenas nas promoções, mas inclusive no layout da sua loja, no texto dos produtos e nas newsletters que envia ao cliente.

Dada essa dica inicial, separamos mais 7 dicas para você preparar o seu e-commerce para as vendas do Natal.

1. Contratações extras para as vendas de Natal

O varejo tradicional sempre reforça contratações temporárias no fim de ano. Como empresário da área de e-commerce, você pode achar que não precisa dos extras. Pense de novo…

Apesar de não depender de vendedores, em geral, para lidar com o cliente, você depende de atendimento. O maior volume de clientes irá gerar mais pedidos, mais dúvidas e, se você tiver uma equipe enxuta demais, mais reclamações.

Tente reforçar a equipe de atendimento, SAC e customer success com mão-de-obra temporária. Seu consumidor será melhor atendido e certamente irá gastar mais na sua loja.

2. Antecipe a sua demanda das vendas de Natal

Se suas métricas ao longo do ano estiveram corretas, você tem uma ideia da velocidade com que escoam seus estoques. Algum reforço nos produtos mais demandados irá evitar dores de cabeça.

Contudo, o segredo não é simplesmente comprar mais “de tudo”. Eleve os estoques dos produtos com maior saída e, para aqueles que não são o destaque, tente garantir entregas mais rápidas junto aos fornecedores, caso precise.

3. Crie promoções antes da concorrência

Já reparou que promoções temáticas de Natal começam cada vez mais cedo? Não é ao acaso. A maioria das grandes marcas começa, às vezes já em setembro, a cativar o cliente com o “chamado do Natal”.

Não precisa inundar o cliente com promoções natalinas, mas pense em promover alguns produtos “óbvios” para presente. Comece com uma campanha aqui ou ali, inclusive para testar a resposta dos clientes e avaliar os melhores produtos para investir em publicidade.

Mas faça isso logo – seus concorrentes provavelmente já estão traçando seus planos.

4. Aposte em Cartões Presente para as vendas de Natal

A maioria dos grandes sistemas de e-commerce possui hoje facilidade para a emissão e gestão de cartões presente ou cupons. Os cartões presente são uma forma inteligente de garantir vendas antecipadas.

No caso do Natal, muita gente oferece vales e cartões presente para amigos e conhecidos. É dinheiro que você ganha hoje para entregar o produto apenas lá na frente.

Além disso, uma pequena porcentagem desses cartões acabam jamais sendo trocados – o que ainda rende uma margem a mais no final.

5. Ofereça produtos e serviços extras no carrinho de compras

Facilite a vida do seu cliente. O carrinho de compras é o momento em que você pode aumentar o ticket médio de compras, com estratégias de cross selling e upselling.

No momento do checkout, você pode oferecer produtos complementares ao que o seu cliente está comprando. Por exemplo, se você possui uma loja de moda e acessórios, recomende algum acessório para combinar com a peça de roupa que o usuário está comprando.

Além disso, você pode oferecer alguns serviços extras que estão relacionados com a época do Natal:

  • Embrulho para presente
  • Cartões personalizados

6. Ofereça mais meios de pagamento

Os meios de pagamento online estão cada vez mais diversos. E o consumidor também está em busca de novas alternativas.

Segundo pesquisa recente divulgada pela Nuvemshop, opções limitadas de pagamento contribui para que grande parte dos consumidores não conclua sua compra na loja virtual. Ou seja, a falta de flexibilidade na hora de pagar pelo pedido faz com que os usuários desistam de comprar.

Por conta disso, pesquise as condições disponíveis no mercado. Aproveite esse tempo antes do Natal para testar qual meio de pagamento gera mais conversões para a sua loja.

Além dos meios já conhecidos como boleto bancário e cartão de crédito, ofereça o pagamento via Pix. Além disso, revise o número de parcelas oferecidas para pagamento com cartão de crédito. Às vezes oferecer mais parcelas pode ajudar nas suas vendas.

7. Garanta um serviço de entrega confiável

E aqui chegamos ao ponto onde a Mandaê certamente pode lhe ajudar. Sem um serviço de entrega confiável, todos os esforços para as vendas de Natal podem ruir.

Não é apenas uma questão de preços, como no restante do ano. As pessoas estão mais preocupadas em relação aos prazos de entrega. Sim, o frete grátis ainda pode fazer alguma diferença – mas melhor que isso é o frete garantido.

E nisso, a Mandaê é craque: basta registrar-se em nosso site e nossa equipe irá lhe mostrar como não esquentar a cabeça com as entregas natalinas. O nosso plano é muito simples: você vende, nós entregamos e todos têm um Feliz Natal.

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