E-commerce

Como escolher a melhor embalagem para seu e-commerce [2022]

Postado por Mandaê

Atualizado em março 29, 2022 por Talitha Adde

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o comércio eletrônico brasileiro encerrou o ano de 2021 com um faturamento de R$ 304 bilhões — um marco histórico no setor. Nesse cenário de crescimento, escolher uma boa embalagem para e-commerce pode ser uma vantagem competitiva importante.

Isso porque a forma como o produto é embalado faz toda a diferença na experiência do cliente. Além de deixar o item protegido, o pacote escolhido deve representar a marca e causar uma boa impressão inicial no cliente.

A seguir, vamos entender a importância da embalagem para e-commerce na sua estratégia, conhecer exemplos e listar alguns fornecedores. Vamos lá? 👀

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    O que é embalagem para e-commerce e quais são as principais?

    A embalagem para e-commerce é o pacote, caixa ou envelope usado para proteger os produtos enviados aos clientes. Ela tem um papel fundamental na preservação da integridade dos itens e na redução de despesas com trocas e devoluções.

    Além disso, a embalagem também é um veículo importante para promover a marca da empresa. Abaixo, listamos os principais materiais usados no empacotamento dos produtos para o comércio eletrônico:

    • Caixa de papelão: é a embalagem do e-commerce mais comum, usada para todos os objetos frágeis e não frágeis cujo pacote  não possa ser feito com papel pardo ou outro formato;
    • Envelope: é a embalagem mais usada para itens pequenos, como joias, bijuterias, livros, DVDs, papéis e documentos.
    • Papel pardo/kraft: usado para embalar roupas e objetos não frágeis;
    • Saco: são muito utilizados para produtos não frágeis e compensam bastante para os lojistas, já que são baratos, impermeáveis e invioláveis.

    Além das embalagens, também é preciso utilizar alguns acessórios para proteger os produtos no envio do seu e-commerce. Veja alguns dos mais comuns:

    • Almofada de ar: é um acessório usado para preencher espaços vazios nas caixas que contêm produtos leves para evitar que o produto fique balançando no transporte;
    • Plástico bolha: o plástico bolha comum, com bolhas pequenas, é eficaz para os produtos mais sensíveis, pois há mais bolhas por metro quadrado e menor chance de todas estourarem. Para itens menos frágeis, podem ser usados tamanhos maiores de bolhas;
    • Papel fragmentado: serve para acomodar os itens dentro da caixa e evitar o sacolejo dos produtos no transporte;
    • Fita adesiva ou fita gomada: é usada para envolver a embalagem e a caixa do envio;
    • Placas de isopor: é utilizada para proteger os lados da caixa e amenizar possíveis impactos, para o embalo de quadros e produtos planos.

    💡 Saiba mais: Quais são os tipos de embalagens utilizados na logística?

    Exemplos de embalagem para e-commerce

    Uma encomenda que chega antes do tempo estimado, intacta e bem empacotada tem tudo para surpreender o consumidor. Logo, é importante investir em embalagens diferenciadas para promover a fidelização dos seus clientes.

    É o caso da Trunk Club, um e-commerce americano de curadoria de estilo cujas peças de roupas são enviadas mediante assinatura mensal:

    trunk club embalagem para e-commerce criativa

    O mesmo acontece com a Birch Box, pioneira em produtos de beleza por assinatura, também dos Estados Unidos. Ela não concorre diretamente com o Trunk Club, mas ambas têm um core business em comum: enviam uma caixa com produtos de diversos parceiros e fornecedores aos clientes todos os meses.

    Pelo fato de uma assinatura de curadoria de produtos ser literalmente uma caixinha de surpresas, a ansiedade por receber é grande. Nenhuma das duas hesitou em investir na apresentação dos produtos, até mesmo na embalagem para e-commerce, para dar uma ideia do que vem por aí.

    Birchbox-unboxing-e-commerce

    Como escolher a melhor embalagem para e-commerce

    Você sabe como escolher a melhor embalagem para o seu e-commerce? Confira algumas dicas para tomar a melhor decisão:

    1. Considere o valor do frete

    Além de transmitir a essência da marca, um empacotamento adequado também pode reduzir o valor do frete. A Everlane, loja virtual de moda estadunidense, conseguiu traduzir o minimalismo do seu estilo na embalagem e ainda economizar no envio, como no exemplo abaixo:

    everlane-embalagens-bem-pensadas-para-e-commerce

    Nesse caso, um envelope acomoda uma camisa, um cartão de agradecimento e o adesivo sela a embalagem. A solução é mais barata que uma caixa, não só pela diferença de preço entre os materiais, mas também do ponto de vista do transporte.

    Isso porque as transportadoras utilizam a cubagem como critério para determinar o preço do frete. Ou seja: não é só o peso que vai impactar a entrega, mas também o espaço que a embalagem ocupa no veículo.

    O cálculo da cubagem leva em conta o peso e as dimensões do produto em proporções iguais. É por isso que entre o erro mais comum no embalo é usar uma caixa que não condiz com o tamanho da encomenda.

    2. Analise o espaço de armazenamento

    Na hora de escolher embalagens, é preciso lembrar que elas também ocupam espaço na empresa. Além disso, as caixas nem sempre têm o tamanho adequado para os produtos — umas são grandes demais, outras não acomodam tudo o que é necessário.

    Por isso, é importante manter um estoque mínimo de embalagens e adaptá-lo à demanda e às projeções de vendas. Dessa forma, você evita acumular caixas e pacotes sem necessidade e gerar mais custos logísticos.

    💡 Saiba mais: Custo de armazenagem: como reduzir e melhorar a margem

    3. Previna a logística reversa

    A embalagem para e-commerce correta também ajuda a evitar a logística reversa — devolução de produtos. Para lojas virtuais com um portfólio de produtos delicado, como canecas, quadros e bijuterias, é imperativo estar atento a esse ponto, uma vez que o transporte sem cuidado pode danificar os itens e gerar trocas e devoluções.

    💡 Saiba mais: Materiais para embalagem: como enviar seus produtos com segurança

    4. Leve em conta o prazo de embalo

    Outro fator a se levar em consideração é o tempo necessário para embalar o produto. Isso porque o tempo gasto entre empacotamento e postagem compromete horas da equipe que poderiam ser dedicadas à melhoria de processos, expansão e divulgação do negócio.

    E vale ressaltar que, quando a equipe é enxuta, a máxima “tempo é dinheiro” faz mais sentido ainda no embalo de pedidos.

    5. Considere a terceirização do embalo

    Ao invés de gastar tempo e dinheiro com o embalo, muitas empresas preferem terceirizar esse serviço. Dessa forma, não precisam mais reservar um local para guardar os materiais de embalagem, pesquisar diversos fornecedores e passar horas embalando os produtos.

    Além de prática, essa solução pode gerar uma economia significativa ao negócio, pois uma empresa especializada em empacotamento consegue maiores descontos com fornecedores de caixas, plástico bolha e demais itens de proteção do que um único e-commerce.

    7 fornecedores de embalagem para e-commerce

    Para terminar, vamos conhecer algumas das principais empresas que fornecem embalagens para e-commerce. Confira nossa lista:

    1. Embalagens VIP

    A empresa Embalagens VIP oferece diversos tipos de embalagem para e-commerce com opções de personalização. São sacolas estampadas, sacos e caixas, além de itens de papelaria e artesanato.

    Os preços são fixados no site e há descontos e frete grátis para compras maiores.

    2. NZB Embalagens

    A NZB Embalagens afirma ter o envio mais rápido do mercado de embalagens. A empresa oferece envelopes de segurança, sacos e embalagens plásticas, fitas adesivas, caixas para Correios e embalagens especiais para delivery de alimentos.

    A dinâmica do e-commerce também é “self-service”: basta escolher o produto e quantidade para fechar a compra pelo preço determinado no site.

    3. Multi Caixas

    A Multi Caixas é uma fornecedora de embalagens especializada em datas comemorativas. No site, você encontra opções para a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e várias outras datas do calendário comercial, além das caixas e envelopes tradicionais.

    A loja determina os preços no site e dá desconto nas compras à vista.

    4. Embala Web

    A Embala Web oferece embalagens diretamente da fábrica para todas as necessidades. Entre as opções, estão caixas econômicas, caixas para Correios e envelopes de segurança, além de itens para embalar, como plástico bolha e fita adesiva.

    No site, é possível escolher entre kits com 10, 100, 500 e até 5 mil itens pelos preços fixados.

    5. Embalagem Fácil

    Na Embalagem Fácil, os produtos são categorizados de acordo com a área de atuação da empresa. O catálogo oferece embalagens para e-commerce, delivery de alimentos, higiene e limpeza, festas e decorações, entre outros segmentos.

    Os preços são especificados no site e os clientes que fazem parte do “Clube EF” têm descontos especiais.

    6. Magnani Embalagens

    A Magnani Embalagens se diferencia por priorizar o design das embalagens, oferecendo diversas opções personalizadas. No site, é possível escolher entre caixas lisas, afetivas, clássicas, entre outros itens.

    A loja oferece parcelamento sem juros em até 5 vezes ou 5% desconto para pagamentos em boleto ou Pix.

    7. Trevo Pack

    A Trevo Pack é uma empresa especializada em caixas para e-commerce que são aceitas pelos Correios. O catálogo inclui caixas simples, fundos, envelopes de segurança, caixas para garrafas e caixas para salgados.

    A vantagem oferecida é o frete grátis para várias regiões do país acima de um determinado volume de compra.

    Conclusão

    Agora você tem uma lista de fornecedores e várias dicas para escolher a embalagem ideal para o seu e-commerce. Lembre-se de considerar não apenas o preço, mas também a qualidade e a confiabilidade que será transmitida aos seus clientes no momento do recebimento da compra.

    E então, ficou mais fácil escolher sua embalagem para e-commerce? Veja também nosso artigo sobre embalagens sustentáveis e tenha mais um diferencial na sua loja online.

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