Logística

Saiba tudo sobre logística

Postado por Mandaê

Atualizado em agosto 26, 2022 por Nuvemshop Acesso

 

Saber tudo sobre logística é um anseio natural de muitos empreendedores e profissionais do ramo, já que esse setor tem alta relevância para a competitividade dos negócios.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), somente o frete é responsável por 58% dos custos nas operações logísticas de e-commerce, apesar de nem sempre ser pago pelo lojista. Mesmo assim, 61% das lojas virtuais apontam que os atrasos das mercadorias são o principal problema enfrentado nas entregas, o que impacta diretamente a experiência de compra e a fidelização do cliente. Além disso, estratégias para a gestão de estoque e a armazenagem dos produtos também merecem atenção, a fim de revisar processos e diminuir gastos.

Para você criar mecanismos para entregar seus produtos ao destino final no tempo mais curto possível e com custo reduzido, fizemos uma seleção dos nossos principais textos que abordam tudo sobre logística empresarial, logística de transporte, cursos na área e até o que significa logística. Confira abaixo!

Tudo sobre logística e transporte

O que é logística

O primeiro passo para entender tudo sobre logística é compreender a origem da palavra. “Logística” vem do grego, significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Assim, fazendo as contas certas e agindo de maneira lógica e inteligente, consegue-se fazer a entrega de produtos de maneira eficiente.

Com o crescimento do comércio eletrônico, a logística tem papel cada vez mais importante para muitas empresas. Para algumas delas, não representa apenas uma fonte de vantagem competitiva, mas faz parte da estrutura e funcionamento dos negócios.

Cursos de logística

Com a necessidade de se manter no mercado, a logística vem sendo cada vez mais desenvolvida nas organizações e, consequentemente, os profissionais dessa área vão se multiplicando.

Para você se diferenciar e saber tudo sobre logística, confira uma lista de cursos de logística para buscar novos conhecimentos neste ramo.

Quais os principais cuidados que sua loja virtual deve ter

Um dos passos mais importantes na hora de abrir uma loja virtual é buscar tudo sobre logística para planejar e cuidar do processo de entrega dos produtos. É preciso se preparar para a demanda, pensar no empacotamento e nas embalagens, assim como se ater ao cronograma de envios. Você também precisa calcular o valor do frete que será cobrado dos seus clientes para preservar a sua margem de lucro.

Curva ABC pode ser a salvação para a logística da sua empresa

A Curva ABC, também conhecida como Teorema de Pareto, é um conceito que teve origem em uma teoria do economista italiano Vilfredo Pareto, que identificou que 80% das consequências se originam a partir de 20% das causas.

A Curva ABC tem sido usada para a gestão de estoques, definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para programar a produção e uma série de outros problemas usuais na empresa. Para quem quer saber tudo sobre logística, esse item é fundamental!

Loja física também precisa de logística

Ainda há quem deixe o e-commerce de lado para comprar em lojas físicas. No entanto, as lojas virtuais e físicas não precisam estar distantes, é possível mesclar ambos os tipos de loja para coexistirem de forma complementar. A vantagem de dominar tudo sobre logística é que você saberá como são os processos tanto para e-commerces quanto para uma loja física.

Saiba o significado dos símbolos nas caixas de papelão

Quer saber tudo sobre logística? Então fique atento a esse tópico: diariamente, as caixas de papelão são utilizadas em grande escala em diversas empresas e distribuidoras para proteger e embalar os objetos. Como normalmente não é possível saber o que existe dentro da caixa, a embalagem precisa indicar os cuidados que aquele item precisa ter.

A primeira coisa que nos atentamos é o visual, aí que entra a importância dos símbolos nas caixas, que precisam ser impressos de forma bem visível para que as embalagens sejam tratadas de maneira adequada.

Logística reversa influencia a compra de produtos

Você sabia que pelo menos 30% de todos os produtos comprados online são devolvidos? Em uma pesquisa realizada pela Invesp, 92% dos consumidores entrevistados disseram que não vão desistir de comprar da loja responsável se o processo de devolução do produto for simples e 79% quer que esse processo não custe nada. 

O ideal é que a compra seja satisfatória e a devolução não seja necessária, mas, se imprevistos acontecerem, a política de troca e devolução precisa ser bem definida. Para você não precisar se preocupar em pesquisar tudo sobre logística para saber como agir nos casos de arrependimento de compra, mostramos aqui os principais pontos que merecem atenção.

Como precificar frete no e-commerce

Determinar preços de venda no comércio eletrônico – e no varejo em geral – não é uma tarefa fácil na rotina de uma gestão comercial. Envolto em questões como previsão de vendas, margem de contribuição, impostos dos mais diversos tipos, séries de reajustes, preço de concorrentes e ofertas especiais, ao se deparar com os custos logísticos e, especialmente, o custo de frete, gestores comerciais e empreendedores não tem sua vida facilitada.

A verdade é que o cálculo de frete, assim como tudo sobre logística, pode impactar a imagem e as finanças do e-commerce. Para evitar danos ao seu negócio, conheça todos os itens que você deve levar em consideração na hora de calcular o preço do frete ou analisar até que ponto é vantajoso oferecer frete grátis.

Descubra se dropshipping vale a pena para o seu e-commerce

Na pesquisa para saber tudo sobre logística, um item não pode ficar de fora: o dropshipping.

Geralmente, o dropshipping é voltado para e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces. O processo consiste em receber as ordens de serviço (vendas) online e encaminhá-las ao fornecedor, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa.  

Como resultado, não é preciso manipular ou ter acesso ao produto, você faz apenas o intermédio para venda.  O lucro com esse processo vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra, além de diversas outras facilidades. Confira o link acima e descubra se essa estratégia vale a pena para o seu negócio.

👉 Ferramenta grátis: Fornecedores para Dropshipping

Conheça o serviço logístico da Mandaê

Seja qual for o segmento da sua empresa, você pode utilizar o serviço da Mandaê, que realiza a coleta e o envio de produtos, garantindo que cheguem com toda a segurança em qualquer lugar. Toda essa comodidade é para que você se preocupe apenas com as suas vendas e estratégias de crescimento do seu negócio, e não com o processo de entrega.

Experimente o serviço da Mandaê!

 

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!