E-commerce

Fotografe melhor os seus produtos e venda mais na sua loja virtual

Postado por Mandaê

Atualizado em março 8, 2022 por Nuvemshop Acesso

Por mais moderna que seja toda a experiência de compra em uma loja virtual, ela ainda não substitui uma venda pessoal, presencial, em uma loja física. Faltam no site todos aqueles elementos que muitas vezes determinam a venda de algum produto: o toque, o cheiro, a própria possibilidade de o usuário testar o que ele vai comprar.

Uma das formas de tentar compensar isso é investir em boas fotografias e vídeos. Você pode não ter escolhido a profissão de fotógrafo, mas com certeza vai precisar ser um se quiser que sua loja virtual se dê bem. “A foto é uma maneira de tornar o produto concreto e melhorar a percepção de seu conteúdo”, afirma Marcelo Sinelli, o consultor do Sebrae-SP, em entrevista para o portal Uol.

Como aponta o portal E-Commerce News, dar uma caprichada nas fotos de vídeos traz grandes  benefícios como:

  1. Melhora o índice de conversão da sua loja virtual
  2. Diminui o volume de carrinhos abandonados
  3. Reduz o número de devoluções

O primeiro passo é determinar o quanto você pode investir na produção dessas fotos. Muitas vezes você pode encontrar fotos em alta qualidade se estiver revendendo produtos de outras marcas. Mas se todos são originais, precisará gastar um pouco de dinheiro para ter uma câmera boa e montar um pequeno espaço para fazer as imagens.

Lembre-se que hoje em dia a capacitação para atividades criativas ficou cada vez mais fácil, então, enquanto você não tiver grana para pagar um curso, pode se jogar em vídeos tutoriais, textos e até consultoria informal com quem trabalha na área.

Segundo Sinelli, câmeras semiprofissionais que possuem o recurso reflex (quando a imagem do visor é a mesma capturada pela lente, refletida por um espelho) podem realizar um trabalho satisfatório e ainda fazer vídeos. Pesquise bem antes de se decidir e também se lembre que talvez você tenha que investir em iluminação. Faz algum tempo, descobri que o YouTube tem vídeos muito práticos de como montar tripés de iluminação com canos PVC. Encontre aquele que você ache mais simples de seguir às instruções.

E vale deixar claro: nada substitui o trabalho de um fotógrafo profissional! Portanto se você tiver capital para investir, valorize esses incríveis profissionais.

photographer smile ... animated gif photo with flash ... graphic art bw images pics animated gifs background mobile screensaver free download photographer 3D HD 1

Montando um estúdio

As fotos precisam parecer profissionais, o seu estúdio, que ficará nos bastidores, nem tanto. E aí vale improvisar como der. Segundo o site Profissional de E-Commerce, uma mesa profissional para fotos estáticas sai em torno de R$ 1 mil de investimento.

Caso você não tenha dinheiro, dá para improvisar tudo com caixa de papelão, TNT branco, folhas de EVA para fundo infinito e cola. Mais uma vez o YouTube é uma fonte incrível de vídeos que mostram versões mais complexas e simples, como esta. Lembre-se que o importante é o resultado neste momento inicial.

Diferenças para cada loja virtual

Obviamente, dependendo do que você vende em seu site, as dicas mudarão. Mas fui atrás de algumas que podem ajudar os principais negócios mandaenses. Confiram:

1. Tire fotos que façam a diferença

Tente fazer imagens que realmente façam diferença na compra, que mostrem textura, que realcem estampas ou detalhes que o cliente só veria pegando o produto nas mãos. Esses detalhes também confirmarão a qualidade do que você está vendendo.

2. Pense como seu cliente (e seu produto)

Todas as fotos precisam ser funcionais e ter propósitos para seu consumidor: o que ele gostaria de ver de cada produto? O que ele gostaria de ver mais aproximado? E ao mesmo tempo pense quais são os elementos importantes de cada produto que você vende.

3. Padronize

A partir do momento que você criar um padrão para as fotos, tente não sair dele! Não fuja da qualidade, da quantidade, do tamanho, da disposição…  Uma “confusão editorial” pode afugentar seus clientes.

4. Branquinho básico

No começo, fuja da poluição visual e use sempre um fundo branco para suas fotos.

5. Fotografe ou filme o uso

Alguns produtos – tecnológicos, roupas, utensílios – não deixam claro como devem ser usados. Portanto tirar fotos e fazer vídeos de como devem ser usados ajuda bastante.

tumblr_mjuxn6D4mk1s172yno1_500

6. SEO

Classifique e nomeie suas imagens com os nomes e tags corretas! Muitas pessoas fazem pesquisas diretamente no campo de imagens do Google. Isso coloca as suas em vantagem em relação aquelas que usam códigos abstratos com números e caracteres.

7. Resolução

Sempre prime pela melhor resolução de imagem que não prejudique o carregamento dela em celulares e desktops. Claro que a quantidade varia de plataforma para plataforma, mas em geral mantenha as imagens em 1000px e 72DPIs.

8. Use profundidade e escalas          

Como o cliente não está com o produto em mãos, fica difícil saber o verdadeiro tamanho de cada coisa. Além de sempre colocar uma tabela com as características físicas de cada um, abuse de fotos com profundidade e outros objetos como escala.

9. Finalize na edição

Depois que terminar as fotos, passe algum tempo editando as imagens, diminuindo sombras, acentuando os detalhes e se preocupando com as cores verdadeiras do produto.

giLmsgp

Gostou? Compartilhe!