E-commerce

Como usar o Pinterest para empresas e melhorar suas vendas

Postado por Mandaê

Atualizado em março 8, 2022 por Nuvemshop Acesso

Apesar de ser baseado exclusivamente no envio e na publicação de imagens na internet, o Pinterest tem chamado cada vez mais a atenção de empresas e vendedores online, que enxergam nesse canal grande potencial para alavancar sua popularidade e aumentar significativamente o tráfego e as vendas para empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada com 2.985 consumidores pela Javelin Strategy & Research, 12% dos usuários de redes sociais compraram itens físicos (como eletrônicos e sapatos) a partir de um link nas redes sociais. No entanto, os usuários provenientes do Pinterest aparentemente são mais lucrativos que os do Facebook, com valor médio da ordem de $ 123,50, ante $ 54,64 da empresa de Mark Zuckerberg. Resultados semelhantes são encontrados em outro estudo, que analisou dados de mais de 25 mil lojas online do Shopify. Os clientes oriundos do Pinterest são 10% mais propensos a fazer uma compra em comparação com aqueles que chegam de outras redes sociais. Além disso, a ordem média dessas compras é de US $ 80, o dobro do Facebook.

Essa tendência não tem passado despercebida pelo mercado. Desde junho de 2015, o Pinterest disponibilizou aos usuários dos Estados Unidos o botão “Comprar”, que permite obter com apenas um clique o sapato de uma sugestão de look, um pôster de algum pin de decoração ou, ainda, todos os ingredientes para uma receita vista no site.

Essa atualização ainda não tem data para chegar a outros países, mas a novidade já tem movimentado e-commerces, que têm investido na criação de perfis no Pinterest para Empresas. Para adquirir um produto visto na plataforma, atualmente o usuário é redirecionado a um site externo.

Por que investir no Pinterest Empresa

O Pinterest é uma plataforma social que permite aos usuários selecionar conteúdo. Por exemplo, um blogueiro de moda pode reunir um conjunto de links para looks que ele recomenda ou dicas para misturar tendências e criar um visual de personalidade. Essas coleções são chamadas de “boards” e cada link é chamado de “pin”.

Assim como o Facebook e o Twitter, a plataforma estimula os usuários a interagirem uns com os outros através do compartilhamento de conteúdos. Mas, muito mais do que oferecer inspirações ou dicas, essa experiência proporciona a empresas a possibilidade de atrair novos clientes e aumentar a receita por meio de estratégias inovadoras.

Confira histórias de sucesso do Pinterest para negócios:

Promoções no Pinterest Empresa

O Adore Me é um serviço de assinatura mensal para lingeries estilosas. À procura de novas formas de se relacionar com as mulheres do milênio, a empresa adotou o Pinterest como um canal de investimento e, para aumentar o alcance, passou a usar Pins promovidos.

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Depois que os Pins patrocinados alcançaram novos clientes, a empresa percebeu aumento de 3700% em compras geradas pelo Pinterest, 6000% em assinaturas por e-mail, taxa 50% maior de clique para comprar em Pins promovidos em comparação a outros canais (especialmente em dispositivos móveis) e 4000% na receita de indicações do Pinterest. Além disso, o CPA (custo por ação) no Pinterest é de 10 a 50% inferior ao de outros canais de publicidade utilizados pela Adore Me.

Aumento de tráfego pelo Pinterest para Empresas

A DaWanda, uma loja online para produtos exclusivos feitos à mão, investiu na criação de Pins com ideias exclusivas para presentes, tutoriais detalhados de bricolagem e tendências criativas de moda com o objetivo de posicionar a empresa como referência em tudo que se relacione a bricolagem, assim como destacar produtos exclusivos e aumentar a visibilidade da marca.

Utilizando uma estratégia que vinculava a publicação frequente, organização dos conteúdos em pastas específicas, pins verticais de tamanhos maiores com dicas que envolviam passo a passo e dados como preço e disponibilidade de produtos, a empresa aumentou o tráfego de referência do Pinterest em certa de 100%. Esse tráfego também gerou vendas, com valor do pedido médio 13% superior aos valores de pedido médios de outras plataformas sociais.

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Captação de novos clientes no Pinterest Empresa

 A Living Royal, uma marca de meias sediada em Chicago, criou uma combinação de pins com imagens de estilo de vida e fotos diretas de seus produtos. Para aumentar o envolvimento, a empresa utiliza imagens longas e verticais que mostram diversos produtos ou imagens, pois afirmam que isso gera melhor desempenho e atrai cliques dos usuários. Outra estratégia utilizada é a divulgação de mensagens com camadas de texto, fotos coloridas e uma frase engraçada ou o slogan da marca.

Além de melhorar o tráfego orgânico no site, a Living Royal passou a promover pins e a utilizar palavras-chave no Pinterest para aumentar a taxa de conversão de pinadores que estão procurando a empresa. Um dos seus pins de maior sucesso, que exibe meias de sereia com seu slogan, gerou mais de 33 mil envolvimentos.

Living Royal

Definição de estratégia no Pinterest para gerar vendas

 A britânica Reiss passou a ser globalmente conhecida por oferecer moda elegante e de qualidade para homens e mulheres. Como seus clientes adoram viajar e têm afinidade com produtos de luxo, a empresa utiliza o Pinterest para divulgar suas coleções sazonais, frases inspiradoras, guias de cidades e até comidas e bebidas, tudo vinculado ao universo de luxo.

No entanto, a divulgação dessa série de conteúdos não é à toa. A empresa utiliza o Pinterest Analytics para verificar como seus Pins estão se saindo e ver o que as pessoas estão pinando do seu site. Com essa análise, descobriu que seus Pins de moda masculina são os mais seguidos, o que passou a determinar toda uma estratégia de vendas que atinge desde blogueiros e formadores de opinião até notificações de liquidação aos clientes por meio de Pins Avançados. Além de ver um aumento de 22% no tráfego e 24% na receita desde a implementação, isso deu à Reiss um aumento no valor que vinha sendo gasto em cada pedido.

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Como e-commerces podem utilizar o Pinterest para marketing de afiliados

No início deste mês, o Pinterest anunciou uma mudança em sua política para que os usuários possam inserir links de afiliados em seus pins. Essa possibilidade abre outra vantagem para negócios no Pinterest: marketing de afiliados.

Por exemplo, um blogueiro de gastronomia criou um board com os principais utensílios de cozinha recomendados. A postagem pode ter pins que ligam os usuários para panelas, frigideiras e outros acessórios de cozinha, mas, ao invés de criar links direto para esses objetos, o blogueiro pode agora incorporar seu link de afiliado, de modo que seu conteúdo será vinculado a uma determinada transação, o que permitirá que ele ganhe comissão.

Se você já obtém tráfego oriundo do Pinterest, cabe analisar se esse tipo de estratégia vale a pena. No entanto, se o Pinterest é um canal importante para atingir seu público-alvo e mesmo assim você não tem recebido muito tráfego desse canal, essa nova política pode ser uma maneira de conseguir isso.

Como criar uma conta no Pinterest para Empresas

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O primeiro passo para ingressar no Pinterest para empresas é realmente chegar no Pinterest. Se a sua empresa registou uma conta antes do lançamento de contas de negócios, você pode fazer a conversão do seu site a partir de uma página privada ou pessoal para uma página de negócios.

Caso contrário, basta registar-se para uma ter uma conta no Pinterest para Empresas. Veja os passos abaixo:

  • No formulário, identifique o seu tipo de negócio (por exemplo, profissionais, meios de comunicação, marca, varejista, negócio local ou mercado online).
  • Em seguida crie um perfil de negócios (com imagem ou logotipo da empresa, nome de utilizador e descrição) e assinale se concorda com os termos e condições.
  • Depois que o seu site for verificado, os usuários serão capazes de ver que você é uma fonte confiável e ajudá-lo a alcançar mais seguidores e potenciais clientes.

Criar conta no pinterest

Dicas para impulsionar seu e-commerce no Pinterest para empresas

Use imagens atraentes dos seus produtos

Após criar sua conta no Pinterest para empresas, você terá que preencher sua página com as imagens que quer divulgar. Elabore uma estratégia de acordo com seu público-alvo [lembre-se dos cases listados acima] e organize os conteúdos por pastas, de acordo com um tema ou categoria.

Para criar um visual atrativo, é essencial que as imagens sejam de boa qualidade. Verifique se vale a pena investir em um fotógrafo para tirar fotos dos produtos do seu e-commerce e da sua loja ou treine seu olhar no dia a dia. Leia tutoriais para tirar boas fotos caseiras e invista em um celular ou máquina fotográfica que tire fotos com boa resolução. No Pinterest, vale a velha máxima: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

 Inclua o botão “Pin It” em cada página

Certifique-se de incluir um botão “Pin It” em cada página de produto do seu e-commerce. Dessa forma, os clientes poderão facilmente fixá-lo para compartilhar o conteúdo com seus seguidores.

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Varie seus pins

Apesar da intenção de qualquer e-commerce ser a divulgação de produtos e o aumento de tráfego para o site, tome cuidado para não encher suas pastas exclusivamente com o que você vende. Estude seu público, compreenda o que ele gosta e mescle conteúdos atrativos, como estilo de vida ou pins com dicas “faça você mesmo”, com a divulgação estratégica dos seus itens.

Analise suas campanhas

Finalmente, analise tudo o que fizer. O Pinterest Analytics permite que você acompanhe as suas atividades de pinagem, verifique quais pins são mais populares e o que as pessoas mais fixam. Não menospreze essa etapa da atividade, ela é essencial para direcionar seus passos e obter resultados assertivos.

pinterest analytics

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