E-commerce

O que é PLP dos Correios e para que serve?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em agosto 9, 2022 por Nuvemshop Acesso

Se você vende pela internet, sabe o quão essencial é a reputação do seu negócio para atrair clientes e aumentar as vendas. Nesse sentido, a PLP dos Correios, que funciona como um rastreamento de encomendas, é apontada como uma ferramenta importante para ajudar os lojistas a manter as entregas sob controle e informar o consumidor sobre o status da sua compra. 

Mas como a PLP dos Correios funciona e para que serve? Qual é o benefício do recurso para uma loja virtual? Falaremos sobre todas essas questões ao longo deste artigo. Vamos lá?

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    O que é PLP dos Correios?

    PLP dos Correios, ou pré-lista de postagem, é um controle disponibilizado pela estatal a quem envia uma mercadoria. Por meio da ferramenta, é gerado um código de rastreamento do produto a ser despachado em uma agência.

    Com o documento, tanto o cliente quanto a loja virtual conseguem fazer o monitoramento da entrega em tempo real, de forma simples e rápida pelo site do Correios ou por ferramentas especializadas. 

    A plataforma de e-commerce Nuvemshop, por exemplo, oferece informações oficiais sobre o trajeto das encomendas.

    banner para ferramenta de rastreio de encomendas dos Correios

    Como usar a PLP dos Correios?

    Para gerar o código PLP dos Correios, o responsável pelo envio do produto deve preencher um documento. 

    Essa etapa pode ser feita manualmente , a partir de uma guia gerada pela agência no momento do despacho da mercadoria, ou de maneira automatizada. A plataforma logística Mandaê, por exemplo, faz a geração de forma automática da PLP dos Correios. 

    No formulário, que deve ser entregue em duas vias a um atendendente do Correios no momento do despacho da encomenda, deve reunir as seguintes informações: 

    A partir daí, são geradas duas informações: 

    • Etiquetas com todas as características da carga, que devem ser anexadas na embalagem de entrega
    • Código de rastreamento da encomenda, que já pode ser compartilhado com o cliente. 

    💡Saiba mais: O que é código de rastreamento e como usá-lo em suas encomendas?

    Vantagens de usar PLP dos Correios no e-commerce

    São muitas as vantagens de usar a PLP dos Correios em uma loja virtual. Com o acompanhamento do código de rastreio, é possível identificar gargalos na etapa de entrega do produto e agilizar o processo de distribuição, tornando  o negócio ainda mais competitivo. 

    Além disso, a PLP dos Correios permite uma maior segurança no envio de produtos, o que faz com o que o consumidor (e potenciais clientes) tenham mais confiança em uma empresa

    Outro benefício da PLP dos Correios é o maior controle sobre o caminho que as mercadorias percorrem. Caso aconteça algum imprevisto na rota, o empreendedor pode entrar em contato com o cliente, explicar a situação e confirmar um novo prazo de entrega.

    Conclusão sobre a PLP dos Correios 

    Ao longo deste artigo, vimos o que é a PLP dos Correios e como o código de rastreamento de encomendas pode funcionar como um diferencial competitivo para o seu negócio. 

    Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o assunto, que tal conhecer outra maneira de otimizar a logística da sua loja virtual? 

    A Mandaê oferece diversos benefícios para quem busca descomplicar processos de entrega e reduzir significativamente os custos operacionais da sua empresa.

    Além disso, você conta com um frete mais competitivo e mais comodidade na hora de enviar suas encomendas para qualquer lugar do Brasil com as melhores transportadoras. 

    Por último, caso você opte por despachar os seus pedidos pelos Correios, a Mandaê gera o formulário para preencher a PLP de forma automática. Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça a solução. 

    💡Saiba mais

    Gostou? Compartilhe!