Marketing

Modelo de plano de marketing para e-commerce: baixe kit de planilhas gratuito

Postado por Mandaê

Atualizado em agosto 9, 2022 por

 

Muitas vezes, pequenos empreendedores enfrentam um desafio no dia a dia da gestão de sua loja virtual: estruturar o planejamento financeiro e o plano de marketing que sejam condizentes com o orçamento disponível. O problema é que elaborar do zero esse controle pode ser intimidador e tornar essa tarefa ainda mais difícil.

Pensando nisso, elaboramos um kit gratuito de planilhas com o melhor modelo de plano de marketing para e-commerce. Assim, você poderá entender como usar o Excel para simplificar suas atividades e saber como fazer um plano de marketing completo.


Modelo de plano de marketing para e-commerce: confira o que você vai encontrar nesse kit de planilhas

Controle do orçamento de marketing para e-commerce

Apesar de cada e-commerce ter uma especificidade e os orçamentos variarem de empresa para empresa, é possível seguir uma estrutura para alinhar seus gastos e objetivos. Assim, você consegue realizar o controle cuidadoso do orçamento para não ultrapassar os valores estipulados em cada etapa, o que pode causar sérios prejuízos financeiros à sua loja.

Com essas planilhas de Excel para o controle do orçamento de marketing, você poderá rastrear suas despesas e chegar ao fim do mês ou do trimestre com números claros e sem nenhum tipo de surpresa.

Metas SMART:  como incluir metas inteligentes em seu modelo de plano de marketing para e-commerce

Definir um conjunto claro de metas é fundamental para direcionar seus esforços e prioridades de marketing de forma assertiva. Ao efetuar o planejamento da sua empresa para um determinado período – que pode ser de um mês, trimestre ou ano – utilize as metas smart, consideradas a principal maneira de definir as tarefas do dia a dia e acompanhar o progresso da empresa para chegar ao objetivo final.

A sigla SMART significa specific (específica), measurable (mensurável), attainable (alcançável), relevant (relevante) e time based (temporal), ou seja, é uma maneira de identificar as maiores necessidades do marketing do seu e-commerce para definir as principais metas e alcançar o resultado almejado. De forma simples, é fundamental para: definição de metas + definição das principais tarefas para o alcance das metas = objetivo final alcançado. Aproveite e veja como usar esse método para garantir o crescimento do seu e-commerce.

Organize a otimização de páginas com táticas de SEO para seu plano de marketing

O plano de marketing do seu e-commerce deve incluir estratégias de SEO para aumentar as chances do conteúdo do seu site ou blog aparecer nos primeiros resultados de um buscador, como o Google.

Por mais que o seu produto seja de qualidade e o preço seja bom, se ninguém souber disso você não vai gerar vendas. Por isso, táticas com palavras-chave são tão importantes. Mas com tantas mudanças no algoritmo do Google, muitas vezes é difícil organizar os conteúdos que você já ajustou e os que precisam ser melhorados.

Para tornar essa tarefa mais fácil, utilize nossa planilha de Excel para gerenciar as melhores práticas de SEO e a identificação dos termos que as pessoas estão usando para procurar seus produtos ou serviços. Assim, você conseguirá organizar suas prioridades e melhorar a sua produtividade.

Acompanhe as campanhas de AdWords do seu e-commerce

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Campanhas de Adwords são fundamentais para converter de maneira mais rápida seus potenciais clientes. No entanto, empreendedores de pequenas lojas virtuais enfrentam o constante desafio de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, por isso muitas vezes se restringem a efetuar apenas um anúncio por vez.

A questão é que quanto mais campanhas e variações de grupos de anúncio você fizer, com conteúdos distintos, maior será a chance de atingir diferentes etapas do seu funil de acordo com a estratégia adotada. Ou seja, para alcançar resultados realmente efetivos, o melhor caminho é gerenciar várias campanhas ao mesmo tempo, pausando, adicionando mais investimento ou mudando de tática conforme for necessário. Como tudo isso exige constante acompanhamento, trazemos para você uma planilha de Excel que facilitará muito seu dia a dia.

Nela você poderá listar todas as palavras-chave utilizadas, incluir até três variações de uma mesma campanha e gerenciar todos os grupos de anúncio que utilizou. Viu como ficará muito mais fácil? Assim você não correrá o risco de se desorganizar e até perder dinheiro com uma campanha que teve performance abaixo do esperado.

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Calcule os leads do tráfego de inbound marketing

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Em um modelo de plano de marketing para e-commerce é preciso definir uma meta de leads e determinar a quantidade de tráfego necessário para atingir esse objetivo. Felizmente, há um modelo de Excel para tornar esse cálculo mais fácil.

Ao invés de tentar chegar a esses números de forma manual, com uma planilha você poderá ter uma imagem clara do que precisa fazer para atingir o tráfego de acordo com a sua estratégia de inbound marketing.

Planilha de marketing com métricas mensais

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Você não precisa iniciar do zero uma planilha de marketing com as métricas mensais do seu e-commerce. Para simplificar seus relatórios e conseguir analisar os dados de maneira assertiva para estabelecer o alcance das suas metas, baixe a planilha de métricas mensais de marketing e facilite seu trabalho.

Além de conseguir atualizá-la rapidamente, você poderá refletir sobre as visitas do seu site, quantidade de leads obtidos, atuais clientes e a taxa de conversão mensal. A partir daí, terá tudo que precisa para fazer com precisão o controle de cada canal e saber qual tem a melhor performance. Facilite seu plano de negócios de e-commerce!

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