Logística

Loja física também precisa de logística

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 23, 2021 por Mandaê

Abrir uma loja virtual soa cômodo. O investimento inicial é menor em relação às lojas físicas, o serviço é contínuo 24hs por dia sem que você tenha que pagar adicional noturno para um funcionário, além de ter amplo alcance geográfico. Uma rápida pesquisa no Google facilmente comprova o crescimento do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Mesmo assim, isso não significa que lojas físicas estão condenadas.

A internet encurta distâncias, mas nada substitui o contato humano. Por esse motivo, ainda há quem deixe o e-commerce de lado para comprar em lojas físicas. No entanto, as lojas virtuais e físicas não precisam estar distantes, é possível mesclar ambos os tipos de loja para coexistir de forma complementar. A vantagem de pensar na logística para o e-commerce é que também será eficaz para a loja física.

De qualquer forma, a questão é que ambas necessitam apostar em meios que contribuam para sua qualidade de prestação de serviço. Muito se discute sobre logística em loja virtual, mas a verdade é que a loja física também precisa muito desse fator para ter um bom desempenho.

Processo de logística para loja física é fundamental

Na loja física a logística é fundamental para tratar da movimentação dos produtos. É preciso estar preparado para a periodicidade de recebimento de mercadorias, demanda de vendas em grandes quantidades, possíveis entregas agendadas e outros fatores presentes no dia-a-dia de um lojista.

Assim como para virtuais, uma boa gestão de estoque nas lojas físicas também reflete um aumento da eficiência do negócio e, por consequência, aumento da satisfação dos clientes. É preciso saber o que falta ou não: Saber a localização certa de cada produto no estoque deixa o processo de entrega ao cliente final mais ágil, por exemplo. Agilidade e controle na gestão do estoque e no planejamento da entrega são os primeiros passos para que seu cliente volte após a experiência de compra.

É importante ver a logística como o processo que faz seu negócio realmente funcionar: sem entregar no prazo, armazenagem correta e disponibilidade do produto, não há como ter uma boa experiência de compra para o seu cliente.

Seja nas lojas físicas, virtuais ou até vendas porta em porta, é importante que a marca entregue serviço de qualidade.

Você que tem uma loja física, faça sucesso enviando seus produtos com a Mandaê!

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!