E-commerce

Crescimento do mobile e-commerce exige atenção para design responsivo

Postado por Mandaê

Atualizado em março 8, 2022 por Nuvemshop Acesso

O crescente aumento de compras realizadas por dispositivos móveis tem exigido mudanças entre os vendedores online, que devem ter um olhar cada vez mais atento ao design responsivo do seu site visando o mobile e-commerce.

De acordo com estimativas da E-bit/Buscapé, em 2015 o acesso via dispositivos móveis em lojas virtuais no Brasil foi de 35%. As compras feitas neste período por dispositivos móveis representaram, em dezembro, uma participação de 14,3% no volume de pedidos do comércio eletrônico. A pesquisa identificou que em mais de 1/3 do tempo em que navegam em lojas virtuais, os clientes já estão utilizando smartphones ou tablets.

Essa tendência também é comprovada por outras análises. Em mais de 100 mil lojas de comércio eletrônico que utilizam a plataforma Shopify, 50,3% do tráfego é proveniente de mobile (40,3% a partir de telefones móveis, 10% de tablets) e apenas 49,7% a partir de computadores.

Além dos números atrativos, cada vez mais o Google tem forçado a indústria de comércio eletrônico a enfrentar a tendência de navegação móvel. Para não ficar para traz diante da vasta concorrência online, é preciso encarar mudanças no e-commerce, principalmente com um web design responsivo.

Design responsivo para e-commerce

Ter um site responsivo significa que ele é adequado para ser acessado em diferentes meios, como smartphones, tablets e computadores. Isso significa que os textos, fotos, links e demais informações do seu site são reorganizados de acordo com o dispositivo em que são vistos. Quando um site não é responsivo e o visitante acessa o conteúdo por meio de um dispositivo móvel, muitas vezes a página demora para carregar, as informações ficam distorcidas na tela e a leitura fica comprometida, ou seja, há grande chance do internauta sair do site por não conseguir visualizar os elementos de forma agradável. Para quem tem uma loja virtual isso causa ainda mais impacto, pois pode significar perda nas vendas.

Como fazer um site responsivo para e-commerce

Um web site responsivo detecta e ajusta automaticamente o layout da página de acordo com o tamanho da tela do dispositivo que o visitante está usando (smartphone, tablet ou computador). O primeiro passo para conseguir essa façanha é saber se a plataforma que você utiliza para o seu e-commerce oferece templates para dispositivos móveis. O Shopify, por exemplo, fornece modelos gratuitos e pagos adaptados para tablets e smartphones.

Se a sua loja virtual foi projetada por uma agência e você não sabe se oferece design responsivo, é muito fácil descobrir: redimensione a janela do navegador e observe se o conteúdo se ajusta a tela. Em caso negativo, sua loja não é adaptada para dispositivos móveis. Converse com o desenvolvedor e o web design e elabore um planejamento inicial para assegurar que todos os clientes possam acessar o conteúdo independente dos dispositivos que utilizam. Uma dica é ter em mente um design simples, objetivo e focado nas necessidades do seu usuário. O uso de heat maps também pode ajudar.

Veja abaixo exemplos de sites de comércio eletrônico que utilizam design responsivo, a imagem à direita é a versão para desktop e a da esquerda o site na versão mobile:

Indochino

  Purple Yellow

       

Skinny Ties

         

A Mobify desenvolveu um e-book com um guia das melhores práticas para um web design responsivo. A Media Queries também oferece uma compilação de sites com versões para aplicativos móveis, que pode dar ajudar na hora de melhorar o design do seu e-commerce.

+ Conheça uma solução logística inovadora para a sua empresa.

Gostou? Compartilhe!