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Como vender pelo Instagram com dicas infalíveis

Postado por Mandaê

Atualizado em dezembro 2, 2021 por

Estratégias sobre como vender pelo Instagram nunca estiveram tão em evidência e não é para menos: apesar dessa rede social não oferecer características específicas para negócios, as imagens tem um impacto poderoso. Para e-commerces isso oferece um atrativo a mais, já que pode ser o primeiro passo para a decisão de compra do consumidor.

Uma empresa de comércio eletrônico pode usar o Instagram de diversas maneiras e, com algumas táticas simples, obter bons resultados. Neste post você saberá quais pontos devem ser levados em consideração para criar um perfil atraente e alcançar o maior número de pessoas. Confira!

Como vender pelo Instagram e se destacar na internet

1- Tenha um perfil atrativo

Tenha em mente que o Instagram é uma plataforma puramente visual, as pessoas decidem ou não seguir um perfil com base na qualidade das imagens postadas. Por isso, invista em fotos bonitas e emocionantes para atrair seguidores e impulsionar sua marca. A Starbucks e a Nike são conhecidas como as empresas com melhor perfil nessa rede social. Note que ambas postam imagens criativas, que mesclam seus produtos com estilo de vida, boas histórias e dicas. Lembre-se: para alcançar bons resultados leve em consideração suas personas e mostre como sua marca é incrível.

2- Crie estratégias de venda no Instagram

O Instagram não reconhece hiperlinks ao lado das imagens, o que torna difícil para comerciantes aumentarem a taxa de cliques em sua loja virtual. No entanto, é possível usar maneiras criativas para driblar isso.

Indique em cada post que o link do seu site está na bio: é uma maneira de evidenciar sua loja e não perder cliques.

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Dê dicas de como utilizar seu produto: você pode aproveitar datas comemorativas ou mostrar como seu produto é essencial no dia a dia.

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Divulgue promoções e lançamentos: você pode postar fotos de novas coleções, mostrar produtos que estão novamente disponíveis para venda e até divulgar promoções.

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3- Utilize hashtags relevantes

As hashtags têm o poder de conectar os seguidores do Instagram à estratégia de marketing da sua marca. Mas não adianta sair colocando hashtags aleatórias – aliás, esse é um dos principais erros nessa plataforma.

Se você tem um e-commerce de roupas para crianças, por exemplo, ao invés de colocar simplesmente #roupas #baratas #vendas #bebês (hashtags gerais), pense em algo mais específico de acordo com o segmento do seu negócio, como #roupasdebebê e #roupasdecriança. Além disso, o uso de hashtags populares é uma maneira eficaz para ganhar novos seguidores, ter maior alcance nas suas publicações e divulgar sua empresa.

4- Encontre um influenciador

A melhor forma de aumentar a exposição da sua marca no Instagram é por meio de um influenciador. Pesquise um influenciar no nicho do seu negócio, entre em contato e veja se ele está disposto a tirar uma foto divulgando seu produto no perfil dele. Alguns podem cobrar por isso, mas outros vão querer receber seu produto para testá-lo e fazer resenhas. No entanto, sempre avalie a proposta e se essa é uma boa tática para o seu negócio.

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5- Mostre fotos dos bastidores

No Instagram do seu e-commerce, as imagens não devem ser unicamente dos seus produtos, muito pelo contrário.  Mostrar fotos dos bastidores é uma maneira de formar um vínculo pessoal entre os clientes e a empresa e estabelecer confiança entre os dois lados. Se a sua loja é de moda feminina, por exemplo, mostre uma prévia da nova coleção de roupas. Se você vende bonecas de pano, mostre alguns tecidos que você usa para confeccionar os objetos. As possibilidades são inúmeras!

6- Publique vídeos

Não publique apenas fotos, mescle seus posts com vídeos. No exemplo abaixo, a Nanus Store divulgou sua nova coleção de quadros com um vídeo.

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7- Conte uma história

A GAP decidiu comemorar o Dia da Mulher com um vídeo, celebrando uma das mulheres que trabalham com sua marca. Exemplos como esse têm o poder de aproximar a empresa dos clientes.

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8- Publique fotos que tenham a ver com o estilo de vida do seu público-alvo

Essa é uma técnica empregada por muitas marcas líderes porque dá aos clientes uma ideia de como eles podem utilizar seus produtos. No exemplo abaixo, a marca The North Face publicou uma foto que inspira as pessoas a praticarem esportes de aventura.

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Publicidade paga para vender pelo Instagram

Para divulgar seu e-commerce, você também pode utilizar publicidade no Instagram, uma forma paga de promover seus produtos. Mas antes de enveredar por esse caminho é importante ter metas claras, a fim de garantir as melhores técnicas para alcançá-las.

O Instagram criou um guia detalhado sobre como criar um anúncio, editar e gerenciar formatos das imagens ou vídeos e medir os resultados.

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Com todas essas opções para aumentar o alcance da sua marca, que tal investir na que melhor se encaixa com seu público-alvo? Se tiver alguma dúvida sobre como vender os produtos do seu e-commerce no Instagram, deixe um comentário!

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