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5 passos para estimular o marketing boca a boca

Postado por Mandaê

Atualizado em abril 19, 2021 por Mandaê

traditional-advertisingSe tem uma coisa que a gente da Mandaê conhece bem é o poder do marketing boca a boca. Para qualquer startup e empresa iniciante, divulgar sua marca, seu serviço e produto pode ser mais difícil logo no começo. A qualidade acaba se tornando o principal porta-voz do seu negócio, motivando seus consumidores a fazerem aquela propaganda espontânea.

Como empreendedor, você pode estimular esse comportamento dos seus clientes sem parecer invasivo ou oportunista. O site da revista americana Inc. listou cinco passos simples para você ajudar o marketing boca a boca da sua empresa. Confiram:

1) Seja participativo em sua comunidade
Consumidores gostam de empresas que fazem bem e participam de causas sociais, seja contribuindo com organizações de caridade, ONGs ou permitindo que seus funcionários tenham tempo para fazer trabalho voluntário. Aqui, por exemplo, nós realizamos uma Páscoa Solidária, doando ovos de chocolate para crianças do Itaci, Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, em São Paulo. Essa percepção positiva faz com que os clientes se sintam mais inclinados a falar bem da sua marca.

 

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2) Compartilhe notícias boas
Divulgar que sua empresa está crescendo e fazendo sucesso é uma ótima forma de mostrar aos seus clientes que o investimento e confiança deles realmente ajudaram. Isso será um estímulo, uma prova de que eles apostaram em um negócio com potencial de verdade. O marketplace de artesanato Elo7, por exemplo, sempre vive lembrando do crescimento do seu número de inscritos ou do número de participantes nos eventos que realizam. Faz bem lembrar que o negócio está crescendo e trazendo benefícios para seus usuários.

3) Mantenha contato com seus cliente antigos
Mesmo que o seu número de clientes aumente, você nunca deve esquecer aqueles que acreditaram na sua empresa lá no começo. Lembre-se de entrar em contato, mesmo que seja uma ligação ou e-mail os atualizando sobre as novidades da empresa e para saber um pouco sobre como eles estão.

4) Não tenha medo de pedir ajuda
Se você não tem ideia de como criar um diálogo com seus clientes usando ferramentas como centrais de atendimento ou redes sociais, não tenha medo de investir em uma ajuda especializada. Nessas horas não adianta fingir que entende do assunto e se arriscar a prejudicar sua imagem.

5) Faça entrevistas de qualidade
Lembre-se sempre de pesquisar a opinião dos seus clientes depois que eles compraram seu produtos ou utilizaram seus serviços. Mesmo que negativo, esse retorno pode se tornar em algo positivo se você colocar em prática mudanças construtivas.

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